ENTRE SINAIS E APRENDIZADOS: A JORNADA DE ESTUDANTES QUE SE TORNARAM MONITORAS DE LIBRAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125938 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2360 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "ENTRE SINAIS E APRENDIZADOS: A JORNADA DE ESTUDANTES QUE SE TORNARAM MONITORAS DE LIBRAS" "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência de um grupo de estudantes de graduação que cursaram a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, posteriormente, atuaram como monitoras, auxiliando na comunicação entre o professor e a turma. O estudo busca compreender os desafios e aprendizados desse processo, enfatizando a importância da Libras para a inclusão e a formação acadêmica dos envolvidos. O embasamento teórico são os estudos que abordam a inclusão e o contexto do surdo, como Mantoan (1997), Quadros (2006), Figueira (2011), e Freire (1996), que discute os saberes necessários à prática educativa e para a formação docente. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência, baseado na observação participante e em depoimentos das monitoras sobre suas vivências no ensino e mediação da Libras. Os resultados evidenciam que a monitoria proporcionou uma ampliação do conhecimento teórico e prático sobre a língua, além de aprofundar a compreensão sobre as barreiras comunicacionais enfrentadas pela comunidade surda. Além disso, a experiência contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal das monitoras, destacando a necessidade de maior incentivo à formação de estudantes para atuar com a Libras e promover uma educação mais acessível. Assim, conclui-se que a monitoria não só se configura como um espaço valioso de aprendizado, mas também como uma oportunidade para a valorização e disseminação da Libras no contexto acadêmico, convidando-nos a refletir sobre a importância de promover a inclusão e o respeito à diversidade linguística dentro do ambiente universitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID349_TB2360_28102025172834.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CATARINA SANTOS" "autor_email" => "catarina.santoss@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125938 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2360 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "ENTRE SINAIS E APRENDIZADOS: A JORNADA DE ESTUDANTES QUE SE TORNARAM MONITORAS DE LIBRAS" "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência de um grupo de estudantes de graduação que cursaram a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, posteriormente, atuaram como monitoras, auxiliando na comunicação entre o professor e a turma. O estudo busca compreender os desafios e aprendizados desse processo, enfatizando a importância da Libras para a inclusão e a formação acadêmica dos envolvidos. O embasamento teórico são os estudos que abordam a inclusão e o contexto do surdo, como Mantoan (1997), Quadros (2006), Figueira (2011), e Freire (1996), que discute os saberes necessários à prática educativa e para a formação docente. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência, baseado na observação participante e em depoimentos das monitoras sobre suas vivências no ensino e mediação da Libras. Os resultados evidenciam que a monitoria proporcionou uma ampliação do conhecimento teórico e prático sobre a língua, além de aprofundar a compreensão sobre as barreiras comunicacionais enfrentadas pela comunidade surda. Além disso, a experiência contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal das monitoras, destacando a necessidade de maior incentivo à formação de estudantes para atuar com a Libras e promover uma educação mais acessível. Assim, conclui-se que a monitoria não só se configura como um espaço valioso de aprendizado, mas também como uma oportunidade para a valorização e disseminação da Libras no contexto acadêmico, convidando-nos a refletir sobre a importância de promover a inclusão e o respeito à diversidade linguística dentro do ambiente universitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID349_TB2360_28102025172834.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CATARINA SANTOS" "autor_email" => "catarina.santoss@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }