Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELEVÂNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ALIAR AS METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126002
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2520
    "inscrito_id" => 3958
    "titulo" => "RELEVÂNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ALIAR AS METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "resumo" => "Os espaços escolares estão imersos em situações como racismo, preconceito e discriminação racial. Embora existam legislações que abordem a obrigatoriedade do ensino e da cultura dos povos indígenas, africanos e afrodescendentes, como a lei nº 10.639/2003 e a lei nº 11. 645/2008, na prática essas ações muitas vezes não se concretizam. Os educadores estão, em muitos momentos, despreparados para abordar em suas salas de aula temas tão urgentes e sensíveis como a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), bem como utilizar estratégias diferenciadas que possam promover a reflexão, inclusão, diversidade e respeito. Com base nessa premissa, o estudo em tela, que faz parte de uma dissertação de mestrado, apresenta as representações sociais dos docentes no que se refere a temática da ERER. Investigou e apresenta a relevância, os desafios e as possibilidades de aliar as Metodologias Ativas (MA) e a ERER no contexto escolar para a promoção de uma educação mais justa, igualitária e antirracista. Os autores que fundamentaram a pesquisa foram: Moscovici (2003), Freire (2021), Imbernón (2011), Gomes (2005), Batista (2014), Meijer (2015), Moran (2006, 2018), Paim (2016), dentre outros. O estudo foi exploratório e descritivo, o tipo de pesquisa bibliográfica com levantamento, coleta e análise de dados. Realizou-se pesquisas em plataformas de busca com as palavras-chaves: metodologia ativa e educação antirracista; metodologia ativa e educação para as relações étnico-raciais. Foram encontrados vinte e três trabalhos, entre artigos, dissertações e teses. A partir dos resultados analisados, constatou-se que somente dois artigos e uma dissertação aproximaram-se da temática do estudo. Contudo, o que justifica o estado da arte e o ineditismo deste trabalho é que a proposta abordada versa sobre a formação docente e suas contribuições para os temas. Como produto educacional organizou-se um e-book para orientar e apresentar a aplicabilidade de como associar a MA e a ERER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3958_TB2520_29102025223538.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HARIANE CRISTINE DE CASTRO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "HARIANE COSTA"
    "autor_email" => "harianecosta1330@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126002
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2520
    "inscrito_id" => 3958
    "titulo" => "RELEVÂNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ALIAR AS METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "resumo" => "Os espaços escolares estão imersos em situações como racismo, preconceito e discriminação racial. Embora existam legislações que abordem a obrigatoriedade do ensino e da cultura dos povos indígenas, africanos e afrodescendentes, como a lei nº 10.639/2003 e a lei nº 11. 645/2008, na prática essas ações muitas vezes não se concretizam. Os educadores estão, em muitos momentos, despreparados para abordar em suas salas de aula temas tão urgentes e sensíveis como a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), bem como utilizar estratégias diferenciadas que possam promover a reflexão, inclusão, diversidade e respeito. Com base nessa premissa, o estudo em tela, que faz parte de uma dissertação de mestrado, apresenta as representações sociais dos docentes no que se refere a temática da ERER. Investigou e apresenta a relevância, os desafios e as possibilidades de aliar as Metodologias Ativas (MA) e a ERER no contexto escolar para a promoção de uma educação mais justa, igualitária e antirracista. Os autores que fundamentaram a pesquisa foram: Moscovici (2003), Freire (2021), Imbernón (2011), Gomes (2005), Batista (2014), Meijer (2015), Moran (2006, 2018), Paim (2016), dentre outros. O estudo foi exploratório e descritivo, o tipo de pesquisa bibliográfica com levantamento, coleta e análise de dados. Realizou-se pesquisas em plataformas de busca com as palavras-chaves: metodologia ativa e educação antirracista; metodologia ativa e educação para as relações étnico-raciais. Foram encontrados vinte e três trabalhos, entre artigos, dissertações e teses. A partir dos resultados analisados, constatou-se que somente dois artigos e uma dissertação aproximaram-se da temática do estudo. Contudo, o que justifica o estado da arte e o ineditismo deste trabalho é que a proposta abordada versa sobre a formação docente e suas contribuições para os temas. Como produto educacional organizou-se um e-book para orientar e apresentar a aplicabilidade de como associar a MA e a ERER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3958_TB2520_29102025223538.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HARIANE CRISTINE DE CASTRO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "HARIANE COSTA"
    "autor_email" => "harianecosta1330@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os espaços escolares estão imersos em situações como racismo, preconceito e discriminação racial. Embora existam legislações que abordem a obrigatoriedade do ensino e da cultura dos povos indígenas, africanos e afrodescendentes, como a lei nº 10.639/2003 e a lei nº 11. 645/2008, na prática essas ações muitas vezes não se concretizam. Os educadores estão, em muitos momentos, despreparados para abordar em suas salas de aula temas tão urgentes e sensíveis como a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), bem como utilizar estratégias diferenciadas que possam promover a reflexão, inclusão, diversidade e respeito. Com base nessa premissa, o estudo em tela, que faz parte de uma dissertação de mestrado, apresenta as representações sociais dos docentes no que se refere a temática da ERER. Investigou e apresenta a relevância, os desafios e as possibilidades de aliar as Metodologias Ativas (MA) e a ERER no contexto escolar para a promoção de uma educação mais justa, igualitária e antirracista. Os autores que fundamentaram a pesquisa foram: Moscovici (2003), Freire (2021), Imbernón (2011), Gomes (2005), Batista (2014), Meijer (2015), Moran (2006, 2018), Paim (2016), dentre outros. O estudo foi exploratório e descritivo, o tipo de pesquisa bibliográfica com levantamento, coleta e análise de dados. Realizou-se pesquisas em plataformas de busca com as palavras-chaves: metodologia ativa e educação antirracista; metodologia ativa e educação para as relações étnico-raciais. Foram encontrados vinte e três trabalhos, entre artigos, dissertações e teses. A partir dos resultados analisados, constatou-se que somente dois artigos e uma dissertação aproximaram-se da temática do estudo. Contudo, o que justifica o estado da arte e o ineditismo deste trabalho é que a proposta abordada versa sobre a formação docente e suas contribuições para os temas. Como produto educacional organizou-se um e-book para orientar e apresentar a aplicabilidade de como associar a MA e a ERER.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.