Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: RELATO DE UMA SEMIRREGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato da vivência de residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Letras – Língua Portuguesa, do Instituto Federal da Paraíba, com foco na etapa de semirregência. Essa etapa consiste no momento em que o licenciando atua como mediador do processo de aprendizagem sem assumir a totalidade da turma, funcionando como um elo entre a observação e a regência plena. As atividades foram realizadas em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Bilíngue Dom José Maria Pires, em João Pessoa (PB), e envolveram a leitura mediada do conto Cocobolo, extraído do livro didático Geração Alpha - Língua Portuguesa, seguida por discussões interpretativas. Cada residente ficou responsável por um grupo de alunos, adotando estratégias de leitura e metodologias de ensino, sob a supervisão da preceptora. Os resultados evidenciaram a importância dessa experiência na formação inicial dos professores, destacando-se como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de competências pedagógicas, ao proporcionar maior segurança no manejo da turma e na interação com os alunos. Além disso, possibilitou a aplicação prática de teorias aprendidas no curso, estimulando a criatividade e o aperfeiçoamento profissional dos residentes. A vivência reforça a relevância dessa etapa como prática docente essencial e aponta caminhos para o aprimoramento das disciplinas de Estágio Supervisionado nos cursos de Letras. Concluímos que, embora desafiadora, a semirregência tem potencial transformador, ao integrar teoria e prática e promover reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na formação de futuros educadores.

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