Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO O artigo "O Impacto da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) na Alfabetização de Crianças Autistas" analisa a eficácia e relevância da CAA no processo de ensino da leitura e escrita para crianças com Autismo. A CAA é uma abordagem de caráter interdisciplinar que oferece alternativas à comunicação oral, utilizando recursos como pictogramas, símbolos gráficos e dispositivos tecnológicos para auxiliar indivíduos com dificuldades comunicativas. A utililização da CAA no processo de alfabetização do estudante com autismo pode oferecer acessibilidade comunicativa, visto que a aquisição da leitura e escrita não ocorrem sem a mediação e interação entre os sujeitos inseridos em um determinado contexto social. Esta aprendizagem é mediada e transmitida historicamente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de casos práticos de alfabetização mediada pela CAA. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos sobre tecnologia assistiva, acessibilidade comunicativa e desenvolvimento da linguagem em crianças autistas. Entre os principais teóricos utilizados, destacam-se Lemos (2024), que explora as contribuições do aplicativo TEAlfabetizar para o ensino de crianças autistas, e Santos et al. (2024), que analisam o impacto das tecnologias assistivas de alta complexidade na comunicação e aprendizagem de estudantes com TEA. Os resultados evidenciam que a CAA melhora o engajamento e a participação de crianças autistas no ambiente escolar, promovendo avanços na aquisição da leitura e escrita. No entanto, desafios como a necessidade de formação específica dos professores e a adaptação dos materiais didáticos ainda são obstáculos para a implementação eficaz da CAA na prática pedagógica. Conclui-se que a CAA é uma ferramenta fundamental para a alfabetização de crianças com autismo numa perspectiva de educação inclusiva, desde que integrada a estratégias pedagógicas adequadas e adaptadas às necessidades individuais dos alunos.

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