INCLUSÃO DIGITAL ESCOLAR: MITIGAR OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DA ESCOLA JAIME LACET
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125981 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2467 "inscrito_id" => 9964 "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL ESCOLAR: MITIGAR OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DA ESCOLA JAIME LACET" "resumo" => "A formação completa na educação é um fator decisivo para o futuro do indivíduo ou de uma nação, sendo responsável por dar melhor qualidade de vida. Atualmente destaco a necessidade crescente do conhecimento na área de informática que é imprescindível no mercado de trabalho. Por outro lado, ensino de qualidade é garantia universal e irrevogável. Uma breve análise mostra problemas na educação brasileira e seu histórico elitista ainda se fazendo presente. Segundo as notas da Saeb do ano de 2019 na cidade de Santa Rita, Paraíba, as escolas municipais ficaram abaixo da média estadual e nacional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Santa Rita, já tem aplicado um programa extracurricular, para sanar estas deficiências. Um exemplo disso é a escola municipal Jaime Lacet, que foi constatado um laboratório de informática sem possibilidade de uso, sendo usado de depósito contendo apenas um computador que funcionava relativamente bem. Após a execução do projeto o laboratório ficou organizado e contém dezoito computadores em funcionamento. Também houve um curso de descarte do lixo eletrônico, decorrente da manutenção, por estudantes do curso de Meio Ambiente. Logo em seguida se deu o uso dos computadores para o treinamento dos professores que atuam na escola Jaime Lacet. Neste curso foram apresentadas algumas ferramentas digitais, como sites, a serem usadas em sala de aula como material de apoio e programa para apresentação. Mesmo depois do término do projeto, ficamos informados que o laboratório foi utilizado, inclusive pela manutenção do programa e ampliação com aplicação de um curso de robótica. Espera-se que professores consigam colocar os computadores na sua rotina escolar, utilizando de sites e programas didáticos para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a inclusão tecnológica e social dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9964_TB2467_30102025072909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS HENRIQUE CRUZ DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "hcahenriqueh@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125981 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2467 "inscrito_id" => 9964 "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL ESCOLAR: MITIGAR OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS DA ESCOLA JAIME LACET" "resumo" => "A formação completa na educação é um fator decisivo para o futuro do indivíduo ou de uma nação, sendo responsável por dar melhor qualidade de vida. Atualmente destaco a necessidade crescente do conhecimento na área de informática que é imprescindível no mercado de trabalho. Por outro lado, ensino de qualidade é garantia universal e irrevogável. Uma breve análise mostra problemas na educação brasileira e seu histórico elitista ainda se fazendo presente. Segundo as notas da Saeb do ano de 2019 na cidade de Santa Rita, Paraíba, as escolas municipais ficaram abaixo da média estadual e nacional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Santa Rita, já tem aplicado um programa extracurricular, para sanar estas deficiências. Um exemplo disso é a escola municipal Jaime Lacet, que foi constatado um laboratório de informática sem possibilidade de uso, sendo usado de depósito contendo apenas um computador que funcionava relativamente bem. Após a execução do projeto o laboratório ficou organizado e contém dezoito computadores em funcionamento. Também houve um curso de descarte do lixo eletrônico, decorrente da manutenção, por estudantes do curso de Meio Ambiente. Logo em seguida se deu o uso dos computadores para o treinamento dos professores que atuam na escola Jaime Lacet. Neste curso foram apresentadas algumas ferramentas digitais, como sites, a serem usadas em sala de aula como material de apoio e programa para apresentação. Mesmo depois do término do projeto, ficamos informados que o laboratório foi utilizado, inclusive pela manutenção do programa e ampliação com aplicação de um curso de robótica. Espera-se que professores consigam colocar os computadores na sua rotina escolar, utilizando de sites e programas didáticos para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a inclusão tecnológica e social dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9964_TB2467_30102025072909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS HENRIQUE CRUZ DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "hcahenriqueh@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }