Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA: UM OLHAR ACERCA DAS ORIENTAÇÕES AVALIATIVAS NA PERSPECTIVA TEORICA DA AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo apresenta a seguinte inquietação: quais as orientações acerca da avaliação da aprendizagem contidas no PPC de Pedagogia e suas relações com as novas perspectivas da avaliação? Diante disso, tivemos o seguinte objetivo: Analisar as orientações contidas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Formação de Professores em Pedagogia referentes à avaliação e suas relações com as novas perspectivas da Avaliação. A pesquisa tem natureza aplicada, com abordagem qualitativa e, para isso, foi analisado o PPC de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior da Rede Privada de Pernambuco, denominada, nesta pesquisa de Instituição A. Para isso, a análise foi realizada à luz da Teoria da Avaliação da Experiência Pedagógica (TAEP) de Viana (2023), considerando seus Postulado Fundamental, Corolário, princípios e Pressupostos. Ao final da pesquisa, observamos que o PPC da Instituição A, aproxima-se da TAEP com relação ao reconhecimento da importância de métodos avaliativos diversos, enfatizando a avaliação como um processo contínuo, destacando um ambiente avaliativo acolhedor e sensível às necessidades das estudantes; estimulo à proatividade e o pensamento crítico, fortalecendo a autonomia dos estudantes e sua capacidade de gerenciar o próprio aprendizado. No entanto, para se aproximar mais da TAEP, que valoriza a participação ativa dos sujeitos, é necessário reduzir a ênfase na certificação e fortalecer abordagens dialógicas. Ressaltamos a necessidade de reformular a cultura avaliativa, desde as suas orientações no PPC para que as novas perspectivas sejam uma realidade na Formação de Professores.

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