APRENDIZADO ATIVO: MÉTODOS E AÇÕES PARA MELHORAR O DESEMPENHO NO SIAVE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125885 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2253 "inscrito_id" => 9361 "titulo" => "APRENDIZADO ATIVO: MÉTODOS E AÇÕES PARA MELHORAR O DESEMPENHO NO SIAVE" "resumo" => "O Relato de Experiência "Aprendizado Ativo: Métodos e Ações para Melhorar o Desempenho no SIAVE", desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) José Luiz Neto, em Barra de Santa Rosa/PB, tem como objetivo aprimorar o desempenho dos alunos no Sistema de Informação da Atenção à Educação (SIAVE), por meio da implementação de métodos e ações de aprendizado ativo no âmbito da leitura. O projeto busca promover uma cultura de leitura contínua e reflexiva, integrando diferentes áreas do conhecimento para uma aprendizagem mais abrangente e coesa, estimulando a participação ativa dos alunos e promovendo uma educação de alto nível. A metodologia adotada inclui o uso de técnicas de leitura dinâmica, elaboração de resumos, formulação de perguntas e diálogos para tornar os conteúdos mais significativos e fomentar o pensamento crítico. A abordagem interdisciplinar visa fortalecer o aprendizado dos alunos de forma contínua e integrada, aproveitando todas as oportunidades para consolidar os conhecimentos essenciais de Matemática. Este objetivo é alcançado através da colaboração entre os professores, promovendo um ensino mais coeso e interconectado, com vistas a melhorar o engajamento e o desempenho dos estudantes. Nas aulas de Língua Portuguesa, foram aplicadas sequências didáticas e conteúdos estruturados para atingir objetivos específicos de aprendizagem, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos e avançando para conceitos mais complexos. A utilização de recursos tecnológicos, como Mapas Mentais, enriqueceu o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a aplicação de metodologias ativas e dinâmicas nas aulas. Como referencial teórico utilizamos Camargo & Daros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9361_TB2253_30102025080355.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULYANY ESTEPHANY DOS SANTOS SOUTO" "autor_nome_curto" => "JULYANY SOUTO" "autor_email" => "julyanysouto@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125885 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2253 "inscrito_id" => 9361 "titulo" => "APRENDIZADO ATIVO: MÉTODOS E AÇÕES PARA MELHORAR O DESEMPENHO NO SIAVE" "resumo" => "O Relato de Experiência "Aprendizado Ativo: Métodos e Ações para Melhorar o Desempenho no SIAVE", desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) José Luiz Neto, em Barra de Santa Rosa/PB, tem como objetivo aprimorar o desempenho dos alunos no Sistema de Informação da Atenção à Educação (SIAVE), por meio da implementação de métodos e ações de aprendizado ativo no âmbito da leitura. O projeto busca promover uma cultura de leitura contínua e reflexiva, integrando diferentes áreas do conhecimento para uma aprendizagem mais abrangente e coesa, estimulando a participação ativa dos alunos e promovendo uma educação de alto nível. A metodologia adotada inclui o uso de técnicas de leitura dinâmica, elaboração de resumos, formulação de perguntas e diálogos para tornar os conteúdos mais significativos e fomentar o pensamento crítico. A abordagem interdisciplinar visa fortalecer o aprendizado dos alunos de forma contínua e integrada, aproveitando todas as oportunidades para consolidar os conhecimentos essenciais de Matemática. Este objetivo é alcançado através da colaboração entre os professores, promovendo um ensino mais coeso e interconectado, com vistas a melhorar o engajamento e o desempenho dos estudantes. Nas aulas de Língua Portuguesa, foram aplicadas sequências didáticas e conteúdos estruturados para atingir objetivos específicos de aprendizagem, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos e avançando para conceitos mais complexos. A utilização de recursos tecnológicos, como Mapas Mentais, enriqueceu o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a aplicação de metodologias ativas e dinâmicas nas aulas. Como referencial teórico utilizamos Camargo & Daros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9361_TB2253_30102025080355.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULYANY ESTEPHANY DOS SANTOS SOUTO" "autor_nome_curto" => "JULYANY SOUTO" "autor_email" => "julyanysouto@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }