A FORMAÇÃO LEITORA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125949 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2393 "inscrito_id" => 9892 "titulo" => "A FORMAÇÃO LEITORA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Em virtude da Lei 11.645/2008, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação básica, surgiu a necessidade de fazer valer as determinações desta normativa legal. Corroborando com esta lei e avançando no sentido do desenvolvimento de ações de combate ao racismo na escola, este trabalho visa apresentar a utilização da formação leitora como estratégia para a promoção de uma educação antirracista a partir da leitura e discussão em sala de aula de obras literárias que tragam como pano de fundo de suas narrativas contextos que dão visibilidade a personagens marginalizados e enredos que viabilizam discussões que trazem à tona vivências e experiências marcadas pela exclusão. A sala de aula torna-se, portanto, um espaço de promoção do gosto pela leitura de obras literárias, além de ser um lugar onde reflexões críticas de realidades distintas marcadas pelo viés da exclusão racial que tanto marcou a história do Brasil sejam desenvolvidas. Assim, trazemos a leitura antirracista com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o racismo, suas manifestações e os impactos provocados pela sua prática ao longo do tempo, a fim de promover a conscientização e a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Vale ressaltar que esta proposta não se limita à leitura de livros especificamente sobre racismo, alcançando obras que desafiam e problematizam as estruturas de poder, as narrativas dominantes e a desigualdade racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9892_TB2393_29102025103421.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE DANTAS MARTINS" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daiane.martins@enova.educacao.ba.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125949 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2393 "inscrito_id" => 9892 "titulo" => "A FORMAÇÃO LEITORA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Em virtude da Lei 11.645/2008, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação básica, surgiu a necessidade de fazer valer as determinações desta normativa legal. Corroborando com esta lei e avançando no sentido do desenvolvimento de ações de combate ao racismo na escola, este trabalho visa apresentar a utilização da formação leitora como estratégia para a promoção de uma educação antirracista a partir da leitura e discussão em sala de aula de obras literárias que tragam como pano de fundo de suas narrativas contextos que dão visibilidade a personagens marginalizados e enredos que viabilizam discussões que trazem à tona vivências e experiências marcadas pela exclusão. A sala de aula torna-se, portanto, um espaço de promoção do gosto pela leitura de obras literárias, além de ser um lugar onde reflexões críticas de realidades distintas marcadas pelo viés da exclusão racial que tanto marcou a história do Brasil sejam desenvolvidas. Assim, trazemos a leitura antirracista com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o racismo, suas manifestações e os impactos provocados pela sua prática ao longo do tempo, a fim de promover a conscientização e a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Vale ressaltar que esta proposta não se limita à leitura de livros especificamente sobre racismo, alcançando obras que desafiam e problematizam as estruturas de poder, as narrativas dominantes e a desigualdade racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9892_TB2393_29102025103421.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE DANTAS MARTINS" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daiane.martins@enova.educacao.ba.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }