A MEDIAÇÃO SEMIÓTICA EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRECOCE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Serão descritas as práticas educativas triádicas, bucando-se trazer reflexões sobre o papel dos objetos nos processos de interação e de comunicação a partir da mediação realizada pela professora. O referencial teórico utilizado é a perspectiva da Pragmática do Objeto. De acordo com essa perspectiva, a triadicidade (adulto-objeto-criança) se constiui uma unidade mínima de análise que possibilita a compreensão do desenvolvimento dos processos semióticos, ocorridos no contexto social no qual as crianças vivenciam suas experiências. A situação educativa será discutida a partir da premissa de que os objetos podem ser utilizados como mediadores de processos associados com o desenvolvimento psicológico da criança. Como aporte teórico, serão utilizados os trabalhos de Rodríguez e Moro (1999); Benassi e Rodríguez (2020); Rengifo-Herrera e Melo-Rodrigues (2020); Estrada (2021); Gerbassi (2021); Gonçalves e Melo Mietto (2021); Rengifo-Herrera (2024). Como resultado, observou-se que o uso intencional dos objetos, no contexto lúdico de intervenção, ao longo dos 45 minutos de atendimento, propiciou vínculo entre a criança e a professora, promovendo momentos de atenção compartilhada e autorregulação, contribuindo para o controle inibitório e o planejamento de ações. Para tanto, os objetos foram selecionados visando atender aos objetivos da situação educativa, considerando a criança em suas necessidades sensoriais e sociais. Espera-se, com este estudo, trazer reflexões sobre a necessidade de planejar intervenções educativas nas quais sejam considerado o papel da mediação semiótica." 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