PRÁTICA PEDAGÓGICA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE BAIXA VISÃO
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Adicionalmente, muitos alunos com baixa visão não dispõem de materiais adaptados às suas necessidades, o que dificulta o acompanhamento e o estudo do conteúdo das disciplinas. Este artigo descreve uma atividade para o ensino de Ciências, planejada com o objetivo de promover a inclusão de um aluno com baixa visão no 7º ano do Ensino Fundamental II. A proposta original consistia em um caça-palavras sobre o sistema solar. Em virtude da presença de um estudante com baixa visão na turma, a atividade foi adaptada por meio da ampliação da fonte, visando facilitar a visualização e a autonomia do aluno. Essa experiência, realizada durante o estágio obrigatório, revelou que pequenas modificações pedagógicas podem gerar um impacto significativo no aprendizado de alunos com deficiência visual, resultando em melhor desempenho e maior envolvimento na atividade. O relato do aluno, que comparou o material adaptado a um calendário, demonstra a importância de um olhar atento às necessidades individuais e da implementação de estratégias de acessibilidade. Essa prática pedagógica de acessibilidade mostrou-se fundamental para o sucesso da atividade. Este estudo de caso demonstra que a acessibilidade na educação não depende necessariamente de recursos tecnológicos complexos, mas da aplicação de ajustes simples e personalizados que garantam a equidade e a participação de todos os estudantes." 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