VIOLÊNCIAS RACIAIS NA ESCOLA: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DA PAZ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125944 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2370 "inscrito_id" => 8466 "titulo" => "VIOLÊNCIAS RACIAIS NA ESCOLA: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DA PAZ" "resumo" => "Este artigo propõe uma análise de como a educação decolonial e a promoção da cultura da paz podem contribuir para a superação da violência racial no contexto escolar. A partir de uma revisão bibliográfica abrangente, o artigo discute as diferentes formas de manifestação da violência racial na escola, as contribuições da perspectiva decolonial para a educação e as possibilidades de se promover a convivência ética e a construção de uma cultura da paz no ambiente escolar. A pesquisa não apenas lança luz sobre a necessidade urgente de uma transformação nas relações pedagógicas e na construção de um ambiente escolar mais justo, equitativo e antirracista, como também mostra a importância de uma formação inicial e continuada de qualidade para os docentes, bem como um investimento consistente em políticas públicas que promovam a igualdade racial e combatam o racismo estrutural. Além disso, o artigo destaca a necessidade de ações que envolvam toda a comunidade escolar na construção de um ambiente mais acolhedor e livre de preconceitos. Ao final, o artigo apresenta algumas sugestões de práticas pedagógicas e iniciativas que podem ser implementadas para promover a educação decolonial e a cultura de paz nas escolas, visando a superação da violência racial, a valorização e o empoderamento de todos que a este espaço pertencem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8466_TB2370_15102025175501.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA LOPES LASO TABOADA" "autor_nome_curto" => "ELISA" "autor_email" => "elisa.taboada@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125944 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2370 "inscrito_id" => 8466 "titulo" => "VIOLÊNCIAS RACIAIS NA ESCOLA: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DA PAZ" "resumo" => "Este artigo propõe uma análise de como a educação decolonial e a promoção da cultura da paz podem contribuir para a superação da violência racial no contexto escolar. A partir de uma revisão bibliográfica abrangente, o artigo discute as diferentes formas de manifestação da violência racial na escola, as contribuições da perspectiva decolonial para a educação e as possibilidades de se promover a convivência ética e a construção de uma cultura da paz no ambiente escolar. A pesquisa não apenas lança luz sobre a necessidade urgente de uma transformação nas relações pedagógicas e na construção de um ambiente escolar mais justo, equitativo e antirracista, como também mostra a importância de uma formação inicial e continuada de qualidade para os docentes, bem como um investimento consistente em políticas públicas que promovam a igualdade racial e combatam o racismo estrutural. Além disso, o artigo destaca a necessidade de ações que envolvam toda a comunidade escolar na construção de um ambiente mais acolhedor e livre de preconceitos. Ao final, o artigo apresenta algumas sugestões de práticas pedagógicas e iniciativas que podem ser implementadas para promover a educação decolonial e a cultura de paz nas escolas, visando a superação da violência racial, a valorização e o empoderamento de todos que a este espaço pertencem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8466_TB2370_15102025175501.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA LOPES LASO TABOADA" "autor_nome_curto" => "ELISA" "autor_email" => "elisa.taboada@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }