Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM UMA CRECHE DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Infantil no Brasil tem uma trajetória marcada por desafios históricos e conceituais. Inicialmente, essa etapa tinha um caráter assistencialista e demorou a ser reconhecida como parte do processo educacional formal. A inclusão de crianças com deficiência foi ainda mais complexa, pois essas crianças eram frequentemente excluídas do sistema educacional devido a estigmas e preconceitos. Porém, com o avanço das políticas públicas e mudanças nas concepções de infância, a inclusão passou a ser vista como um direito, e a educação infantil se tornou um campo importante para promover a igualdade de oportunidades Este estudo foca na inclusão de crianças típicas e atípicas em uma creche da Zona da Mata de Pernambuco, uma região caracterizada por grande diversidade cultural e social. O problema da pesquisa investiga como os educadores dessa região compreendem e implementam a inclusão na prática. A justificativa para a pesquisa está na importância da educação infantil para o desenvolvimento humano e na necessidade de garantir acesso à educação para todas as crianças. O objetivo geral é compreender a concepção de inclusão na Educação Infantil a partir da perspectiva dos educadores de uma creche na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Já os objetivos específicos incluem explorar as concepções dos educadores sobre criança e inclusão, e identificar os desafios enfrentados na promoção da inclusão. O estudo visa contribuir para a melhoria das práticas inclusivas e a construção de um ambiente educativo mais equitativo. Os resultados apontaram que a infância é um período de experiências diversificadas que moldam os indivíduos; Que a inclusão na educação é um conceito complexo que envolve a valorização da diversidade e a promoção da igualdade e sua implementação nos ambientes educacionais enfrenta desafios. A formação dos educadores é fundamental, mas é necessário uma formação continuada e aprofundada para a promoção da inclusão. Outro aspecto apontado diz respeito a criação de ambiente inclusivos, que são considerados essenciais para a promoção da inclusão.

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