O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM OIAPOQUE/AP
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126021 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2559 "inscrito_id" => 3034 "titulo" => "O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM OIAPOQUE/AP" "resumo" => "O presente artigo apresenta a experiência do estágio supervisionado em regência, componente curricular do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II, do curso de Licenciatura em Letras – Português e Francês da Universidade Federal do Amapá, campus Binacional. A metodologia adotada para a elaboração deste relato de experiência seguiu uma abordagem descritivo-analítica, estruturada em etapas bem definidas, a fim de garantir a coerência e a objetividade do conteúdo apresentado. O estágio foi realizado em duas escolas: a Escola Municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva e a Escola Estadual Joaquim Nabuco, nos níveis de Ensino Fundamental II e Médio. A temática abordada foi o uso do lúdico como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa, fundamentada nas teorias de Vygotsky (1998) e Piaget (1978), que destacam o papel das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. A prática docente foi estruturada em aulas dinâmicas, utilizando jogos, atividades interativas e leitura de textos literários, buscando promover maior engajamento e facilitar o processo de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a introdução de práticas lúdicas contribuiu significativamente para a participação ativa dos alunos, estimulando a leitura, a interpretação textual e a compreensão de conceitos gramaticais, como vozes verbais e características do Arcadismo. No entanto, também foi constatado que fatores como a falta de recursos tecnológicos e a agitação em sala de aula representam desafios para a aplicação eficaz dessas metodologias. Conclui-se que o lúdico é uma estratégia valiosa para potencializar a aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e colaborativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3034_TB2559_30102025222456.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MARTINS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "martinsmirandalarissa2019@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126021 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2559 "inscrito_id" => 3034 "titulo" => "O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM OIAPOQUE/AP" "resumo" => "O presente artigo apresenta a experiência do estágio supervisionado em regência, componente curricular do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II, do curso de Licenciatura em Letras – Português e Francês da Universidade Federal do Amapá, campus Binacional. A metodologia adotada para a elaboração deste relato de experiência seguiu uma abordagem descritivo-analítica, estruturada em etapas bem definidas, a fim de garantir a coerência e a objetividade do conteúdo apresentado. O estágio foi realizado em duas escolas: a Escola Municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva e a Escola Estadual Joaquim Nabuco, nos níveis de Ensino Fundamental II e Médio. A temática abordada foi o uso do lúdico como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa, fundamentada nas teorias de Vygotsky (1998) e Piaget (1978), que destacam o papel das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. A prática docente foi estruturada em aulas dinâmicas, utilizando jogos, atividades interativas e leitura de textos literários, buscando promover maior engajamento e facilitar o processo de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a introdução de práticas lúdicas contribuiu significativamente para a participação ativa dos alunos, estimulando a leitura, a interpretação textual e a compreensão de conceitos gramaticais, como vozes verbais e características do Arcadismo. No entanto, também foi constatado que fatores como a falta de recursos tecnológicos e a agitação em sala de aula representam desafios para a aplicação eficaz dessas metodologias. Conclui-se que o lúdico é uma estratégia valiosa para potencializar a aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e colaborativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3034_TB2559_30102025222456.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MARTINS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "martinsmirandalarissa2019@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }