DESBLOQUEANDO A VISÃO: ALTERNATIVAS PARA VENCER A CEGUEIRA BOTÂNICA E APRIMORAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125922 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2329 "inscrito_id" => 9569 "titulo" => "DESBLOQUEANDO A VISÃO: ALTERNATIVAS PARA VENCER A CEGUEIRA BOTÂNICA E APRIMORAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "As ações pedagógicas inovadoras quando integram conhecimento científico e práticas sustentáveis, proporcionam uma aprendizagem que transcende o ambiente escolar, impactando diretamente a comunidade escolar, contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes, críticos e preparados para os desafios do futuro. Este estudo tem como objetivo principal, minimizar a cegueira botânica e aprimorar a alfabetização científica em estudantes do 8º ano do ensino fundamental, da 2ª e 3ª séries do ensino médio em uma escola estadual situada em Queimadas-PB. As estratégias de ensino e aprendizagem foram pautadas em metodologias ativas, fundamentadas nas habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as tipologias de conteúdo, promovendo o protagonismo estudantil e a discussão científica em todas as etapas do projeto. Dentre as ações desenvolvidas destaca-se a produção de sucos detox e lambedores a partir do resgate de saberes populares compartilhados pelos avós dos estudantes. Além disso, foi realizada a confecção de bijuterias com sementes de angiospermas e aplicação de aulas práticas na 2° série do Ensino Médio. Na 3° série, ao longo do ano letivo realizou-se reflexões, discussões e aplicação do método científico através da produção de mudas de acerola, bem como na experimentação de manejo, plantio e testes de bioextrato na horta escolar. Os resultados obtidos evidenciaram impactos positivos, alcançando os objetivos propostos inicialmente. O aprimoramento da alfabetização científica dos discentes, o desenvolvimento de habilidades sócioemocionais, e a motivação dos estudantes nos componentes Ciências da Natureza e Biologia, possivelmente instigará professores a reaplicarem as ações, uma vez que a tríade, cegueira botânica, alfabetização científica e Reino Plantae, ainda é um desafio para estes profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9569_TB2329_29102025141820.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luana.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125922 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2329 "inscrito_id" => 9569 "titulo" => "DESBLOQUEANDO A VISÃO: ALTERNATIVAS PARA VENCER A CEGUEIRA BOTÂNICA E APRIMORAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "As ações pedagógicas inovadoras quando integram conhecimento científico e práticas sustentáveis, proporcionam uma aprendizagem que transcende o ambiente escolar, impactando diretamente a comunidade escolar, contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes, críticos e preparados para os desafios do futuro. Este estudo tem como objetivo principal, minimizar a cegueira botânica e aprimorar a alfabetização científica em estudantes do 8º ano do ensino fundamental, da 2ª e 3ª séries do ensino médio em uma escola estadual situada em Queimadas-PB. As estratégias de ensino e aprendizagem foram pautadas em metodologias ativas, fundamentadas nas habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as tipologias de conteúdo, promovendo o protagonismo estudantil e a discussão científica em todas as etapas do projeto. Dentre as ações desenvolvidas destaca-se a produção de sucos detox e lambedores a partir do resgate de saberes populares compartilhados pelos avós dos estudantes. Além disso, foi realizada a confecção de bijuterias com sementes de angiospermas e aplicação de aulas práticas na 2° série do Ensino Médio. Na 3° série, ao longo do ano letivo realizou-se reflexões, discussões e aplicação do método científico através da produção de mudas de acerola, bem como na experimentação de manejo, plantio e testes de bioextrato na horta escolar. Os resultados obtidos evidenciaram impactos positivos, alcançando os objetivos propostos inicialmente. O aprimoramento da alfabetização científica dos discentes, o desenvolvimento de habilidades sócioemocionais, e a motivação dos estudantes nos componentes Ciências da Natureza e Biologia, possivelmente instigará professores a reaplicarem as ações, uma vez que a tríade, cegueira botânica, alfabetização científica e Reino Plantae, ainda é um desafio para estes profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9569_TB2329_29102025141820.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luana.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }