Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE RELAÇÕES DE ÁREA COM O USO DO TANGRAM ADAPTADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125905
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2308
    "inscrito_id" => 9208
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE RELAÇÕES DE ÁREA COM O USO DO TANGRAM ADAPTADO"
    "resumo" => "No presente trabalho, buscamos discorrer sobre o uso de uma adaptação do Tangram para o Ensino-Aprendizagem de Relações de Área no viés da Educação Inclusiva. Esse material, denominado Tangram Adaptado, foi desenvolvido nas aulas do componente curricular Educação Especial do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba Campus - VI, como atividade avaliativa, e posteriormente apresentado na IV Semana de licenciatura em Matemática do CCHE (Selima). A atividade consistia em desenvolver ou adaptar um material, que pudesse ser usado nas aulas de Matemática, pensando em estudantes com baixa visão e cegueira, de forma inclusiva. Para isso, escolhemos adaptar o Tangram, para trabalhar as noções básicas das relações de áreas, pelo viés da Educação Inclusiva. Sendo essa, uma garantia de uma edução igualitaria, sejam ele estudantes com ou sem deficiência, visando a participação de ambos sem discriminação. As medidas do Material Didático desenvolvido, foram baseadas nas peças do Tangram original. Na aplicação da atividade, notamos, juntamente com os demais estudantes da disciplina, a eficiência do material. Logo em seguida, foi apresentado na I Amostra pedagógica da IV Selima, onde estavam presentes muitos professores de escolas públicas e privadas, os mesmos afirmaram que iriam construir um exemplar para a sua escola devido a eficiência do material, e por isso foi reconhecido como um dos melhores trabalhos apresentados. Segundo Sérgio Lorenzato (2006), os Materiais Didáticos, podem exercer diversas funções, baseando-se no objetivo buscado pelo professor, logo, torna-se necessário que o professor se faça algumas perguntas propostas por ele, e ao considerar tais respostas, decidimos criar o Tangram Adaptado, pois ele serve como uma ferramenta para introduzir o tema e promover a redescoberta pelos alunos. Além disso, sua simplicidade e o baixo custo de fabricação tornam sua produção prática e acessível para escolas de educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9208_TB2308_25102025070632.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE SILVA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedro.bezerra@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125905
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2308
    "inscrito_id" => 9208
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE RELAÇÕES DE ÁREA COM O USO DO TANGRAM ADAPTADO"
    "resumo" => "No presente trabalho, buscamos discorrer sobre o uso de uma adaptação do Tangram para o Ensino-Aprendizagem de Relações de Área no viés da Educação Inclusiva. Esse material, denominado Tangram Adaptado, foi desenvolvido nas aulas do componente curricular Educação Especial do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba Campus - VI, como atividade avaliativa, e posteriormente apresentado na IV Semana de licenciatura em Matemática do CCHE (Selima). A atividade consistia em desenvolver ou adaptar um material, que pudesse ser usado nas aulas de Matemática, pensando em estudantes com baixa visão e cegueira, de forma inclusiva. Para isso, escolhemos adaptar o Tangram, para trabalhar as noções básicas das relações de áreas, pelo viés da Educação Inclusiva. Sendo essa, uma garantia de uma edução igualitaria, sejam ele estudantes com ou sem deficiência, visando a participação de ambos sem discriminação. As medidas do Material Didático desenvolvido, foram baseadas nas peças do Tangram original. Na aplicação da atividade, notamos, juntamente com os demais estudantes da disciplina, a eficiência do material. Logo em seguida, foi apresentado na I Amostra pedagógica da IV Selima, onde estavam presentes muitos professores de escolas públicas e privadas, os mesmos afirmaram que iriam construir um exemplar para a sua escola devido a eficiência do material, e por isso foi reconhecido como um dos melhores trabalhos apresentados. Segundo Sérgio Lorenzato (2006), os Materiais Didáticos, podem exercer diversas funções, baseando-se no objetivo buscado pelo professor, logo, torna-se necessário que o professor se faça algumas perguntas propostas por ele, e ao considerar tais respostas, decidimos criar o Tangram Adaptado, pois ele serve como uma ferramenta para introduzir o tema e promover a redescoberta pelos alunos. Além disso, sua simplicidade e o baixo custo de fabricação tornam sua produção prática e acessível para escolas de educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9208_TB2308_25102025070632.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE SILVA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedro.bezerra@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No presente trabalho, buscamos discorrer sobre o uso de uma adaptação do Tangram para o Ensino-Aprendizagem de Relações de Área no viés da Educação Inclusiva. Esse material, denominado Tangram Adaptado, foi desenvolvido nas aulas do componente curricular Educação Especial do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba Campus - VI, como atividade avaliativa, e posteriormente apresentado na IV Semana de licenciatura em Matemática do CCHE (Selima). A atividade consistia em desenvolver ou adaptar um material, que pudesse ser usado nas aulas de Matemática, pensando em estudantes com baixa visão e cegueira, de forma inclusiva. Para isso, escolhemos adaptar o Tangram, para trabalhar as noções básicas das relações de áreas, pelo viés da Educação Inclusiva. Sendo essa, uma garantia de uma edução igualitaria, sejam ele estudantes com ou sem deficiência, visando a participação de ambos sem discriminação. As medidas do Material Didático desenvolvido, foram baseadas nas peças do Tangram original. Na aplicação da atividade, notamos, juntamente com os demais estudantes da disciplina, a eficiência do material. Logo em seguida, foi apresentado na I Amostra pedagógica da IV Selima, onde estavam presentes muitos professores de escolas públicas e privadas, os mesmos afirmaram que iriam construir um exemplar para a sua escola devido a eficiência do material, e por isso foi reconhecido como um dos melhores trabalhos apresentados. Segundo Sérgio Lorenzato (2006), os Materiais Didáticos, podem exercer diversas funções, baseando-se no objetivo buscado pelo professor, logo, torna-se necessário que o professor se faça algumas perguntas propostas por ele, e ao considerar tais respostas, decidimos criar o Tangram Adaptado, pois ele serve como uma ferramenta para introduzir o tema e promover a redescoberta pelos alunos. Além disso, sua simplicidade e o baixo custo de fabricação tornam sua produção prática e acessível para escolas de educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.