GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125943 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2369 "inscrito_id" => 8232 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS" "resumo" => "Este artigo analisou a gestão escolar democrática no contexto da pandemia da Covid-19, com ênfase no uso de tecnologias móveis como ferramenta para garantir a continuidade do processo educativo. A pesquisa, de caráter exploratório e bibliográfico, adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com gestores, professores e membros da comunidade escolar de duas instituições públicas do Estado do Maranhão. O referencial teórico-metodológico incluiu autores como José Carlos Libâneo, que discute a gestão democrática e a organização do trabalho pedagógico, e Paulo Freire, com sua concepção de educação dialógica e emancipadora. Além disso, foram utilizados Lück (2007, 2009), que aborda a gestão participativa, Silva (2021), que discute a integração das tecnologias na educação, Cordeiro (2020), com reflexões sobre o ensino remoto, e Minayo (1994), referência em pesquisa qualitativa. Os resultados demonstraram que os gestores escolares desempenharam um papel fundamental na mediação do uso de tecnologias móveis, como celulares e notebooks, para viabilizar atividades pedagógicas remotas. Eles promoveram a interação com a comunidade escolar por meio de plataformas digitais, como Google Classroom e WhatsApp, e incentivaram a formação de professores para o uso dessas ferramentas. Além disso, adotaram práticas democráticas, como a escuta ativa e a construção coletiva de soluções, alinhadas aos princípios de Libâneo e Freire, para enfrentar os desafios impostos pelo contexto pandêmico. Concluiu-se que a gestão democrática e o uso de tecnologias móveis foram essenciais para manter o vínculo entre escola, alunos e famílias, além de garantir a execução das propostas educacionais de forma colaborativa e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8232_TB2369_30102025192220.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYELSON FERREIRA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LYELSON" "autor_email" => "oliveira.lyelson@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125943 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2369 "inscrito_id" => 8232 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS" "resumo" => "Este artigo analisou a gestão escolar democrática no contexto da pandemia da Covid-19, com ênfase no uso de tecnologias móveis como ferramenta para garantir a continuidade do processo educativo. A pesquisa, de caráter exploratório e bibliográfico, adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com gestores, professores e membros da comunidade escolar de duas instituições públicas do Estado do Maranhão. O referencial teórico-metodológico incluiu autores como José Carlos Libâneo, que discute a gestão democrática e a organização do trabalho pedagógico, e Paulo Freire, com sua concepção de educação dialógica e emancipadora. Além disso, foram utilizados Lück (2007, 2009), que aborda a gestão participativa, Silva (2021), que discute a integração das tecnologias na educação, Cordeiro (2020), com reflexões sobre o ensino remoto, e Minayo (1994), referência em pesquisa qualitativa. Os resultados demonstraram que os gestores escolares desempenharam um papel fundamental na mediação do uso de tecnologias móveis, como celulares e notebooks, para viabilizar atividades pedagógicas remotas. Eles promoveram a interação com a comunidade escolar por meio de plataformas digitais, como Google Classroom e WhatsApp, e incentivaram a formação de professores para o uso dessas ferramentas. Além disso, adotaram práticas democráticas, como a escuta ativa e a construção coletiva de soluções, alinhadas aos princípios de Libâneo e Freire, para enfrentar os desafios impostos pelo contexto pandêmico. Concluiu-se que a gestão democrática e o uso de tecnologias móveis foram essenciais para manter o vínculo entre escola, alunos e famílias, além de garantir a execução das propostas educacionais de forma colaborativa e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8232_TB2369_30102025192220.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYELSON FERREIRA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LYELSON" "autor_email" => "oliveira.lyelson@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }