O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126041 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2611 "inscrito_id" => 8184 "titulo" => "O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS" "resumo" => "RESUMO O artigo "O Impacto da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) na Alfabetização de Crianças Autistas" analisa a eficácia e relevância da CAA no processo de ensino da leitura e escrita para crianças com Autismo. A CAA é uma abordagem de caráter interdisciplinar que oferece alternativas à comunicação oral, utilizando recursos como pictogramas, símbolos gráficos e dispositivos tecnológicos para auxiliar indivíduos com dificuldades comunicativas. A utililização da CAA no processo de alfabetização do estudante com autismo pode oferecer acessibilidade comunicativa, visto que a aquisição da leitura e escrita não ocorrem sem a mediação e interação entre os sujeitos inseridos em um determinado contexto social. Esta aprendizagem é mediada e transmitida historicamente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de casos práticos de alfabetização mediada pela CAA. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos sobre tecnologia assistiva, acessibilidade comunicativa e desenvolvimento da linguagem em crianças autistas. Entre os principais teóricos utilizados, destacam-se Lemos (2024), que explora as contribuições do aplicativo TEAlfabetizar para o ensino de crianças autistas, e Santos et al. (2024), que analisam o impacto das tecnologias assistivas de alta complexidade na comunicação e aprendizagem de estudantes com TEA. Os resultados evidenciam que a CAA melhora o engajamento e a participação de crianças autistas no ambiente escolar, promovendo avanços na aquisição da leitura e escrita. No entanto, desafios como a necessidade de formação específica dos professores e a adaptação dos materiais didáticos ainda são obstáculos para a implementação eficaz da CAA na prática pedagógica. Conclui-se que a CAA é uma ferramenta fundamental para a alfabetização de crianças com autismo numa perspectiva de educação inclusiva, desde que integrada a estratégias pedagógicas adequadas e adaptadas às necessidades individuais dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8184_TB2611_30102025214115.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA MUNIQUE DE MELO COSTA" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA COSTA" "autor_email" => "valquiria.1036190@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126041 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2611 "inscrito_id" => 8184 "titulo" => "O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS" "resumo" => "RESUMO O artigo "O Impacto da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) na Alfabetização de Crianças Autistas" analisa a eficácia e relevância da CAA no processo de ensino da leitura e escrita para crianças com Autismo. A CAA é uma abordagem de caráter interdisciplinar que oferece alternativas à comunicação oral, utilizando recursos como pictogramas, símbolos gráficos e dispositivos tecnológicos para auxiliar indivíduos com dificuldades comunicativas. A utililização da CAA no processo de alfabetização do estudante com autismo pode oferecer acessibilidade comunicativa, visto que a aquisição da leitura e escrita não ocorrem sem a mediação e interação entre os sujeitos inseridos em um determinado contexto social. Esta aprendizagem é mediada e transmitida historicamente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de casos práticos de alfabetização mediada pela CAA. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos sobre tecnologia assistiva, acessibilidade comunicativa e desenvolvimento da linguagem em crianças autistas. Entre os principais teóricos utilizados, destacam-se Lemos (2024), que explora as contribuições do aplicativo TEAlfabetizar para o ensino de crianças autistas, e Santos et al. (2024), que analisam o impacto das tecnologias assistivas de alta complexidade na comunicação e aprendizagem de estudantes com TEA. Os resultados evidenciam que a CAA melhora o engajamento e a participação de crianças autistas no ambiente escolar, promovendo avanços na aquisição da leitura e escrita. No entanto, desafios como a necessidade de formação específica dos professores e a adaptação dos materiais didáticos ainda são obstáculos para a implementação eficaz da CAA na prática pedagógica. Conclui-se que a CAA é uma ferramenta fundamental para a alfabetização de crianças com autismo numa perspectiva de educação inclusiva, desde que integrada a estratégias pedagógicas adequadas e adaptadas às necessidades individuais dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8184_TB2611_30102025214115.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA MUNIQUE DE MELO COSTA" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA COSTA" "autor_email" => "valquiria.1036190@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }