LEITURA LITERÁRIA EM ESCOLAS DE POVOS INDÍGENAS DO ACRE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125965 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2432 "inscrito_id" => 9104 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA EM ESCOLAS DE POVOS INDÍGENAS DO ACRE" "resumo" => "Este estudo tem como tema a leitura da literatura indígena brasileira contemporânea em escolas de povos indígenas do Acre. O objetivo da pesquisa é analisar a prática da leitura literária em escolas indígenas no município de Cruzeiro do Sul, bem como suas implicações para a formação leitora e o desenvolvimento da identidade cultural dos alunos. O referencial teórico baseia-se em autores da área das relações étnico-raciais, como Bonin (2010; 2012; 2014), Bergamaschi (2010; 2012; 2015) e Debus (2010; 2017), além de estudiosos da literatura indígena, como Almeida (2009), Brito (2013; 2016), Dorrico (2018; 2020), Graúna (2013), Jekupé (2015; 2020), Munduruku (2009; 2012; 2017), Thiél (2012) e Krenak (2019; 2020), entre outros. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, com base na análise documental de planejamentos escolares, incluindo planos de aula, sequências didáticas e projetos de leitura, visando descrever práticas pedagógicas relacionadas à inclusão da literatura indígena no ensino da leitura. O estudo foi realizado na Escola Yositi Shovo Tãmãkãyã, do povo Noke Koî (Katukina), situada na Terra Indígena Campinas Katukina, no município de Cruzeiro do Sul, Acre. Os resultados permitem compreender como a literatura indígena é retratada no currículo escolar, identificar as práticas de leitura existentes na escola e apontar lacunas na inclusão de textos literários indígenas na sala de aula. Além disso, evidenciam a necessidade de refletir sobre os planejamentos escolares para garantir a efetiva inserção da literatura indígena no contexto escolar, contribuindo para o desenvolvimento de práticas de leitura literária que promovam um ensino mais crítico, reflexivo e representativo. Por fim, o estudo ressalta a importância de fortalecer a presença da cultura indígena no ambiente escolar, assegurando que os alunos reconheçam e valorizem sua herança cultural por meio da leitura de obras de autoria dos povos originários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9104_TB2432_30102025121057.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DJALMA BARBOZA ENES FILHO" "autor_nome_curto" => "DJALMA" "autor_email" => "djalmaenes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125965 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2432 "inscrito_id" => 9104 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA EM ESCOLAS DE POVOS INDÍGENAS DO ACRE" "resumo" => "Este estudo tem como tema a leitura da literatura indígena brasileira contemporânea em escolas de povos indígenas do Acre. O objetivo da pesquisa é analisar a prática da leitura literária em escolas indígenas no município de Cruzeiro do Sul, bem como suas implicações para a formação leitora e o desenvolvimento da identidade cultural dos alunos. O referencial teórico baseia-se em autores da área das relações étnico-raciais, como Bonin (2010; 2012; 2014), Bergamaschi (2010; 2012; 2015) e Debus (2010; 2017), além de estudiosos da literatura indígena, como Almeida (2009), Brito (2013; 2016), Dorrico (2018; 2020), Graúna (2013), Jekupé (2015; 2020), Munduruku (2009; 2012; 2017), Thiél (2012) e Krenak (2019; 2020), entre outros. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, com base na análise documental de planejamentos escolares, incluindo planos de aula, sequências didáticas e projetos de leitura, visando descrever práticas pedagógicas relacionadas à inclusão da literatura indígena no ensino da leitura. O estudo foi realizado na Escola Yositi Shovo Tãmãkãyã, do povo Noke Koî (Katukina), situada na Terra Indígena Campinas Katukina, no município de Cruzeiro do Sul, Acre. Os resultados permitem compreender como a literatura indígena é retratada no currículo escolar, identificar as práticas de leitura existentes na escola e apontar lacunas na inclusão de textos literários indígenas na sala de aula. Além disso, evidenciam a necessidade de refletir sobre os planejamentos escolares para garantir a efetiva inserção da literatura indígena no contexto escolar, contribuindo para o desenvolvimento de práticas de leitura literária que promovam um ensino mais crítico, reflexivo e representativo. Por fim, o estudo ressalta a importância de fortalecer a presença da cultura indígena no ambiente escolar, assegurando que os alunos reconheçam e valorizem sua herança cultural por meio da leitura de obras de autoria dos povos originários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9104_TB2432_30102025121057.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DJALMA BARBOZA ENES FILHO" "autor_nome_curto" => "DJALMA" "autor_email" => "djalmaenes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }