Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO DIGITAL ESCOLAR: MITIGAR OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DA ESCOLA JAIME LACET

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125981
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2467
    "inscrito_id" => 9964
    "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL ESCOLAR: MITIGAR OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DA ESCOLA JAIME LACET"
    "resumo" => "A formação completa na educação é um fator decisivo para o futuro do indivíduo ou de uma nação, sendo responsável por dar melhor qualidade de vida. Atualmente destaco a necessidade crescente do conhecimento na área de informática que é imprescindível no mercado de trabalho. Por outro lado, ensino de qualidade é garantia universal e irrevogável. Uma breve análise mostra problemas na educação brasileira e seu histórico elitista ainda se fazendo presente. Segundo as notas da Saeb do ano de 2019 na cidade de Santa Rita, Paraíba, as escolas municipais ficaram abaixo da média estadual e nacional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Santa Rita, já tem aplicado um programa extracurricular, para sanar estas deficiências. Um exemplo disso é a escola municipal Jaime Lacet, que foi constatado um laboratório de informática sem possibilidade de uso, sendo usado de depósito contendo apenas um computador que funcionava relativamente bem. Após a execução do projeto o laboratório ficou organizado e contém dezoito computadores em funcionamento. Também houve um curso de descarte do lixo eletrônico, decorrente da manutenção, por estudantes do curso de Meio Ambiente. Logo em seguida se deu o uso dos computadores para o treinamento dos professores que atuam na escola Jaime Lacet. Neste curso foram apresentadas algumas ferramentas digitais, como sites, a serem usadas em sala de aula como material de apoio e programa para apresentação. Mesmo depois do término do projeto, ficamos informados que o laboratório foi utilizado, inclusive pela manutenção do programa e ampliação com aplicação de um curso de robótica. Espera-se que professores consigam colocar os computadores na sua rotina escolar, utilizando de sites e programas didáticos para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a inclusão tecnológica e social dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9964_TB2467_30102025072909.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS HENRIQUE CRUZ DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS"
    "autor_email" => "hcahenriqueh@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125981
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2467
    "inscrito_id" => 9964
    "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL ESCOLAR: MITIGAR OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DA ESCOLA JAIME LACET"
    "resumo" => "A formação completa na educação é um fator decisivo para o futuro do indivíduo ou de uma nação, sendo responsável por dar melhor qualidade de vida. Atualmente destaco a necessidade crescente do conhecimento na área de informática que é imprescindível no mercado de trabalho. Por outro lado, ensino de qualidade é garantia universal e irrevogável. Uma breve análise mostra problemas na educação brasileira e seu histórico elitista ainda se fazendo presente. Segundo as notas da Saeb do ano de 2019 na cidade de Santa Rita, Paraíba, as escolas municipais ficaram abaixo da média estadual e nacional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Santa Rita, já tem aplicado um programa extracurricular, para sanar estas deficiências. Um exemplo disso é a escola municipal Jaime Lacet, que foi constatado um laboratório de informática sem possibilidade de uso, sendo usado de depósito contendo apenas um computador que funcionava relativamente bem. Após a execução do projeto o laboratório ficou organizado e contém dezoito computadores em funcionamento. Também houve um curso de descarte do lixo eletrônico, decorrente da manutenção, por estudantes do curso de Meio Ambiente. Logo em seguida se deu o uso dos computadores para o treinamento dos professores que atuam na escola Jaime Lacet. Neste curso foram apresentadas algumas ferramentas digitais, como sites, a serem usadas em sala de aula como material de apoio e programa para apresentação. Mesmo depois do término do projeto, ficamos informados que o laboratório foi utilizado, inclusive pela manutenção do programa e ampliação com aplicação de um curso de robótica. Espera-se que professores consigam colocar os computadores na sua rotina escolar, utilizando de sites e programas didáticos para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a inclusão tecnológica e social dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9964_TB2467_30102025072909.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS HENRIQUE CRUZ DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS"
    "autor_email" => "hcahenriqueh@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação completa na educação é um fator decisivo para o futuro do indivíduo ou de uma nação, sendo responsável por dar melhor qualidade de vida. Atualmente destaco a necessidade crescente do conhecimento na área de informática que é imprescindível no mercado de trabalho. Por outro lado, ensino de qualidade é garantia universal e irrevogável. Uma breve análise mostra problemas na educação brasileira e seu histórico elitista ainda se fazendo presente. Segundo as notas da Saeb do ano de 2019 na cidade de Santa Rita, Paraíba, as escolas municipais ficaram abaixo da média estadual e nacional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Santa Rita, já tem aplicado um programa extracurricular, para sanar estas deficiências. Um exemplo disso é a escola municipal Jaime Lacet, que foi constatado um laboratório de informática sem possibilidade de uso, sendo usado de depósito contendo apenas um computador que funcionava relativamente bem. Após a execução do projeto o laboratório ficou organizado e contém dezoito computadores em funcionamento. Também houve um curso de descarte do lixo eletrônico, decorrente da manutenção, por estudantes do curso de Meio Ambiente. Logo em seguida se deu o uso dos computadores para o treinamento dos professores que atuam na escola Jaime Lacet. Neste curso foram apresentadas algumas ferramentas digitais, como sites, a serem usadas em sala de aula como material de apoio e programa para apresentação. Mesmo depois do término do projeto, ficamos informados que o laboratório foi utilizado, inclusive pela manutenção do programa e ampliação com aplicação de um curso de robótica. Espera-se que professores consigam colocar os computadores na sua rotina escolar, utilizando de sites e programas didáticos para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a inclusão tecnológica e social dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.