DESPERTANDO O INTERESSE: GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA LICENCIANDOS EM FÍSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125893 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2272 "inscrito_id" => 5295 "titulo" => "DESPERTANDO O INTERESSE: GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA LICENCIANDOS EM FÍSICA" "resumo" => "Este estudo investigou a integração de ensino, pesquisa e gamificação na disciplina de Estágio de Docência de um curso de Doutorado em Ensino. A abordagem foi aplicada na disciplina de Metodologia do Ensino de Física, no ano de 2023, para licenciandos do 6º semestre de Licenciatura em Física em um Instituto Federal de Educação no nordeste brasileiro. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se em estudos sobre gamificação como metodologia ativa e estratégias de ensino voltadas para o engajamento e a aprendizagem. Os aportes de Werbach e Hunter (2012), Fardo (2013), Moran (2018), Silva (2021), e Vasconcelos et al. (2023) subsidiam a análise da gamificação como um recurso para tornar o ensino mais dinâmico, interativo e personalizado. A pesquisa, exploratória e descritiva, utilizou métodos qualitativos e quantitativos para analisar a percepção dos alunos sobre a gamificação. A coleta de dados incluiu análise bibliográfica e aplicação de um questionário via Google Forms. Os resultados indicaram que a prática adotada facilitou o acompanhamento do progresso individual dos alunos, permitindo uma adaptação mais adequada do ensino. Além disso, os participantes relataram maior engajamento e motivação, destacando a importância da gamificação como estratégia didática para otimizar o ensino de Física. Assim, conclui-se que essa metodologia pode ser uma alternativa promissora para o ensino de licenciandos, promovendo uma experiência de aprendizado inovadora e colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5295_TB2272_29102025230845.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA MARIA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA MARIA" "autor_email" => "cristianaprof123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125893 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2272 "inscrito_id" => 5295 "titulo" => "DESPERTANDO O INTERESSE: GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA LICENCIANDOS EM FÍSICA" "resumo" => "Este estudo investigou a integração de ensino, pesquisa e gamificação na disciplina de Estágio de Docência de um curso de Doutorado em Ensino. A abordagem foi aplicada na disciplina de Metodologia do Ensino de Física, no ano de 2023, para licenciandos do 6º semestre de Licenciatura em Física em um Instituto Federal de Educação no nordeste brasileiro. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se em estudos sobre gamificação como metodologia ativa e estratégias de ensino voltadas para o engajamento e a aprendizagem. Os aportes de Werbach e Hunter (2012), Fardo (2013), Moran (2018), Silva (2021), e Vasconcelos et al. (2023) subsidiam a análise da gamificação como um recurso para tornar o ensino mais dinâmico, interativo e personalizado. A pesquisa, exploratória e descritiva, utilizou métodos qualitativos e quantitativos para analisar a percepção dos alunos sobre a gamificação. A coleta de dados incluiu análise bibliográfica e aplicação de um questionário via Google Forms. Os resultados indicaram que a prática adotada facilitou o acompanhamento do progresso individual dos alunos, permitindo uma adaptação mais adequada do ensino. Além disso, os participantes relataram maior engajamento e motivação, destacando a importância da gamificação como estratégia didática para otimizar o ensino de Física. Assim, conclui-se que essa metodologia pode ser uma alternativa promissora para o ensino de licenciandos, promovendo uma experiência de aprendizado inovadora e colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5295_TB2272_29102025230845.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA MARIA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA MARIA" "autor_email" => "cristianaprof123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }