CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS): UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125960 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2416 "inscrito_id" => 7845 "titulo" => "CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS): UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA" "resumo" => "Especialmente a partir da segunda metade do século XX, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) imprimem transformações na organização e comportamento da sociedade. No campo educacional, a inserção das TICs tem promovido significativas mudanças no processo de ensino e aprendizagem, trazendo novas possibilidades e desafios à prática docente. Logo, a formação inicial deverá possibilitar o desenvolvimento de competências para o uso das tecnologias, a partir de um olhar crítico sobre as práticas docentes. No ensino de Geografia as tecnologias são elementos essenciais para a compreensão do espaço geográfico e suas constantes transformações. A partir desse entendimento, o presente trabalho objetiva discutir a formação docente para o uso das TICs no ensino de Geografia, no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, da Universidade Estadual do Ceará. Para o desenvolvimento da pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, apoiada em pesquisa bibliográfica e documental. O percurso metodológico consistiu em levantamento de bibliografias que versam sobre a formação docente, ensino de Geografia, inclusão das TICs na educação, currículo e projeto pedagógico. A fim de elucidar como as TICs estão integradas ao currículo, foram consultados os Programas de Ensino das disciplinas que integram a estrutura curricular do curso, bem como o seu Projeto Pedagógico, implementado no ano de 2007. Como resultados da pesquisa, identificou-se que os elementos relacionados à formação docente para o uso das TICs ainda são incipientes na proposta curricular do curso. Por conseguinte, ao docente em formação poderá não ser dada as condições necessárias à formação geográfica e didático-pedagógico. Promover a integração entre as TICs e sua proposta curricular é, portanto, um desafio colocado ao curso de Licenciatura em Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7845_TB2416_27102025175853.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA NÁDIA RABELO FREIRES" "autor_nome_curto" => "NÁDIA FREIRES" "autor_email" => "nadia.taeufc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125960 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2416 "inscrito_id" => 7845 "titulo" => "CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS): UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA" "resumo" => "Especialmente a partir da segunda metade do século XX, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) imprimem transformações na organização e comportamento da sociedade. No campo educacional, a inserção das TICs tem promovido significativas mudanças no processo de ensino e aprendizagem, trazendo novas possibilidades e desafios à prática docente. Logo, a formação inicial deverá possibilitar o desenvolvimento de competências para o uso das tecnologias, a partir de um olhar crítico sobre as práticas docentes. No ensino de Geografia as tecnologias são elementos essenciais para a compreensão do espaço geográfico e suas constantes transformações. A partir desse entendimento, o presente trabalho objetiva discutir a formação docente para o uso das TICs no ensino de Geografia, no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, da Universidade Estadual do Ceará. Para o desenvolvimento da pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, apoiada em pesquisa bibliográfica e documental. O percurso metodológico consistiu em levantamento de bibliografias que versam sobre a formação docente, ensino de Geografia, inclusão das TICs na educação, currículo e projeto pedagógico. A fim de elucidar como as TICs estão integradas ao currículo, foram consultados os Programas de Ensino das disciplinas que integram a estrutura curricular do curso, bem como o seu Projeto Pedagógico, implementado no ano de 2007. Como resultados da pesquisa, identificou-se que os elementos relacionados à formação docente para o uso das TICs ainda são incipientes na proposta curricular do curso. Por conseguinte, ao docente em formação poderá não ser dada as condições necessárias à formação geográfica e didático-pedagógico. Promover a integração entre as TICs e sua proposta curricular é, portanto, um desafio colocado ao curso de Licenciatura em Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7845_TB2416_27102025175853.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA NÁDIA RABELO FREIRES" "autor_nome_curto" => "NÁDIA FREIRES" "autor_email" => "nadia.taeufc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }