Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE MONITORAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DOS 5º ANOS DA REDE MUNICIPAL DE PAUDALHO/PE.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a utilização do Kahoot como ferramenta de monitoramento da aprendizagem de estudantes do 5º ano da Rede Municipal de Paudalho/PE. Segundo Moran (2007), as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm se tornado cada vez mais presentes na educação, possibilitando práticas pedagógicas inovadoras e estimulando o interesse dos estudantes. Nesse contexto, o Kahoot, plataforma baseada em jogos que permite a criação de quizzes interativos, foi utilizado como estratégia pedagógica para avaliar, em tempo real, as habilidades desenvolvidas pelos estudantes. O objetivo deste estudo é demonstrar como essa ferramenta, alinhada às habilidades do Currículo de Pernambuco e aos descritores do SAEPE, contribuiu para o acompanhamento do desempenho dos alunos nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O quiz foi elaborado considerando as habilidades previstas nesses documentos e aplicado durante as aulas, utilizando tablets fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Para potencializar a colaboração entre os estudantes, os jogos foram realizados em duplas ou trios, organizados conforme os diferentes níveis de aprendizagem. Seguindo a temática das Olimpíadas de Paris (2024), a atividade proporcionou maior engajamento e motivação dos alunos, evidenciando o potencial do Kahoot como ferramenta inovadora para o monitoramento e aperfeiçoamento da aprendizagem.

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