A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL COM O USO DE TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125959 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2412 "inscrito_id" => 9603 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL COM O USO DE TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa de doutorado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB). Tem como finalidade analisar a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas do Distrito Federal (DF). A análise será baseada nas ações de formação continuada com o uso de tecnologias na perspectiva da educação inclusiva, realizadas pelo Estado/serviço público do DF, no recorte temporal dos últimos cinco anos. Será proposto a criação de um Grupo de Discussão de docentes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) para a realização de discussões e apontamentos da realidade observada com o intuito de evidenciar as possíveis contribuições ou não das ações de formação continuada realizadas pelo Estado/serviço público do DF com a finalidade de relacioná-las à mediação do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência do ensino fundamental. Nesse sentido, será realizada uma pesquisa qualitativa sob a forma de estudo de caso com as estratégias de coleta de dados, a saber: pesquisa documental e Grupo de Discussão. Os resultados do estudo serão ancorados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016) e na adaptação de Franco (2018) e buscarão evidenciar as contribuições dos cursos, palestras e outras ações formativas identificadas pelos sujeitos, bem como a síntese das discussões do Grupo de Discussão sobre a formação continuada dos professores e suas mediações pedagógicas com o uso intencional de tecnologias para a promoção da aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas e, consequente, na perspectiva de educação para todos os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9603_TB2412_30102025200917.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WLADIMIR FERREIRA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "Wladimir Reis" "autor_email" => "wladimir.reis@edu.se.df.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125959 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2412 "inscrito_id" => 9603 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL COM O USO DE TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa de doutorado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB). Tem como finalidade analisar a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas do Distrito Federal (DF). A análise será baseada nas ações de formação continuada com o uso de tecnologias na perspectiva da educação inclusiva, realizadas pelo Estado/serviço público do DF, no recorte temporal dos últimos cinco anos. Será proposto a criação de um Grupo de Discussão de docentes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) para a realização de discussões e apontamentos da realidade observada com o intuito de evidenciar as possíveis contribuições ou não das ações de formação continuada realizadas pelo Estado/serviço público do DF com a finalidade de relacioná-las à mediação do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência do ensino fundamental. Nesse sentido, será realizada uma pesquisa qualitativa sob a forma de estudo de caso com as estratégias de coleta de dados, a saber: pesquisa documental e Grupo de Discussão. Os resultados do estudo serão ancorados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016) e na adaptação de Franco (2018) e buscarão evidenciar as contribuições dos cursos, palestras e outras ações formativas identificadas pelos sujeitos, bem como a síntese das discussões do Grupo de Discussão sobre a formação continuada dos professores e suas mediações pedagógicas com o uso intencional de tecnologias para a promoção da aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas e, consequente, na perspectiva de educação para todos os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9603_TB2412_30102025200917.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WLADIMIR FERREIRA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "Wladimir Reis" "autor_email" => "wladimir.reis@edu.se.df.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }