Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NO MEIO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126039
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2606
    "inscrito_id" => 6945
    "titulo" => "OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NO MEIO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa realizada durante o Estágio Obrigatório em gestão/coordenação de uma Escola de Referência em Ensino Médio situada no município de Glória do Goitá. As autoras compartilham suas vivências e os novos conhecimentos adquiridos durante o período de estágio, destacando a preocupação com o aumento da ansiedade entre os jovens e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem, reiterada pela Gestão da escola que também apresentou uma preocupação com essa situação. Assim, este estudo se baseia em Pimenta e Lima (2006), quando afirmam que o estágio pode ser visto como uma forma de pesquisa, pois permite a análise das práticas escolares, promovendo a conexão entre teoria e realidade. Ademais, o aumento da ansiedade juvenil foi observado, com o período pandêmico sendo um dos principais fatores que contribuíram para esse crescimento. Brandão (2008) destaca a importância de refletir sobre a construção da identidade ao longo da vida, enfatizando que a trajetória de vida é um processo dinâmico de interação entre o indivíduo e seu contexto social e cultural. O artigo também explora a importância da pesquisa no estágio supervisionado, abordando os desafios enfrentados pelas discentes e os processos adotados. Benetti e Oliveira (2016) ressaltam que escrever sobre experiências e sentimentos tem um valor terapêutico significativo, contribuindo para a reflexão e autoconhecimento. Com uma abordagem terapêutica, o artigo destaca o papel da escrita e da arte no enfrentamento das dificuldades emocionais, proporcionando conforto e promovendo o bem-estar físico e mental. A pesquisa reforça a importância de compreender o estudante como um ser em formação, sugerindo que ele deve ser visto além do ambiente escolar, considerando suas necessidades emocionais e sociais para seu desenvolvimento integral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6945_TB2606_15102025232919.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELIONAY DOS SANTOS CARMO"
    "autor_nome_curto" => "WELIONAY CARMO"
    "autor_email" => "welionay.carmo@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126039
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2606
    "inscrito_id" => 6945
    "titulo" => "OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NO MEIO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa realizada durante o Estágio Obrigatório em gestão/coordenação de uma Escola de Referência em Ensino Médio situada no município de Glória do Goitá. As autoras compartilham suas vivências e os novos conhecimentos adquiridos durante o período de estágio, destacando a preocupação com o aumento da ansiedade entre os jovens e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem, reiterada pela Gestão da escola que também apresentou uma preocupação com essa situação. Assim, este estudo se baseia em Pimenta e Lima (2006), quando afirmam que o estágio pode ser visto como uma forma de pesquisa, pois permite a análise das práticas escolares, promovendo a conexão entre teoria e realidade. Ademais, o aumento da ansiedade juvenil foi observado, com o período pandêmico sendo um dos principais fatores que contribuíram para esse crescimento. Brandão (2008) destaca a importância de refletir sobre a construção da identidade ao longo da vida, enfatizando que a trajetória de vida é um processo dinâmico de interação entre o indivíduo e seu contexto social e cultural. O artigo também explora a importância da pesquisa no estágio supervisionado, abordando os desafios enfrentados pelas discentes e os processos adotados. Benetti e Oliveira (2016) ressaltam que escrever sobre experiências e sentimentos tem um valor terapêutico significativo, contribuindo para a reflexão e autoconhecimento. Com uma abordagem terapêutica, o artigo destaca o papel da escrita e da arte no enfrentamento das dificuldades emocionais, proporcionando conforto e promovendo o bem-estar físico e mental. A pesquisa reforça a importância de compreender o estudante como um ser em formação, sugerindo que ele deve ser visto além do ambiente escolar, considerando suas necessidades emocionais e sociais para seu desenvolvimento integral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6945_TB2606_15102025232919.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELIONAY DOS SANTOS CARMO"
    "autor_nome_curto" => "WELIONAY CARMO"
    "autor_email" => "welionay.carmo@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa realizada durante o Estágio Obrigatório em gestão/coordenação de uma Escola de Referência em Ensino Médio situada no município de Glória do Goitá. As autoras compartilham suas vivências e os novos conhecimentos adquiridos durante o período de estágio, destacando a preocupação com o aumento da ansiedade entre os jovens e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem, reiterada pela Gestão da escola que também apresentou uma preocupação com essa situação. Assim, este estudo se baseia em Pimenta e Lima (2006), quando afirmam que o estágio pode ser visto como uma forma de pesquisa, pois permite a análise das práticas escolares, promovendo a conexão entre teoria e realidade. Ademais, o aumento da ansiedade juvenil foi observado, com o período pandêmico sendo um dos principais fatores que contribuíram para esse crescimento. Brandão (2008) destaca a importância de refletir sobre a construção da identidade ao longo da vida, enfatizando que a trajetória de vida é um processo dinâmico de interação entre o indivíduo e seu contexto social e cultural. O artigo também explora a importância da pesquisa no estágio supervisionado, abordando os desafios enfrentados pelas discentes e os processos adotados. Benetti e Oliveira (2016) ressaltam que escrever sobre experiências e sentimentos tem um valor terapêutico significativo, contribuindo para a reflexão e autoconhecimento. Com uma abordagem terapêutica, o artigo destaca o papel da escrita e da arte no enfrentamento das dificuldades emocionais, proporcionando conforto e promovendo o bem-estar físico e mental. A pesquisa reforça a importância de compreender o estudante como um ser em formação, sugerindo que ele deve ser visto além do ambiente escolar, considerando suas necessidades emocionais e sociais para seu desenvolvimento integral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.