FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM PALEONTOLOGIA: ESTRATÉGIAS PARA A REDE BÁSICA DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125950 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2396 "inscrito_id" => 7557 "titulo" => "FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM PALEONTOLOGIA: ESTRATÉGIAS PARA A REDE BÁSICA\u{A0}DE\u{A0}ENSINO" "resumo" => "A paleontologia, ciência que estuda os fósseis, é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em diversos eixos temáticos do ensino básico no Brasil. Apesar do tema despertar curiosidade, sua abordagem em sala de aula pode ser desafiadora, pois as práticas pedagógicas atuais demandam metodologias que tornem o aprendizado significativo. Assim, atividades dinâmicas, com elementos lúdicos e investigativos, são fundamentais para a consolidação de conceitos, além de tornar a construção do conhecimento mais prazerosa. Dada a intensa rotina dos professores da rede básica de ensino, o tempo torna-se um recurso valioso, muitas vezes limitando a elaboração de atividades sobre os diferentes temas da grade curricular. Nesse contexto, o Laboratório de Paleontologia (PALEOLAB), em parceria com a Coordenação de Educação em Ciências, Tecnologia e Inovação Extensionista da Universidade Federal de Pernambuco (CECINE-UFPE), propôs um curso de capacitação para educadores e futuros educadores, visando apresentar estratégias de ensino da paleontologia. Este trabalho descreve a experiência do curso “Paleontologia para Educadores: Explorando o Mundo dos Fósseis”, com carga horária de 40 horas. O curso é composto por aulas teóricas que abordam temas como os fósseis de Pernambuco, eras geológicas e evolução dos seres vivos. Além disso, os participantes realizarão uma visita à exposição “Fósseis de Pernambuco”, localizado no departamento de Geologia. Também será disponibilizado um kit contendo materiais para a execução de atividades práticas, incluindo a elaboração de réplicas de fósseis. Ao final da capacitação, espera-se que os professores adquiram um repertório teórico e prático, estando aptos a implementar atividades didáticas que tornem o ensino da paleontologia mais atrativo. A realização de eventos dessa natureza ressalta a importância da extensão universitária para a formação docente, além de incentivar novas abordagens pedagógicas para o ensino da paleontologia. [PROEXT-UFPE 05/2024]" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7557_TB2396_30102025091318.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISMAEL GALDINO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ISMAEL GALDINO" "autor_email" => "ismael.galdino@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125950 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2396 "inscrito_id" => 7557 "titulo" => "FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM PALEONTOLOGIA: ESTRATÉGIAS PARA A REDE BÁSICA\u{A0}DE\u{A0}ENSINO" "resumo" => "A paleontologia, ciência que estuda os fósseis, é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em diversos eixos temáticos do ensino básico no Brasil. Apesar do tema despertar curiosidade, sua abordagem em sala de aula pode ser desafiadora, pois as práticas pedagógicas atuais demandam metodologias que tornem o aprendizado significativo. Assim, atividades dinâmicas, com elementos lúdicos e investigativos, são fundamentais para a consolidação de conceitos, além de tornar a construção do conhecimento mais prazerosa. Dada a intensa rotina dos professores da rede básica de ensino, o tempo torna-se um recurso valioso, muitas vezes limitando a elaboração de atividades sobre os diferentes temas da grade curricular. Nesse contexto, o Laboratório de Paleontologia (PALEOLAB), em parceria com a Coordenação de Educação em Ciências, Tecnologia e Inovação Extensionista da Universidade Federal de Pernambuco (CECINE-UFPE), propôs um curso de capacitação para educadores e futuros educadores, visando apresentar estratégias de ensino da paleontologia. Este trabalho descreve a experiência do curso “Paleontologia para Educadores: Explorando o Mundo dos Fósseis”, com carga horária de 40 horas. O curso é composto por aulas teóricas que abordam temas como os fósseis de Pernambuco, eras geológicas e evolução dos seres vivos. Além disso, os participantes realizarão uma visita à exposição “Fósseis de Pernambuco”, localizado no departamento de Geologia. Também será disponibilizado um kit contendo materiais para a execução de atividades práticas, incluindo a elaboração de réplicas de fósseis. Ao final da capacitação, espera-se que os professores adquiram um repertório teórico e prático, estando aptos a implementar atividades didáticas que tornem o ensino da paleontologia mais atrativo. A realização de eventos dessa natureza ressalta a importância da extensão universitária para a formação docente, além de incentivar novas abordagens pedagógicas para o ensino da paleontologia. [PROEXT-UFPE 05/2024]" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7557_TB2396_30102025091318.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISMAEL GALDINO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ISMAEL GALDINO" "autor_email" => "ismael.galdino@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }