FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA: UM OLHAR ACERCA DAS ORIENTAÇÕES AVALIATIVAS NA PERSPECTIVA TEORICA DA AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126047 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2623 "inscrito_id" => 6738 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA: UM OLHAR ACERCA DAS ORIENTAÇÕES AVALIATIVAS NA PERSPECTIVA TEORICA DA AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este estudo apresenta a seguinte inquietação: quais as orientações acerca da avaliação da aprendizagem contidas no PPC de Pedagogia e suas relações com as novas perspectivas da avaliação? Diante disso, tivemos o seguinte objetivo: Analisar as orientações contidas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Formação de Professores em Pedagogia referentes à avaliação e suas relações com as novas perspectivas da Avaliação. A pesquisa tem natureza aplicada, com abordagem qualitativa e, para isso, foi analisado o PPC de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior da Rede Privada de Pernambuco, denominada, nesta pesquisa de Instituição A. Para isso, a análise foi realizada à luz da Teoria da Avaliação da Experiência Pedagógica (TAEP) de Viana (2023), considerando seus Postulado Fundamental, Corolário, princípios e Pressupostos. Ao final da pesquisa, observamos que o PPC da Instituição A, aproxima-se da TAEP com relação ao reconhecimento da importância de métodos avaliativos diversos, enfatizando a avaliação como um processo contínuo, destacando um ambiente avaliativo acolhedor e sensível às necessidades das estudantes; estimulo à proatividade e o pensamento crítico, fortalecendo a autonomia dos estudantes e sua capacidade de gerenciar o próprio aprendizado. No entanto, para se aproximar mais da TAEP, que valoriza a participação ativa dos sujeitos, é necessário reduzir a ênfase na certificação e fortalecer abordagens dialógicas. Ressaltamos a necessidade de reformular a cultura avaliativa, desde as suas orientações no PPC para que as novas perspectivas sejam uma realidade na Formação de Professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6738_TB2623_14102025201836.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA ISABELLA RAMOS DE LIRA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA LIRA" "autor_email" => "juliaisa0310@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126047 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2623 "inscrito_id" => 6738 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA: UM OLHAR ACERCA DAS ORIENTAÇÕES AVALIATIVAS NA PERSPECTIVA TEORICA DA AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este estudo apresenta a seguinte inquietação: quais as orientações acerca da avaliação da aprendizagem contidas no PPC de Pedagogia e suas relações com as novas perspectivas da avaliação? Diante disso, tivemos o seguinte objetivo: Analisar as orientações contidas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Formação de Professores em Pedagogia referentes à avaliação e suas relações com as novas perspectivas da Avaliação. A pesquisa tem natureza aplicada, com abordagem qualitativa e, para isso, foi analisado o PPC de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior da Rede Privada de Pernambuco, denominada, nesta pesquisa de Instituição A. Para isso, a análise foi realizada à luz da Teoria da Avaliação da Experiência Pedagógica (TAEP) de Viana (2023), considerando seus Postulado Fundamental, Corolário, princípios e Pressupostos. Ao final da pesquisa, observamos que o PPC da Instituição A, aproxima-se da TAEP com relação ao reconhecimento da importância de métodos avaliativos diversos, enfatizando a avaliação como um processo contínuo, destacando um ambiente avaliativo acolhedor e sensível às necessidades das estudantes; estimulo à proatividade e o pensamento crítico, fortalecendo a autonomia dos estudantes e sua capacidade de gerenciar o próprio aprendizado. No entanto, para se aproximar mais da TAEP, que valoriza a participação ativa dos sujeitos, é necessário reduzir a ênfase na certificação e fortalecer abordagens dialógicas. Ressaltamos a necessidade de reformular a cultura avaliativa, desde as suas orientações no PPC para que as novas perspectivas sejam uma realidade na Formação de Professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6738_TB2623_14102025201836.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA ISABELLA RAMOS DE LIRA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA LIRA" "autor_email" => "juliaisa0310@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }