Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BULLYING ESCOLAR: EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre um trabalho que trata do bullying na educação, proposto na disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação I do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo de pesquisa investigar as consequências do fenômeno Bullying na vida dos alunos dentro das escolas pela teoria da psicanálise. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa conforme Minayo (2002), bem como engloba a pesquisa bibliográfica em conformidade com Trivinos (1978) e possui visão exploratória de acordo com Gil (2007). O trabalho analisou as motivações e consequências do bullying e como trabalhar para a solução deste problema no ambiente escolar. O bullying entre estudantes é um dos comportamentos agressivos ainda muito presente na escola e traz consequências danosas para quem é vítima desse tipo de violência. Nesse sentido, é fundamental refletirmos sobre práticas de enfrentamento e superação do bullying na construção de saberes necessários para tecer uma forte rede de proteção para crianças e adolescentes no contexto escolar. Conclui-se que pelo menos uma vez, um aluno já foi vítima de bullying escolar, seja em sua forma física ou psicológica. Posto isso, o trabalho ressaltou a relevância de um ambiente escolar justo e igualitário para os estudantes, assim como contribuiu para maior compreensão do bullying no sistema educacional considerando a psicanálise, destacando-se quais estratégias devem ser adotadas pelo ambiente escolar e pelo docente para o encerramento desse problema que afeta diretamente na vida escolar e pessoal dessas crianças e adolescentes em idade escolar.

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