TRABALHO VOLUNTÁRIO NO PROJETO INGLÊS LÚDICO PARA CRIANÇAS NO QUILOMBO SOLEDADE (MA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125969 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2445 "inscrito_id" => 6817 "titulo" => "TRABALHO VOLUNTÁRIO NO PROJETO INGLÊS LÚDICO PARA CRIANÇAS NO QUILOMBO SOLEDADE (MA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O projeto de extensão "Ingle?s Lu?dico para Crianc?as Quilombolas" se empenhou em levar o aprendizado inclusivo da li?ngua inglesa dinamicamente a?s crianc?as do Quilombo Soledade (MA), utilizando-se de didáticas interativas e metodologias ativas de ensino. Como volunta?rio, a atuação no projeto se deu no planejamento das aulas, confecção de materiais utilizados em sala, ajudando em estrate?gias que envolviam brincadeiras, mu?sicas e atividades visuais com foco em estimular a participac?a?o das crianças, além de participar no apoio como monitor em algumas aulas e em outras, como docente. As aulas acontecem presencialmente no Quilombo Soledade duas vezes por semana, no turno da noite, com duração de 1 hora e 15 minutos contando com um docente, um monitor, a coordenadora do projeto e as 25 crianças selecionadas. O referencial metodolo?gico baseou-se na abordagem comunicativa do ensino de li?nguas para crianças, tendo uma realidade pertencente à faixa etária do público (Capozzoli, 2014). No decurso do projeto, observou-se um desenvolvimento contínuo das crianças, que demonstravam cada vez mais interesse e atenção pelo aprendizado em relação à li?ngua inglesa e as atividades desenvolvidas. A iniciativa também contribuiu para o fortalecimento da diversidade cultural dos alunos, pois preocupou-se em explorar aspectos culturais de diversos países que têm o inglês como língua oficial, relacionando-os com os da comunidade quilombola. A experiência com o projeto demonstrou a importância da educação inclusiva e a necessidade de adaptar os materiais trabalhados nas aulas e o uso de diversos tipos de metodologias de ensino, explorando realidades socioculturais diferentes do habitual. Além disso, evidencia-se que a atuação conjunta de voluntários e bolsistas para a realização da ação contribuiu para o desenvolvimento educacional e social da comunidade quilombola em questão, fortalecendo o aprendizado e deixando uma semente na educação de forma acessível e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6817_TB2445_29102025155933.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINÍCIUS YAN SOUSA MELO" "autor_nome_curto" => "Yan" "autor_email" => "viny.yan08@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125969 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2445 "inscrito_id" => 6817 "titulo" => "TRABALHO VOLUNTÁRIO NO PROJETO INGLÊS LÚDICO PARA CRIANÇAS NO QUILOMBO SOLEDADE (MA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O projeto de extensão "Ingle?s Lu?dico para Crianc?as Quilombolas" se empenhou em levar o aprendizado inclusivo da li?ngua inglesa dinamicamente a?s crianc?as do Quilombo Soledade (MA), utilizando-se de didáticas interativas e metodologias ativas de ensino. Como volunta?rio, a atuação no projeto se deu no planejamento das aulas, confecção de materiais utilizados em sala, ajudando em estrate?gias que envolviam brincadeiras, mu?sicas e atividades visuais com foco em estimular a participac?a?o das crianças, além de participar no apoio como monitor em algumas aulas e em outras, como docente. As aulas acontecem presencialmente no Quilombo Soledade duas vezes por semana, no turno da noite, com duração de 1 hora e 15 minutos contando com um docente, um monitor, a coordenadora do projeto e as 25 crianças selecionadas. O referencial metodolo?gico baseou-se na abordagem comunicativa do ensino de li?nguas para crianças, tendo uma realidade pertencente à faixa etária do público (Capozzoli, 2014). No decurso do projeto, observou-se um desenvolvimento contínuo das crianças, que demonstravam cada vez mais interesse e atenção pelo aprendizado em relação à li?ngua inglesa e as atividades desenvolvidas. A iniciativa também contribuiu para o fortalecimento da diversidade cultural dos alunos, pois preocupou-se em explorar aspectos culturais de diversos países que têm o inglês como língua oficial, relacionando-os com os da comunidade quilombola. A experiência com o projeto demonstrou a importância da educação inclusiva e a necessidade de adaptar os materiais trabalhados nas aulas e o uso de diversos tipos de metodologias de ensino, explorando realidades socioculturais diferentes do habitual. Além disso, evidencia-se que a atuação conjunta de voluntários e bolsistas para a realização da ação contribuiu para o desenvolvimento educacional e social da comunidade quilombola em questão, fortalecendo o aprendizado e deixando uma semente na educação de forma acessível e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6817_TB2445_29102025155933.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINÍCIUS YAN SOUSA MELO" "autor_nome_curto" => "Yan" "autor_email" => "viny.yan08@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }