Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES DA EJA SEMIPRESENCIAL, UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126007
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2535
    "inscrito_id" => 4827
    "titulo" => "AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES DA EJA SEMIPRESENCIAL, UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente estudo investiga as estratégias de leitura de quatro estudantes da modalidade EJA semipresencial do CEJA Padre Joaquim Alves. Foi desenvolvido com o objetivo de entender como a leitura e as estratégias de leitura estão presentes na rotina de estudantes do CEJA Padre Joaquim Alves, sujeitos da pesquisa. Para tanto, foram selecionadas quatro estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, junto as quais buscou-se identificar qual é a sua relação com a leitura e verificar as estratégias e objetivos de leitura utilizados pelos sujeitos no ato de ler. As categorias de análise abordadas na pesquisa inserem-se no âmbito das estratégias de leitura abordadas por Isabel Solé (1998). Dentre as estratégias de leitura elencadas pela mesma autora, a “Definição de objetivos de leitura” engloba as subcategorias de análise. Realizou-se assim, uma pesquisa-ação com uma abordagem de natureza qualitativa. Diante disso, foi possível observar que os sujeitos da pesquisa apresentaram um repertório escasso de estratégias de leitura, o que permite a seguinte conclusão: há a necessidade de se investir na ampliação do repertório de estratégias de leitura dos estudantes do CEJA Padre Joaquim Alves para assim, muni-los de habilidades que os ajudem na qualificação do percurso formativo de cada um."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4827_TB2535_30102025155507.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA AGUIAR VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "cristina.vieira335@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126007
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2535
    "inscrito_id" => 4827
    "titulo" => "AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES DA EJA SEMIPRESENCIAL, UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente estudo investiga as estratégias de leitura de quatro estudantes da modalidade EJA semipresencial do CEJA Padre Joaquim Alves. Foi desenvolvido com o objetivo de entender como a leitura e as estratégias de leitura estão presentes na rotina de estudantes do CEJA Padre Joaquim Alves, sujeitos da pesquisa. Para tanto, foram selecionadas quatro estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, junto as quais buscou-se identificar qual é a sua relação com a leitura e verificar as estratégias e objetivos de leitura utilizados pelos sujeitos no ato de ler. As categorias de análise abordadas na pesquisa inserem-se no âmbito das estratégias de leitura abordadas por Isabel Solé (1998). Dentre as estratégias de leitura elencadas pela mesma autora, a “Definição de objetivos de leitura” engloba as subcategorias de análise. Realizou-se assim, uma pesquisa-ação com uma abordagem de natureza qualitativa. Diante disso, foi possível observar que os sujeitos da pesquisa apresentaram um repertório escasso de estratégias de leitura, o que permite a seguinte conclusão: há a necessidade de se investir na ampliação do repertório de estratégias de leitura dos estudantes do CEJA Padre Joaquim Alves para assim, muni-los de habilidades que os ajudem na qualificação do percurso formativo de cada um."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4827_TB2535_30102025155507.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA AGUIAR VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "cristina.vieira335@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga as estratégias de leitura de quatro estudantes da modalidade EJA semipresencial do CEJA Padre Joaquim Alves. Foi desenvolvido com o objetivo de entender como a leitura e as estratégias de leitura estão presentes na rotina de estudantes do CEJA Padre Joaquim Alves, sujeitos da pesquisa. Para tanto, foram selecionadas quatro estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, junto as quais buscou-se identificar qual é a sua relação com a leitura e verificar as estratégias e objetivos de leitura utilizados pelos sujeitos no ato de ler. As categorias de análise abordadas na pesquisa inserem-se no âmbito das estratégias de leitura abordadas por Isabel Solé (1998). Dentre as estratégias de leitura elencadas pela mesma autora, a “Definição de objetivos de leitura” engloba as subcategorias de análise. Realizou-se assim, uma pesquisa-ação com uma abordagem de natureza qualitativa. Diante disso, foi possível observar que os sujeitos da pesquisa apresentaram um repertório escasso de estratégias de leitura, o que permite a seguinte conclusão: há a necessidade de se investir na ampliação do repertório de estratégias de leitura dos estudantes do CEJA Padre Joaquim Alves para assim, muni-los de habilidades que os ajudem na qualificação do percurso formativo de cada um.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.