JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126051 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2630 "inscrito_id" => 5776 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA." "resumo" => "Brincadeiras e jogos fazem parte de nossa vida, principalmente na infância. Dessa forma, podemos pensar em como aproveitar os jogos para auxiliar na compreensão de noções matemáticas com crianças ainda pequenas, quando iniciam sua trajetória escolar. A partir dessa ideia surge a presente pesquisa que tem como objetivo analisar a importância dos jogos matemáticos de modo lúdico e sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Para isso, foram realizados estudos baseados em revisão bibliográfica a partir das obras de Kishimoto (1993, 1998, 2001) e Piaget (1964), que discutem a relação entre o brincar e a aprendizagem, enfatizando o potencial dos jogos como recurso didático (Grando, 2005). Além disso, este estudo dialoga com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que ressalta a relevância das interações e brincadeiras na construção do conhecimento matemático na Educação Infantil. Assim, partimos do pressuposto que o uso de jogos para o desenvolvimento de noções matemáticas, pode favorecer a aprendizagem e, ainda, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento social e emocional das crianças, promovendo um ambiente educacional mais lúdico. Em síntese, este estudo apresenta algumas possibilidades de uso de jogos na educação infantil para reflexão de ideias como localização, lateralidade, construção do conceito de número e ideia de contagem, sempre levando em consideração o contexto social da criança e mantendo a característica lúdica, que é essencial para o desenvolvimento infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5776_TB2630_28102025154312.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA DE PONTES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ERICA Pontes" "autor_email" => "ericapontes004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126051 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2630 "inscrito_id" => 5776 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA." "resumo" => "Brincadeiras e jogos fazem parte de nossa vida, principalmente na infância. Dessa forma, podemos pensar em como aproveitar os jogos para auxiliar na compreensão de noções matemáticas com crianças ainda pequenas, quando iniciam sua trajetória escolar. A partir dessa ideia surge a presente pesquisa que tem como objetivo analisar a importância dos jogos matemáticos de modo lúdico e sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Para isso, foram realizados estudos baseados em revisão bibliográfica a partir das obras de Kishimoto (1993, 1998, 2001) e Piaget (1964), que discutem a relação entre o brincar e a aprendizagem, enfatizando o potencial dos jogos como recurso didático (Grando, 2005). Além disso, este estudo dialoga com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que ressalta a relevância das interações e brincadeiras na construção do conhecimento matemático na Educação Infantil. Assim, partimos do pressuposto que o uso de jogos para o desenvolvimento de noções matemáticas, pode favorecer a aprendizagem e, ainda, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento social e emocional das crianças, promovendo um ambiente educacional mais lúdico. Em síntese, este estudo apresenta algumas possibilidades de uso de jogos na educação infantil para reflexão de ideias como localização, lateralidade, construção do conceito de número e ideia de contagem, sempre levando em consideração o contexto social da criança e mantendo a característica lúdica, que é essencial para o desenvolvimento infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5776_TB2630_28102025154312.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA DE PONTES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ERICA Pontes" "autor_email" => "ericapontes004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }