DESCOBRINDO MEU BAIRRO: AS MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO - UM PROJETO EDUCATIVO VOLTADO PARA OS ANOS INICIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125912 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2316 "inscrito_id" => 9072 "titulo" => "DESCOBRINDO MEU BAIRRO: AS MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO - UM PROJETO EDUCATIVO VOLTADO PARA OS ANOS INICIAIS" "resumo" => ""Descobrindo Meu Bairro" foi um projeto construído com intuito de proporcionar um ensino contextualizado e participativo, incentivando os alunos do 3º ano do ensino fundamental 1 de uma Escola Municipal a compreenderem as transformações do bairro Dois Irmãos e refletirem sobre o impacto das ações humanas na paisagem urbana. A priori, o jogo didático utilizado abordou transformações no bairro por meio da análise de imagens de diferentes épocas, incentivando a percepção das mudanças na paisagem e a reflexão sobre o papel das ações humanas nessas transformações. Visto isso, a metodologia fundamentou-se em uma abordagem lúdica e interativa, promovendo a aprendizagem ativa conforme proposto por Kolb (1984), e na relação entre espaço e cidadania, discutido por Almeida (1991). Neste sentido, os alunos foram organizados em grupos e, a partir das cartas com imagens do passado e do presente, construíram linhas do tempo relacionando os espaços analisados. Na etapa final, desenvolveram propostas para o futuro do bairro, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Os resultados demonstraram grande envolvimento dos estudantes, que, além de reconhecerem mudanças urbanas, projetaram soluções inovadoras para os o bairro. Por conseguinte, a atividade evidenciou a importância do ensino contextualizado para o desenvolvimento da consciência cidadã e geográfica, proporcionando uma experiência acadêmica que permitiu a compreensão da relevância de metodologias participativas no ensino de Geografia, bem como a necessidade de um planejamento didático alinhado à realidade dos estudantes. Diante do exposto, o trabalho reforça a ludicidade como ferramenta essencial para tornar o aprendizado mais significativo e envolvente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9072_TB2316_30102025104829.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA CAROLINA" "autor_email" => "mariamariaca81@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125912 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2316 "inscrito_id" => 9072 "titulo" => "DESCOBRINDO MEU BAIRRO: AS MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO - UM PROJETO EDUCATIVO VOLTADO PARA OS ANOS INICIAIS" "resumo" => ""Descobrindo Meu Bairro" foi um projeto construído com intuito de proporcionar um ensino contextualizado e participativo, incentivando os alunos do 3º ano do ensino fundamental 1 de uma Escola Municipal a compreenderem as transformações do bairro Dois Irmãos e refletirem sobre o impacto das ações humanas na paisagem urbana. A priori, o jogo didático utilizado abordou transformações no bairro por meio da análise de imagens de diferentes épocas, incentivando a percepção das mudanças na paisagem e a reflexão sobre o papel das ações humanas nessas transformações. Visto isso, a metodologia fundamentou-se em uma abordagem lúdica e interativa, promovendo a aprendizagem ativa conforme proposto por Kolb (1984), e na relação entre espaço e cidadania, discutido por Almeida (1991). Neste sentido, os alunos foram organizados em grupos e, a partir das cartas com imagens do passado e do presente, construíram linhas do tempo relacionando os espaços analisados. Na etapa final, desenvolveram propostas para o futuro do bairro, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Os resultados demonstraram grande envolvimento dos estudantes, que, além de reconhecerem mudanças urbanas, projetaram soluções inovadoras para os o bairro. Por conseguinte, a atividade evidenciou a importância do ensino contextualizado para o desenvolvimento da consciência cidadã e geográfica, proporcionando uma experiência acadêmica que permitiu a compreensão da relevância de metodologias participativas no ensino de Geografia, bem como a necessidade de um planejamento didático alinhado à realidade dos estudantes. Diante do exposto, o trabalho reforça a ludicidade como ferramenta essencial para tornar o aprendizado mais significativo e envolvente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9072_TB2316_30102025104829.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA CAROLINA" "autor_email" => "mariamariaca81@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }