RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125957 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2406 "inscrito_id" => 3649 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este resumo trata-se dos resultados de um trabalho interdisciplinar que culminou na elaboração de um e-book intitulado “Ressignificando as práticas pedagógicas por meio do Desenho Universal para a Aprendizagem,” produzido a partir dos estudos das disciplinas Didática I e o Desenho Universal para a Aprendizagem e Ensino e Consultoria Colaborativa do curso em Segunda Graduação em Educação Especial e Inclusiva pelo Programa Parfor Equidade na UNESPAR/Apucarana no ano de 2024. A turma era composta por professores que atuam na educação básica. O e-book contém textos que tratam sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o planejamento e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. Para contextualizar a teoria e possibilitar maior relação com a prática foi proposto aos professores discentes a elaboração de planos de aula pautados nos Princípios do DUA. Estes planos integram o e-book. O objetivo do trabalho foi explorar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para ressignificar as práticas pedagógicas inclusivas na educação básica. Entre os autores que fundamentam o trabalho estão Heredero (2022); Prais (2017) e Cast (2024) que tratam sobre o DUA, além de Mendes e Silva (2014) e Santos (2018) que tratam sobre adequação curricular, entre outros autores. A pesquisa colaborativa (Ibipiana; Ferreira, 2005) foi adotada como metodologia, uma vez que os professores cursistas contribuíram para a elaboração dos planos de aula com base nos estudos das disciplinas e em suas práticas em sala de aula. O e-book encontra-se fase final de elaboração e será disponibilizado digitalmente para livre acesso. Como resultado espera-se que o material possa contribuir para a prática pedagógica inclusiva dos professores que buscam atender às especificidades de aprendizagem e contribuir na efetivação do processo neste processo de forma diferenciada, rompendo barreiras para que os estudantes potencializem seus conhecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3649_TB2406_30102025235825.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEITON DIAS DE PAULA" "autor_nome_curto" => "CLEITON" "autor_email" => "cleitondipaula@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125957 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2406 "inscrito_id" => 3649 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este resumo trata-se dos resultados de um trabalho interdisciplinar que culminou na elaboração de um e-book intitulado “Ressignificando as práticas pedagógicas por meio do Desenho Universal para a Aprendizagem,” produzido a partir dos estudos das disciplinas Didática I e o Desenho Universal para a Aprendizagem e Ensino e Consultoria Colaborativa do curso em Segunda Graduação em Educação Especial e Inclusiva pelo Programa Parfor Equidade na UNESPAR/Apucarana no ano de 2024. A turma era composta por professores que atuam na educação básica. O e-book contém textos que tratam sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o planejamento e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. Para contextualizar a teoria e possibilitar maior relação com a prática foi proposto aos professores discentes a elaboração de planos de aula pautados nos Princípios do DUA. Estes planos integram o e-book. O objetivo do trabalho foi explorar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para ressignificar as práticas pedagógicas inclusivas na educação básica. Entre os autores que fundamentam o trabalho estão Heredero (2022); Prais (2017) e Cast (2024) que tratam sobre o DUA, além de Mendes e Silva (2014) e Santos (2018) que tratam sobre adequação curricular, entre outros autores. A pesquisa colaborativa (Ibipiana; Ferreira, 2005) foi adotada como metodologia, uma vez que os professores cursistas contribuíram para a elaboração dos planos de aula com base nos estudos das disciplinas e em suas práticas em sala de aula. O e-book encontra-se fase final de elaboração e será disponibilizado digitalmente para livre acesso. Como resultado espera-se que o material possa contribuir para a prática pedagógica inclusiva dos professores que buscam atender às especificidades de aprendizagem e contribuir na efetivação do processo neste processo de forma diferenciada, rompendo barreiras para que os estudantes potencializem seus conhecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3649_TB2406_30102025235825.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEITON DIAS DE PAULA" "autor_nome_curto" => "CLEITON" "autor_email" => "cleitondipaula@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }