A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVENDO PESQUISADORES MIRINS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125936 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2357 "inscrito_id" => 2384 "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVENDO PESQUISADORES MIRINS" "resumo" => "A iniciação científica no ensino fundamental desempenha um papel essencial no desenvolvimento do pensamento crítico, na autonomia dos estudantes e na construção do conhecimento. No contexto da disciplina de Iniciência, integrada ao programa Mais Integral, alunos do 8º e 9º ano foram desafiados a produzir artigos científicos, vivenciando todas as etapas do processo de pesquisa, desde a formulação de perguntas investigativas até a redação final e formatação dos textos acadêmicos. Esse processo permitiu aos estudantes a aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. A base teórica adotada baseia-se nos estudos de Demo (2000), que destaca a pesquisa como ferramenta fundamental para a construção do conhecimento, e Freire (1987), que enfatiza a importância da autonomia no aprendizado e na formação de sujeitos críticos. A metodologia utilizada combinou oficinas teóricas e práticas, nas quais os alunos foram orientados na escolha de temas, na revisão bibliográfica, na coleta e análise de dados e na estruturação dos artigos conforme normas acadêmicas.Os resultados evidenciaram avanços significativos nas habilidades de escrita, argumentação e leitura crítica, além de um maior engajamento nas atividades escolares. Como culminância do trabalho, os artigos produzidos serão publicados na revista científica do Mais Integral,consolidando a importância da iniciação científica na educação básica. A experiência demonstrou que projetos dessa natureza incentivam a cultura investigativa e contribuem para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes, preparando-os para desafios futuros no meio acadêmico e profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2384_TB2357_24102025141427.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL BASTOS TARGINO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL BASTOS" "autor_email" => "rafaelmaisintegral@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS DO NORTE DO PARANÁ (FATECIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125936 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2357 "inscrito_id" => 2384 "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVENDO PESQUISADORES MIRINS" "resumo" => "A iniciação científica no ensino fundamental desempenha um papel essencial no desenvolvimento do pensamento crítico, na autonomia dos estudantes e na construção do conhecimento. No contexto da disciplina de Iniciência, integrada ao programa Mais Integral, alunos do 8º e 9º ano foram desafiados a produzir artigos científicos, vivenciando todas as etapas do processo de pesquisa, desde a formulação de perguntas investigativas até a redação final e formatação dos textos acadêmicos. Esse processo permitiu aos estudantes a aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. A base teórica adotada baseia-se nos estudos de Demo (2000), que destaca a pesquisa como ferramenta fundamental para a construção do conhecimento, e Freire (1987), que enfatiza a importância da autonomia no aprendizado e na formação de sujeitos críticos. A metodologia utilizada combinou oficinas teóricas e práticas, nas quais os alunos foram orientados na escolha de temas, na revisão bibliográfica, na coleta e análise de dados e na estruturação dos artigos conforme normas acadêmicas.Os resultados evidenciaram avanços significativos nas habilidades de escrita, argumentação e leitura crítica, além de um maior engajamento nas atividades escolares. Como culminância do trabalho, os artigos produzidos serão publicados na revista científica do Mais Integral,consolidando a importância da iniciação científica na educação básica. A experiência demonstrou que projetos dessa natureza incentivam a cultura investigativa e contribuem para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes, preparando-os para desafios futuros no meio acadêmico e profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2384_TB2357_24102025141427.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL BASTOS TARGINO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL BASTOS" "autor_email" => "rafaelmaisintegral@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS DO NORTE DO PARANÁ (FATECIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }