Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125957
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2406
    "inscrito_id" => 3649
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este resumo trata-se dos resultados de um trabalho interdisciplinar que culminou na elaboração de um e-book intitulado “Ressignificando as práticas pedagógicas por meio do Desenho Universal para a Aprendizagem,” produzido a partir dos estudos das disciplinas Didática I e o Desenho Universal para a Aprendizagem e Ensino e Consultoria Colaborativa do curso em Segunda Graduação em Educação Especial e Inclusiva pelo Programa Parfor Equidade na UNESPAR/Apucarana no ano de 2024. A turma era composta por professores que atuam na educação básica. O e-book contém textos que tratam sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o planejamento e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. Para contextualizar a teoria e possibilitar maior relação com a prática foi proposto aos professores discentes a elaboração de planos de aula pautados nos Princípios do DUA. Estes planos integram o e-book. O objetivo do trabalho foi explorar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para ressignificar as práticas pedagógicas inclusivas na educação básica. Entre os autores que fundamentam o trabalho estão Heredero (2022); Prais (2017) e Cast (2024) que tratam sobre o DUA, além de Mendes e Silva (2014) e Santos (2018) que tratam sobre adequação curricular, entre outros autores. A pesquisa colaborativa (Ibipiana; Ferreira, 2005) foi adotada como metodologia, uma vez que os professores cursistas contribuíram para a elaboração dos planos de aula com base nos estudos das disciplinas e em suas práticas em sala de aula. O e-book encontra-se fase final de elaboração e será disponibilizado digitalmente para livre acesso. Como resultado espera-se que o material possa contribuir para a prática pedagógica inclusiva dos professores que buscam atender às especificidades de aprendizagem e contribuir na efetivação do processo neste processo de forma diferenciada, rompendo barreiras para que os estudantes potencializem seus conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3649_TB2406_30102025235825.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEITON DIAS DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "CLEITON"
    "autor_email" => "cleitondipaula@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125957
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2406
    "inscrito_id" => 3649
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este resumo trata-se dos resultados de um trabalho interdisciplinar que culminou na elaboração de um e-book intitulado “Ressignificando as práticas pedagógicas por meio do Desenho Universal para a Aprendizagem,” produzido a partir dos estudos das disciplinas Didática I e o Desenho Universal para a Aprendizagem e Ensino e Consultoria Colaborativa do curso em Segunda Graduação em Educação Especial e Inclusiva pelo Programa Parfor Equidade na UNESPAR/Apucarana no ano de 2024. A turma era composta por professores que atuam na educação básica. O e-book contém textos que tratam sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o planejamento e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. Para contextualizar a teoria e possibilitar maior relação com a prática foi proposto aos professores discentes a elaboração de planos de aula pautados nos Princípios do DUA. Estes planos integram o e-book. O objetivo do trabalho foi explorar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para ressignificar as práticas pedagógicas inclusivas na educação básica. Entre os autores que fundamentam o trabalho estão Heredero (2022); Prais (2017) e Cast (2024) que tratam sobre o DUA, além de Mendes e Silva (2014) e Santos (2018) que tratam sobre adequação curricular, entre outros autores. A pesquisa colaborativa (Ibipiana; Ferreira, 2005) foi adotada como metodologia, uma vez que os professores cursistas contribuíram para a elaboração dos planos de aula com base nos estudos das disciplinas e em suas práticas em sala de aula. O e-book encontra-se fase final de elaboração e será disponibilizado digitalmente para livre acesso. Como resultado espera-se que o material possa contribuir para a prática pedagógica inclusiva dos professores que buscam atender às especificidades de aprendizagem e contribuir na efetivação do processo neste processo de forma diferenciada, rompendo barreiras para que os estudantes potencializem seus conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3649_TB2406_30102025235825.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEITON DIAS DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "CLEITON"
    "autor_email" => "cleitondipaula@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo trata-se dos resultados de um trabalho interdisciplinar que culminou na elaboração de um e-book intitulado “Ressignificando as práticas pedagógicas por meio do Desenho Universal para a Aprendizagem,” produzido a partir dos estudos das disciplinas Didática I e o Desenho Universal para a Aprendizagem e Ensino e Consultoria Colaborativa do curso em Segunda Graduação em Educação Especial e Inclusiva pelo Programa Parfor Equidade na UNESPAR/Apucarana no ano de 2024. A turma era composta por professores que atuam na educação básica. O e-book contém textos que tratam sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o planejamento e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. Para contextualizar a teoria e possibilitar maior relação com a prática foi proposto aos professores discentes a elaboração de planos de aula pautados nos Princípios do DUA. Estes planos integram o e-book. O objetivo do trabalho foi explorar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para ressignificar as práticas pedagógicas inclusivas na educação básica. Entre os autores que fundamentam o trabalho estão Heredero (2022); Prais (2017) e Cast (2024) que tratam sobre o DUA, além de Mendes e Silva (2014) e Santos (2018) que tratam sobre adequação curricular, entre outros autores. A pesquisa colaborativa (Ibipiana; Ferreira, 2005) foi adotada como metodologia, uma vez que os professores cursistas contribuíram para a elaboração dos planos de aula com base nos estudos das disciplinas e em suas práticas em sala de aula. O e-book encontra-se fase final de elaboração e será disponibilizado digitalmente para livre acesso. Como resultado espera-se que o material possa contribuir para a prática pedagógica inclusiva dos professores que buscam atender às especificidades de aprendizagem e contribuir na efetivação do processo neste processo de forma diferenciada, rompendo barreiras para que os estudantes potencializem seus conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.