Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR: EXPERIÊNCIAS DE ASTRONOMIA E EXPERIMENTAÇÃO EM ESPAÇOS URBANOS E RURAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A popularização da ciência vai além da divulgação, pois envolve torná-la acessível e participativa, promovendo o diálogo com os movimentos sociais e respeitando as realidades e valores das diferentes comunidades (Germano e Kulesza, 2006). Este artigo tem como objetivo mostrar a importância de eventos dessa natureza em espaços formais e não formais, destacando como essas iniciativas contribuem para o aumento do conhecimento científico da sociedade e promovem uma educação significativa. O trabalho evidencia atividades realizadas em diferentes contextos, como escolas públicas, universidades, parques e comunidades rurais do semiárido potiguar, com foco na promoção do aprendizado científico por meio de experimentos e atividades interativas. Entre as atividades realizadas, destacam-se observações astronômicas com telescópios móveis, onde os participantes, incluindo a comunidade rural, puderam observar astros como a Lua e os anéis de Saturno pela primeira vez. Percebe-se que entrar no planetário móvel do projeto é como viajar para o desconhecido, onde o céu se abre diante dos nossos olhos e cada estrela e planeta se tornam mais próximos, despertando um sentimento de maravilha e curiosidade. Além das atividades de astronomia, foram realizadas oficinas de slime, explicando as reações químicas envolvidas, e experimentos simples de química utilizando materiais de baixo custo e equipamentos produzidos para laboratórios de química com Arduino, proporcionando aos participantes uma experiência prática e didática. As atividades também foram acessíveis ao público PCD, garantindo a inclusão e participação de todos. Esses eventos atraíram grande interesse, especialmente entre as crianças, que participaram ativamente das atividades, fazendo perguntas e despertando curiosidade. O trabalho mostra como a ciência pode ser popularizada em espaços formais e informais, aproximando-a da população e contribuindo para uma construção coletiva de uma cultura científica mais inclusiva, participativa e acessível a diferentes públicos.

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