Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESCOBRINDO MEU BAIRRO: AS MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO - UM PROJETO EDUCATIVO VOLTADO PARA OS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125912
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2316
    "inscrito_id" => 9072
    "titulo" => "DESCOBRINDO MEU BAIRRO: AS MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO - UM PROJETO EDUCATIVO VOLTADO PARA OS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => ""Descobrindo Meu Bairro" foi um projeto construído com intuito de proporcionar um ensino contextualizado e participativo, incentivando os alunos do 3º ano do ensino fundamental 1 de uma Escola Municipal a compreenderem as transformações do bairro Dois Irmãos e refletirem sobre o impacto das ações humanas na paisagem urbana. A priori, o jogo didático utilizado abordou transformações no bairro por meio da análise de imagens de diferentes épocas, incentivando a percepção das mudanças na paisagem e a reflexão sobre o papel das ações humanas nessas transformações. Visto isso, a metodologia fundamentou-se em uma abordagem lúdica e interativa, promovendo a aprendizagem ativa conforme proposto por Kolb (1984), e na relação entre espaço e cidadania, discutido por Almeida (1991). Neste sentido, os alunos foram organizados em grupos e, a partir das cartas com imagens do passado e do presente, construíram linhas do tempo relacionando os espaços analisados. Na etapa final, desenvolveram propostas para o futuro do bairro, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Os resultados demonstraram grande envolvimento dos estudantes, que, além de reconhecerem mudanças urbanas, projetaram soluções inovadoras para os o bairro. Por conseguinte, a atividade evidenciou a importância do ensino contextualizado para o desenvolvimento da consciência cidadã e geográfica, proporcionando uma experiência acadêmica que permitiu a compreensão da relevância de metodologias participativas no ensino de Geografia, bem como a necessidade de um planejamento didático alinhado à realidade dos estudantes. Diante do exposto, o trabalho reforça a ludicidade como ferramenta essencial para tornar o aprendizado mais significativo e envolvente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9072_TB2316_30102025104829.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINA ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CAROLINA"
    "autor_email" => "mariamariaca81@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125912
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2316
    "inscrito_id" => 9072
    "titulo" => "DESCOBRINDO MEU BAIRRO: AS MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO - UM PROJETO EDUCATIVO VOLTADO PARA OS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => ""Descobrindo Meu Bairro" foi um projeto construído com intuito de proporcionar um ensino contextualizado e participativo, incentivando os alunos do 3º ano do ensino fundamental 1 de uma Escola Municipal a compreenderem as transformações do bairro Dois Irmãos e refletirem sobre o impacto das ações humanas na paisagem urbana. A priori, o jogo didático utilizado abordou transformações no bairro por meio da análise de imagens de diferentes épocas, incentivando a percepção das mudanças na paisagem e a reflexão sobre o papel das ações humanas nessas transformações. Visto isso, a metodologia fundamentou-se em uma abordagem lúdica e interativa, promovendo a aprendizagem ativa conforme proposto por Kolb (1984), e na relação entre espaço e cidadania, discutido por Almeida (1991). Neste sentido, os alunos foram organizados em grupos e, a partir das cartas com imagens do passado e do presente, construíram linhas do tempo relacionando os espaços analisados. Na etapa final, desenvolveram propostas para o futuro do bairro, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Os resultados demonstraram grande envolvimento dos estudantes, que, além de reconhecerem mudanças urbanas, projetaram soluções inovadoras para os o bairro. Por conseguinte, a atividade evidenciou a importância do ensino contextualizado para o desenvolvimento da consciência cidadã e geográfica, proporcionando uma experiência acadêmica que permitiu a compreensão da relevância de metodologias participativas no ensino de Geografia, bem como a necessidade de um planejamento didático alinhado à realidade dos estudantes. Diante do exposto, o trabalho reforça a ludicidade como ferramenta essencial para tornar o aprendizado mais significativo e envolvente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9072_TB2316_30102025104829.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINA ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CAROLINA"
    "autor_email" => "mariamariaca81@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

"Descobrindo Meu Bairro" foi um projeto construído com intuito de proporcionar um ensino contextualizado e participativo, incentivando os alunos do 3º ano do ensino fundamental 1 de uma Escola Municipal a compreenderem as transformações do bairro Dois Irmãos e refletirem sobre o impacto das ações humanas na paisagem urbana. A priori, o jogo didático utilizado abordou transformações no bairro por meio da análise de imagens de diferentes épocas, incentivando a percepção das mudanças na paisagem e a reflexão sobre o papel das ações humanas nessas transformações. Visto isso, a metodologia fundamentou-se em uma abordagem lúdica e interativa, promovendo a aprendizagem ativa conforme proposto por Kolb (1984), e na relação entre espaço e cidadania, discutido por Almeida (1991). Neste sentido, os alunos foram organizados em grupos e, a partir das cartas com imagens do passado e do presente, construíram linhas do tempo relacionando os espaços analisados. Na etapa final, desenvolveram propostas para o futuro do bairro, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Os resultados demonstraram grande envolvimento dos estudantes, que, além de reconhecerem mudanças urbanas, projetaram soluções inovadoras para os o bairro. Por conseguinte, a atividade evidenciou a importância do ensino contextualizado para o desenvolvimento da consciência cidadã e geográfica, proporcionando uma experiência acadêmica que permitiu a compreensão da relevância de metodologias participativas no ensino de Geografia, bem como a necessidade de um planejamento didático alinhado à realidade dos estudantes. Diante do exposto, o trabalho reforça a ludicidade como ferramenta essencial para tornar o aprendizado mais significativo e envolvente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.