Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS DO XII EPEA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Muitos trabalhos que têm a escola como eixo de produção de pesquisas e conhecimentos vêm sendo desenvolvidos na área de Educação Ambiental (EA). Nesse contexto, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), se consagra como um campo profícuo de produção de saberes e práticas envolvendo EA, possuindo um Grupo de Discussão e Pesquisa sobre Educação Ambiental no contexto escolar (GDPEACE), voltado a receber pesquisas com foco na realidade educacional. Este artigo tem como objetivo analisar práticas educativas presentes nos artigos aprovados no XII EPEA vinculados ao GDPEACE. A pesquisa também traz um olhar para a relação entre universidade e escola, destacando a necessidade de uma abordagem crítica e transformadora da EA no ambiente escolar. Investigamos os principais conceitos teóricos utilizados, a abordagem metodológica aplicada e os principais resultados encontrados nas pesquisas, com o intuito de valorizar a Educação Ambiental escolar. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de tipo bibliográfica e teve como corpus 54 artigos aprovados no GDPEACE do XII EPEA. Esses artigos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados preliminares indicam uma escassez de pesquisas voltadas a práticas efetivas nas escolas, visto que a maioria dos trabalhos analisados são de natureza teórica ou apenas apresentam propostas didáticas. Os trabalhos que apresentam uma dimensão prática ainda carecem de apofundamento teórico-metodológico, no sentido de explicitar o porquê da prática e como a mesma foi desenvolvida. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para sinalizar para a área sobre a necessidade de investimento em práticas educativas sobre EA nas escolas, visto o potencial que possuem para enfrentar as desigualdades e injustiças socioambientais em contextos de emergência planetária. Assim concluímos que é importante que hajam práticas colaborativas entre instituições acadêmicas e escolares no sentido de que essas articulações possam contribuir para a formação e atuação crítica dos estudantes em suas realidades de vida.

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