Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHO VOLUNTÁRIO NO PROJETO INGLÊS LÚDICO PARA CRIANÇAS NO QUILOMBO SOLEDADE (MA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125969
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2445
    "inscrito_id" => 6817
    "titulo" => "TRABALHO VOLUNTÁRIO NO PROJETO INGLÊS LÚDICO PARA CRIANÇAS NO QUILOMBO SOLEDADE (MA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O projeto de extensão "Ingle?s Lu?dico para Crianc?as Quilombolas" se empenhou em levar o aprendizado inclusivo da li?ngua inglesa dinamicamente a?s crianc?as do Quilombo Soledade (MA), utilizando-se de didáticas interativas e metodologias ativas de ensino. Como volunta?rio, a atuação no projeto se deu no planejamento das aulas, confecção de materiais utilizados em sala, ajudando em estrate?gias que envolviam brincadeiras, mu?sicas e atividades visuais com foco em estimular a participac?a?o das crianças, além de participar no apoio como monitor em algumas aulas e em outras, como docente. As aulas acontecem presencialmente no Quilombo Soledade duas vezes por semana, no turno da noite, com duração de 1 hora e 15 minutos contando com um docente, um monitor, a coordenadora do projeto e as 25 crianças selecionadas. O referencial metodolo?gico baseou-se na abordagem comunicativa do ensino de li?nguas para crianças, tendo uma realidade pertencente à faixa etária do público (Capozzoli, 2014). No decurso do projeto, observou-se um desenvolvimento contínuo das crianças, que demonstravam cada vez mais interesse e atenção pelo aprendizado em relação à li?ngua inglesa e as atividades desenvolvidas. A iniciativa também contribuiu para o fortalecimento da diversidade cultural dos alunos, pois preocupou-se em explorar aspectos culturais de diversos países que têm o inglês como língua oficial, relacionando-os com os da comunidade quilombola. A experiência com o projeto demonstrou a importância da educação inclusiva e a necessidade de adaptar os materiais trabalhados nas aulas e o uso de diversos tipos de metodologias de ensino, explorando realidades socioculturais diferentes do habitual. Além disso, evidencia-se que a atuação conjunta de voluntários e bolsistas para a realização da ação contribuiu para o desenvolvimento educacional e social da comunidade quilombola em questão, fortalecendo o aprendizado e deixando uma semente na educação de forma acessível e significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6817_TB2445_29102025155933.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS YAN SOUSA MELO"
    "autor_nome_curto" => "Yan"
    "autor_email" => "viny.yan08@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125969
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2445
    "inscrito_id" => 6817
    "titulo" => "TRABALHO VOLUNTÁRIO NO PROJETO INGLÊS LÚDICO PARA CRIANÇAS NO QUILOMBO SOLEDADE (MA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O projeto de extensão "Ingle?s Lu?dico para Crianc?as Quilombolas" se empenhou em levar o aprendizado inclusivo da li?ngua inglesa dinamicamente a?s crianc?as do Quilombo Soledade (MA), utilizando-se de didáticas interativas e metodologias ativas de ensino. Como volunta?rio, a atuação no projeto se deu no planejamento das aulas, confecção de materiais utilizados em sala, ajudando em estrate?gias que envolviam brincadeiras, mu?sicas e atividades visuais com foco em estimular a participac?a?o das crianças, além de participar no apoio como monitor em algumas aulas e em outras, como docente. As aulas acontecem presencialmente no Quilombo Soledade duas vezes por semana, no turno da noite, com duração de 1 hora e 15 minutos contando com um docente, um monitor, a coordenadora do projeto e as 25 crianças selecionadas. O referencial metodolo?gico baseou-se na abordagem comunicativa do ensino de li?nguas para crianças, tendo uma realidade pertencente à faixa etária do público (Capozzoli, 2014). No decurso do projeto, observou-se um desenvolvimento contínuo das crianças, que demonstravam cada vez mais interesse e atenção pelo aprendizado em relação à li?ngua inglesa e as atividades desenvolvidas. A iniciativa também contribuiu para o fortalecimento da diversidade cultural dos alunos, pois preocupou-se em explorar aspectos culturais de diversos países que têm o inglês como língua oficial, relacionando-os com os da comunidade quilombola. A experiência com o projeto demonstrou a importância da educação inclusiva e a necessidade de adaptar os materiais trabalhados nas aulas e o uso de diversos tipos de metodologias de ensino, explorando realidades socioculturais diferentes do habitual. Além disso, evidencia-se que a atuação conjunta de voluntários e bolsistas para a realização da ação contribuiu para o desenvolvimento educacional e social da comunidade quilombola em questão, fortalecendo o aprendizado e deixando uma semente na educação de forma acessível e significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6817_TB2445_29102025155933.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS YAN SOUSA MELO"
    "autor_nome_curto" => "Yan"
    "autor_email" => "viny.yan08@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto de extensão "Ingle?s Lu?dico para Crianc?as Quilombolas" se empenhou em levar o aprendizado inclusivo da li?ngua inglesa dinamicamente a?s crianc?as do Quilombo Soledade (MA), utilizando-se de didáticas interativas e metodologias ativas de ensino. Como volunta?rio, a atuação no projeto se deu no planejamento das aulas, confecção de materiais utilizados em sala, ajudando em estrate?gias que envolviam brincadeiras, mu?sicas e atividades visuais com foco em estimular a participac?a?o das crianças, além de participar no apoio como monitor em algumas aulas e em outras, como docente. As aulas acontecem presencialmente no Quilombo Soledade duas vezes por semana, no turno da noite, com duração de 1 hora e 15 minutos contando com um docente, um monitor, a coordenadora do projeto e as 25 crianças selecionadas. O referencial metodolo?gico baseou-se na abordagem comunicativa do ensino de li?nguas para crianças, tendo uma realidade pertencente à faixa etária do público (Capozzoli, 2014). No decurso do projeto, observou-se um desenvolvimento contínuo das crianças, que demonstravam cada vez mais interesse e atenção pelo aprendizado em relação à li?ngua inglesa e as atividades desenvolvidas. A iniciativa também contribuiu para o fortalecimento da diversidade cultural dos alunos, pois preocupou-se em explorar aspectos culturais de diversos países que têm o inglês como língua oficial, relacionando-os com os da comunidade quilombola. A experiência com o projeto demonstrou a importância da educação inclusiva e a necessidade de adaptar os materiais trabalhados nas aulas e o uso de diversos tipos de metodologias de ensino, explorando realidades socioculturais diferentes do habitual. Além disso, evidencia-se que a atuação conjunta de voluntários e bolsistas para a realização da ação contribuiu para o desenvolvimento educacional e social da comunidade quilombola em questão, fortalecendo o aprendizado e deixando uma semente na educação de forma acessível e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.