LEITURA LITERÁRIA ITINERANTE COM CRIANÇAS PEQUENAS, ESPAÇOS DE ACESSO À LEITURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125964 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2431 "inscrito_id" => 9911 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA ITINERANTE COM CRIANÇAS PEQUENAS, ESPAÇOS DE ACESSO À LEITURA" "resumo" => "O estudo destaca a importância da literatura na educação infantil, especialmente por meio de encontros literários itinerantes. Esses encontros buscam expandir o repertório cultural e emocional das crianças, proporcionando uma experiência prazerosa de leitura que vai além da instrução formal. A literatura é vista como um espaço de experimentação e encantamento, estimulando a criatividade e o prazer pela leitura, e não apenas como uma ferramenta pedagógica. Para que a literatura seja efetiva na escola, é essencial criar momentos de familiarização com obras de qualidade, permitindo reflexões e trocas entre as crianças. Além disso, é necessário que os professores sejam leitores engajados, incentivando o gosto pela leitura desde cedo e oferecendo um repertório literário diversificado, incluindo autores que valorizem as mais diversas culturas, como os povos originários e a diáspora africana.Os encontros literários são organizados de maneira lúdica, utilizando uma "sacola de leituras" que abriga os livros e outros materiais para contar histórias. A literatura, nesse contexto, não se limita à escolarização, mas é uma experiência afetiva e reflexiva que permite múltiplas interpretações e conexões com a realidade das crianças. Por meio dessas vivências, as crianças ampliam seu repertório cultural, desenvolvem maior expressão e criatividade, e passam a enxergar os livros como espaços de imaginação e aprendizado. O estudo busca oferecer oportunidades genuínas de aproximação com a literatura, garantindo que a leitura seja uma experiência enriquecedora e transformadora desde a primeira infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9911_TB2431_16102025140257.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA FERNANDA DIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "prof_luizafernanda@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125964 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2431 "inscrito_id" => 9911 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA ITINERANTE COM CRIANÇAS PEQUENAS, ESPAÇOS DE ACESSO À LEITURA" "resumo" => "O estudo destaca a importância da literatura na educação infantil, especialmente por meio de encontros literários itinerantes. Esses encontros buscam expandir o repertório cultural e emocional das crianças, proporcionando uma experiência prazerosa de leitura que vai além da instrução formal. A literatura é vista como um espaço de experimentação e encantamento, estimulando a criatividade e o prazer pela leitura, e não apenas como uma ferramenta pedagógica. Para que a literatura seja efetiva na escola, é essencial criar momentos de familiarização com obras de qualidade, permitindo reflexões e trocas entre as crianças. Além disso, é necessário que os professores sejam leitores engajados, incentivando o gosto pela leitura desde cedo e oferecendo um repertório literário diversificado, incluindo autores que valorizem as mais diversas culturas, como os povos originários e a diáspora africana.Os encontros literários são organizados de maneira lúdica, utilizando uma "sacola de leituras" que abriga os livros e outros materiais para contar histórias. A literatura, nesse contexto, não se limita à escolarização, mas é uma experiência afetiva e reflexiva que permite múltiplas interpretações e conexões com a realidade das crianças. Por meio dessas vivências, as crianças ampliam seu repertório cultural, desenvolvem maior expressão e criatividade, e passam a enxergar os livros como espaços de imaginação e aprendizado. O estudo busca oferecer oportunidades genuínas de aproximação com a literatura, garantindo que a leitura seja uma experiência enriquecedora e transformadora desde a primeira infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9911_TB2431_16102025140257.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA FERNANDA DIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "prof_luizafernanda@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }