DESIGUALDADE ESTRUTURAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS DE PERNAMBUCO
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A análise foi realizada por meio de observações diretas durante estágios em todas as instituições, registrando a estrutura física, a disponibilidade de materiais e as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores. Na escola particular, os alunos têm acesso a laboratórios bem equipados, com peças anatômicas, microscópios, vidrarias, reagentes para experimentos químicos, computadores, Chromebooks, quadros digitais e internet. A escola também oferece um laboratório de astronomia, com telescópios, e aulas de robótica, proporcionando uma experiência prática e interativa. Em contrapartida, na escola pública municipal, não há laboratórios estruturados, os alunos não têm acesso a computadores ou internet, e as salas de aula não são climatizadas. Os materiais de ensino são improvisados, com papelão, garrafas PET e outros recicláveis, frequentemente fornecidos pelos professores ou arrecadados entre os alunos, que enfrentam dificuldades financeiras. 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