INVISIBILIDADE E ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA .
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125894 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2279 "inscrito_id" => 7732 "titulo" => "INVISIBILIDADE E ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA ." "resumo" => "A educação de estudantes com deficiência no Brasil enfrenta diversos desafios que impactam sua inclusão e aprendizado. Este artigo está fundamentado em documentos normativos da Educação Básica e da Educação Especial, bem como em dados coletados em escolas e salas de recursos multifuncionais no município de Atalaia/AL, no período de 2022 a 2024. Além disso, dialoga com autores que promovem uma reflexão prática sobre a educação especial inclusiva, destacando esforços para garantir um ensino de qualidade e acessível a todos. O objetivo deste estudo é identificar e apresentar as barreiras que contribuem para a invisibilidade dos estudantes com deficiência no processo de alfabetização, especialmente no desenvolvimento da leitura, escrita e autonomia. A metodologia utilizada analisa o impacto da inclusão escolar em unidades de ensino onde esse processo ainda se encontra distante do ideal. Apesar dos avanços nas políticas públicas e da existência de legislações que garantem os direitos desses estudantes, persistem diversas dificuldades que dificultam a efetivação da inclusão. Entre os principais desafios, destacam-se a formação docente, a disponibilidade de recursos materiais e didáticos, o suporte psicológico e pedagógico, a conscientização da comunidade escolar, além das dificuldades burocráticas na implementação das políticas públicas. O compromisso com a educação e a luta contínua pelo cumprimento das legislações pertinentes são fatores cruciais para promover mudanças significativas na vida dos estudantes com deficiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7732_TB2279_30102025134113.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE MARIA DUARTE MALTA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "lilianemalta8@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125894 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2279 "inscrito_id" => 7732 "titulo" => "INVISIBILIDADE E ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA ." "resumo" => "A educação de estudantes com deficiência no Brasil enfrenta diversos desafios que impactam sua inclusão e aprendizado. Este artigo está fundamentado em documentos normativos da Educação Básica e da Educação Especial, bem como em dados coletados em escolas e salas de recursos multifuncionais no município de Atalaia/AL, no período de 2022 a 2024. Além disso, dialoga com autores que promovem uma reflexão prática sobre a educação especial inclusiva, destacando esforços para garantir um ensino de qualidade e acessível a todos. O objetivo deste estudo é identificar e apresentar as barreiras que contribuem para a invisibilidade dos estudantes com deficiência no processo de alfabetização, especialmente no desenvolvimento da leitura, escrita e autonomia. A metodologia utilizada analisa o impacto da inclusão escolar em unidades de ensino onde esse processo ainda se encontra distante do ideal. Apesar dos avanços nas políticas públicas e da existência de legislações que garantem os direitos desses estudantes, persistem diversas dificuldades que dificultam a efetivação da inclusão. Entre os principais desafios, destacam-se a formação docente, a disponibilidade de recursos materiais e didáticos, o suporte psicológico e pedagógico, a conscientização da comunidade escolar, além das dificuldades burocráticas na implementação das políticas públicas. O compromisso com a educação e a luta contínua pelo cumprimento das legislações pertinentes são fatores cruciais para promover mudanças significativas na vida dos estudantes com deficiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7732_TB2279_30102025134113.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE MARIA DUARTE MALTA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "lilianemalta8@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }