Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESBLOQUEANDO A VISÃO: ALTERNATIVAS PARA VENCER A CEGUEIRA BOTÂNICA E APRIMORAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As ações pedagógicas inovadoras quando integram conhecimento científico e práticas sustentáveis, proporcionam uma aprendizagem que transcende o ambiente escolar, impactando diretamente a comunidade escolar, contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes, críticos e preparados para os desafios do futuro. Este estudo tem como objetivo principal, minimizar a cegueira botânica e aprimorar a alfabetização científica em estudantes do 8º ano do ensino fundamental, da 2ª e 3ª séries do ensino médio em uma escola estadual situada em Queimadas-PB. As estratégias de ensino e aprendizagem foram pautadas em metodologias ativas, fundamentadas nas habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as tipologias de conteúdo, promovendo o protagonismo estudantil e a discussão científica em todas as etapas do projeto. Dentre as ações desenvolvidas destaca-se a produção de sucos detox e lambedores a partir do resgate de saberes populares compartilhados pelos avós dos estudantes. Além disso, foi realizada a confecção de bijuterias com sementes de angiospermas e aplicação de aulas práticas na 2° série do Ensino Médio. Na 3° série, ao longo do ano letivo realizou-se reflexões, discussões e aplicação do método científico através da produção de mudas de acerola, bem como na experimentação de manejo, plantio e testes de bioextrato na horta escolar. Os resultados obtidos evidenciaram impactos positivos, alcançando os objetivos propostos inicialmente. O aprimoramento da alfabetização científica dos discentes, o desenvolvimento de habilidades sócioemocionais, e a motivação dos estudantes nos componentes Ciências da Natureza e Biologia, possivelmente instigará professores a reaplicarem as ações, uma vez que a tríade, cegueira botânica, alfabetização científica e Reino Plantae, ainda é um desafio para estes profissionais da educação.

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