PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS DO XII EPEA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126052 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2631 "inscrito_id" => 10096 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS DO XII EPEA" "resumo" => "Muitos trabalhos que têm a escola como eixo de produção de pesquisas e conhecimentos vêm sendo desenvolvidos na área de Educação Ambiental (EA). Nesse contexto, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), se consagra como um campo profícuo de produção de saberes e práticas envolvendo EA, possuindo um Grupo de Discussão e Pesquisa sobre Educação Ambiental no contexto escolar (GDPEACE), voltado a receber pesquisas com foco na realidade educacional. Este artigo tem como objetivo analisar práticas educativas presentes nos artigos aprovados no XII EPEA vinculados ao GDPEACE. A pesquisa também traz um olhar para a relação entre universidade e escola, destacando a necessidade de uma abordagem crítica e transformadora da EA no ambiente escolar. Investigamos os principais conceitos teóricos utilizados, a abordagem metodológica aplicada e os principais resultados encontrados nas pesquisas, com o intuito de valorizar a Educação Ambiental escolar. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de tipo bibliográfica e teve como corpus 54 artigos aprovados no GDPEACE do XII EPEA. Esses artigos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados preliminares indicam uma escassez de pesquisas voltadas a práticas efetivas nas escolas, visto que a maioria dos trabalhos analisados são de natureza teórica ou apenas apresentam propostas didáticas. Os trabalhos que apresentam uma dimensão prática ainda carecem de apofundamento teórico-metodológico, no sentido de explicitar o porquê da prática e como a mesma foi desenvolvida. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para sinalizar para a área sobre a necessidade de investimento em práticas educativas sobre EA nas escolas, visto o potencial que possuem para enfrentar as desigualdades e injustiças socioambientais em contextos de emergência planetária. Assim concluímos que é importante que hajam práticas colaborativas entre instituições acadêmicas e escolares no sentido de que essas articulações possam contribuir para a formação e atuação crítica dos estudantes em suas realidades de vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10096_TB2631_30102025162155.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAN RABELO MAIA VELLOSO" "autor_nome_curto" => "Dan Velloso" "autor_email" => "danvelloso7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126052 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2631 "inscrito_id" => 10096 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS DO XII EPEA" "resumo" => "Muitos trabalhos que têm a escola como eixo de produção de pesquisas e conhecimentos vêm sendo desenvolvidos na área de Educação Ambiental (EA). Nesse contexto, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), se consagra como um campo profícuo de produção de saberes e práticas envolvendo EA, possuindo um Grupo de Discussão e Pesquisa sobre Educação Ambiental no contexto escolar (GDPEACE), voltado a receber pesquisas com foco na realidade educacional. Este artigo tem como objetivo analisar práticas educativas presentes nos artigos aprovados no XII EPEA vinculados ao GDPEACE. A pesquisa também traz um olhar para a relação entre universidade e escola, destacando a necessidade de uma abordagem crítica e transformadora da EA no ambiente escolar. Investigamos os principais conceitos teóricos utilizados, a abordagem metodológica aplicada e os principais resultados encontrados nas pesquisas, com o intuito de valorizar a Educação Ambiental escolar. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de tipo bibliográfica e teve como corpus 54 artigos aprovados no GDPEACE do XII EPEA. Esses artigos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados preliminares indicam uma escassez de pesquisas voltadas a práticas efetivas nas escolas, visto que a maioria dos trabalhos analisados são de natureza teórica ou apenas apresentam propostas didáticas. Os trabalhos que apresentam uma dimensão prática ainda carecem de apofundamento teórico-metodológico, no sentido de explicitar o porquê da prática e como a mesma foi desenvolvida. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para sinalizar para a área sobre a necessidade de investimento em práticas educativas sobre EA nas escolas, visto o potencial que possuem para enfrentar as desigualdades e injustiças socioambientais em contextos de emergência planetária. Assim concluímos que é importante que hajam práticas colaborativas entre instituições acadêmicas e escolares no sentido de que essas articulações possam contribuir para a formação e atuação crítica dos estudantes em suas realidades de vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10096_TB2631_30102025162155.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAN RABELO MAIA VELLOSO" "autor_nome_curto" => "Dan Velloso" "autor_email" => "danvelloso7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }