Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125907
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2310
    "inscrito_id" => 4671
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Os cursos de graduação em licenciatura desenvolvem ações pedagógicas de entrelaçamento entre teoria-prática, com o intuito de estimular a criatividade e autonomia do futuro professor, para que possa transformar a sua sala de aula em um ambiente propício de aprendizagens. Uma das ações da graduação é a produção de materiais didáticos visando promover um processo de ensino-aprendizagem significativo e prazeroso. Dessa forma, a construção de materiais didáticos possui diversos papéis no processo da formação de licenciados, influenciando diretamente na dinâmica do ensinar e aprender dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo narrar a elaboração de um jogo de tabuleiro como material didático na graduação e desatar contribuições para os futuros professores. Como metodologia, assumimos a pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, para a construção de dados utilizamos relatos de experiência de quatro discentes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os relatos destacam o processo de elaboração de um jogo de tabuleiro sobre bacteriologia, além dos relatos, utilizamos uma entrevista semiestruturada. Com análise qualitativa dos dados, evidenciamos que a experiência favorece competência e habilidades para a formação dos futuros profissionais, destacando o exercício da criatividade e autonomia no trabalho pedagógico. Esse processo criativo possibilita elaborar estratégias para a construção de conhecimentos, tornando o ensino-aprendizado mais significativo e eficaz em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4671_TB2310_10112025220431.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEMILLY DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JHEMILLY"
    "autor_email" => "jhemilly.soares@icb.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125907
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2310
    "inscrito_id" => 4671
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Os cursos de graduação em licenciatura desenvolvem ações pedagógicas de entrelaçamento entre teoria-prática, com o intuito de estimular a criatividade e autonomia do futuro professor, para que possa transformar a sua sala de aula em um ambiente propício de aprendizagens. Uma das ações da graduação é a produção de materiais didáticos visando promover um processo de ensino-aprendizagem significativo e prazeroso. Dessa forma, a construção de materiais didáticos possui diversos papéis no processo da formação de licenciados, influenciando diretamente na dinâmica do ensinar e aprender dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo narrar a elaboração de um jogo de tabuleiro como material didático na graduação e desatar contribuições para os futuros professores. Como metodologia, assumimos a pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, para a construção de dados utilizamos relatos de experiência de quatro discentes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os relatos destacam o processo de elaboração de um jogo de tabuleiro sobre bacteriologia, além dos relatos, utilizamos uma entrevista semiestruturada. Com análise qualitativa dos dados, evidenciamos que a experiência favorece competência e habilidades para a formação dos futuros profissionais, destacando o exercício da criatividade e autonomia no trabalho pedagógico. Esse processo criativo possibilita elaborar estratégias para a construção de conhecimentos, tornando o ensino-aprendizado mais significativo e eficaz em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4671_TB2310_10112025220431.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEMILLY DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JHEMILLY"
    "autor_email" => "jhemilly.soares@icb.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os cursos de graduação em licenciatura desenvolvem ações pedagógicas de entrelaçamento entre teoria-prática, com o intuito de estimular a criatividade e autonomia do futuro professor, para que possa transformar a sua sala de aula em um ambiente propício de aprendizagens. Uma das ações da graduação é a produção de materiais didáticos visando promover um processo de ensino-aprendizagem significativo e prazeroso. Dessa forma, a construção de materiais didáticos possui diversos papéis no processo da formação de licenciados, influenciando diretamente na dinâmica do ensinar e aprender dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo narrar a elaboração de um jogo de tabuleiro como material didático na graduação e desatar contribuições para os futuros professores. Como metodologia, assumimos a pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, para a construção de dados utilizamos relatos de experiência de quatro discentes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os relatos destacam o processo de elaboração de um jogo de tabuleiro sobre bacteriologia, além dos relatos, utilizamos uma entrevista semiestruturada. Com análise qualitativa dos dados, evidenciamos que a experiência favorece competência e habilidades para a formação dos futuros profissionais, destacando o exercício da criatividade e autonomia no trabalho pedagógico. Esse processo criativo possibilita elaborar estratégias para a construção de conhecimentos, tornando o ensino-aprendizado mais significativo e eficaz em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.