EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA MODALIDADE INDÍGENA NO ESTADO DO MARANHÃO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125925 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2333 "inscrito_id" => 9346 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA MODALIDADE INDÍGENA NO ESTADO DO MARANHÃO." "resumo" => "A escola indígena representa um direito fundamental que necessita ser garantido por meio de uma política pública renovada. Essa política deve ser formulada com sensibilidade e respeito ao patrimônio linguístico, cultural e intelectual dos povos indígenas. Para que a educação escolar indígena se torne uma realidade efetiva, é imprescindível a participação ativa dos próprios indígenas, por meio de suas comunidades educativas, no processo de construção e implementação de um modelo educacional. Este trabalho apresenta o processo de implantação da primeira escola indígena de tempo integral no Estado do Maranhão na comunidade indígena El Betel no município de Jenipapo dos Vieiras, em que se destaca a construção de uma matriz curricular inédita para atender às especificidades da comunidade. A pesquisa combinou revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com oficinas e momentos de escuta na comunidade escolar da Unidade Mais Integral Cacique Adebal, em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que estabelece enfaticamente a diferenciação da escola indígena das demais escolas do sistema pelo respeito à diversidade cultural e à língua materna, e pela interculturalidade. Dessa maneira, o objetivo foi elaborar uma matriz curricular que contemplasse a parte diversificada do currículo, incorporando aspectos regionais, locais e sociais fundamentais para a formação dos educandos indígenas. O resultado desse processo foi a construção de um currículo alinhado aos princípios, valores e necessidades da comunidade, garantindo uma educação em tempo integral que respeita e fortalece a identidade cultural dos estudantes, conforme preconiza o Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9346_TB2333_29102025134628.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA CAROLINE CAMPOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luizaccsr@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125925 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2333 "inscrito_id" => 9346 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA MODALIDADE INDÍGENA NO ESTADO DO MARANHÃO." "resumo" => "A escola indígena representa um direito fundamental que necessita ser garantido por meio de uma política pública renovada. Essa política deve ser formulada com sensibilidade e respeito ao patrimônio linguístico, cultural e intelectual dos povos indígenas. Para que a educação escolar indígena se torne uma realidade efetiva, é imprescindível a participação ativa dos próprios indígenas, por meio de suas comunidades educativas, no processo de construção e implementação de um modelo educacional. Este trabalho apresenta o processo de implantação da primeira escola indígena de tempo integral no Estado do Maranhão na comunidade indígena El Betel no município de Jenipapo dos Vieiras, em que se destaca a construção de uma matriz curricular inédita para atender às especificidades da comunidade. A pesquisa combinou revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com oficinas e momentos de escuta na comunidade escolar da Unidade Mais Integral Cacique Adebal, em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que estabelece enfaticamente a diferenciação da escola indígena das demais escolas do sistema pelo respeito à diversidade cultural e à língua materna, e pela interculturalidade. Dessa maneira, o objetivo foi elaborar uma matriz curricular que contemplasse a parte diversificada do currículo, incorporando aspectos regionais, locais e sociais fundamentais para a formação dos educandos indígenas. O resultado desse processo foi a construção de um currículo alinhado aos princípios, valores e necessidades da comunidade, garantindo uma educação em tempo integral que respeita e fortalece a identidade cultural dos estudantes, conforme preconiza o Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9346_TB2333_29102025134628.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA CAROLINE CAMPOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luizaccsr@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }