CONFECÇÃO DE MAQUETES DO VÍRUS (COVID 19) COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL DA UFRR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125987 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2486 "inscrito_id" => 8918 "titulo" => "CONFECÇÃO DE MAQUETES DO VÍRUS (COVID 19) COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL DA UFRR" "resumo" => "As criações de modelos de ensino como metodologias são práticas pedagógicas, orientam no processo de aprendizagem dos alunos. Empregar metodologias que proporcionem a compreensão do conteúdo de forma mais eficaz e significativa tem sido de grande importância no ensino, principalmente para nós povos indígenas, onde muitos conteúdos são abstratos. Essas práticas tem como objetivo que os acadêmicos tenham mais domínio do conteúdo através da construção de uma maquete do vírus Covid 19, e podem observar suas estruturas e composição facilitando a aprendizagem do conteúdo abordado. Esse trabalho foi fruto de atividades de pesquisas realizadas no Curso de Licenciatura Intercultural. Os procedimentos metodológicos utilizados consistiram em pesquisas para confecção do modelo de vírus COVID-19, onde se utilizou se para a confecção do modelo da maquete: isopor, cotonetes, cola, tinta guache, tesoura e hidrocores. Ao final, observou que o rendimento dos alunos superou as expectativas, o trabalho em grupo de forma interativa e participativa, o envolvimento nas atividades didáticas através do uso de modelo, maquetes contribuiu não só para a aprendizagem do tema, mas proporcionou o desenvolvimento de inúmeras competências dos alunos como capacidade de organização, pesquisa, planejamento, integração, cooperativismo, verbalização, entre outros. A realização dessas práticas nas aulas foi crucial para os alunos, pois se possibilitou um ensino mais atrativo e dinâmico, proporcionando a abordagem de conceitos abstratos de modo concreto, por meio da elaboração da maquete do vírus." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8918_TB2486_05112025171122.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS TOMAZ ARAUJO" "autor_nome_curto" => "THAIS" "autor_email" => "thayscutegirl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125987 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2486 "inscrito_id" => 8918 "titulo" => "CONFECÇÃO DE MAQUETES DO VÍRUS (COVID 19) COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL DA UFRR" "resumo" => "As criações de modelos de ensino como metodologias são práticas pedagógicas, orientam no processo de aprendizagem dos alunos. Empregar metodologias que proporcionem a compreensão do conteúdo de forma mais eficaz e significativa tem sido de grande importância no ensino, principalmente para nós povos indígenas, onde muitos conteúdos são abstratos. Essas práticas tem como objetivo que os acadêmicos tenham mais domínio do conteúdo através da construção de uma maquete do vírus Covid 19, e podem observar suas estruturas e composição facilitando a aprendizagem do conteúdo abordado. Esse trabalho foi fruto de atividades de pesquisas realizadas no Curso de Licenciatura Intercultural. Os procedimentos metodológicos utilizados consistiram em pesquisas para confecção do modelo de vírus COVID-19, onde se utilizou se para a confecção do modelo da maquete: isopor, cotonetes, cola, tinta guache, tesoura e hidrocores. Ao final, observou que o rendimento dos alunos superou as expectativas, o trabalho em grupo de forma interativa e participativa, o envolvimento nas atividades didáticas através do uso de modelo, maquetes contribuiu não só para a aprendizagem do tema, mas proporcionou o desenvolvimento de inúmeras competências dos alunos como capacidade de organização, pesquisa, planejamento, integração, cooperativismo, verbalização, entre outros. A realização dessas práticas nas aulas foi crucial para os alunos, pois se possibilitou um ensino mais atrativo e dinâmico, proporcionando a abordagem de conceitos abstratos de modo concreto, por meio da elaboração da maquete do vírus." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8918_TB2486_05112025171122.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS TOMAZ ARAUJO" "autor_nome_curto" => "THAIS" "autor_email" => "thayscutegirl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }