Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESAFIOS DA BNC-FORMAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O texto em questão é fruto do projeto de pesquisa pibic, As práticas de estágios supervisionados em gestão escolar no curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus III da UEPB: saberes constitutivos para a formação docente, fnanciado pela Fapesq, na qual foram estudadas as resoluções que regem os cursos de licenciaturas, mediante discussões em torno das reformas Políticas Educacionais desses últimos anos, com o interesse da ordem dominante, no sentido que vem sendo impulsionada as determinações do mundo global, ampliando o debate em âmbito nacional e local, que reflete na formação docente dentro das universidades públicas do país, no que envolve as limitações impostas pela BNC-Formação, gerando impactos na base teórica/prática, em cumprimento da política de normatização da Educação Básica, limitando os cursos de licenciaturas, sobretudo a Pedagogia, a atender ao alinhamento curricular da BNCC para a escolarização básica. Com base nestas perspectivas, o objetivo trata-se, de fazer uma análise configurativa sobre o documento atual da BNC-Formação, através da Resolução CNE\CP N2, de Dezembro de 2019, bem como apontar os desafios que os profissionais vem enfrentando para lidar com campo desta regulamentação. Como percurso metodológico, o texto trata-se de uma análise discursiva acerca dos princípios e concepções que regem o documento oficial, bem como as inúmeras discusssões que travam o processo de revogação desta resolução. Como base teórica, os estudos de Dourado (2013); Libâneo, Santos, Marques (2023); Zucchini, Alves, Nucci (2023); Souza, Asnis e Silva (2024); Gollo e Campos (2021) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Educadores da Educação Básica (BNC- Formação). Desse modo, os resultados deste estudo tem como foco a análise das leituras feitas acerca desta temática, compreendendo os desafios da formação de professores quanto aos indicativos da resolução BNC-FORMAÇÃO, torna-se, pois um campo de buscas e de encontros com a realidade referenciada.

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