Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE SINAIS E APRENDIZADOS: A JORNADA DE ESTUDANTES QUE SE TORNARAM MONITORAS DE LIBRAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de um grupo de estudantes de graduação que cursaram a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, posteriormente, atuaram como monitoras, auxiliando na comunicação entre o professor e a turma. O estudo busca compreender os desafios e aprendizados desse processo, enfatizando a importância da Libras para a inclusão e a formação acadêmica dos envolvidos. O embasamento teórico são os estudos que abordam a inclusão e o contexto do surdo, como Mantoan (1997), Quadros (2006), Figueira (2011), e Freire (1996), que discute os saberes necessários à prática educativa e para a formação docente. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência, baseado na observação participante e em depoimentos das monitoras sobre suas vivências no ensino e mediação da Libras. Os resultados evidenciam que a monitoria proporcionou uma ampliação do conhecimento teórico e prático sobre a língua, além de aprofundar a compreensão sobre as barreiras comunicacionais enfrentadas pela comunidade surda. Além disso, a experiência contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal das monitoras, destacando a necessidade de maior incentivo à formação de estudantes para atuar com a Libras e promover uma educação mais acessível. Assim, conclui-se que a monitoria não só se configura como um espaço valioso de aprendizado, mas também como uma oportunidade para a valorização e disseminação da Libras no contexto acadêmico, convidando-nos a refletir sobre a importância de promover a inclusão e o respeito à diversidade linguística dentro do ambiente universitário.

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