CONTRIBUIÇÕES DA IA GENERATIVA NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE SURDOS: EXPLORANDO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E ACESSIBILIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126057 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2640 "inscrito_id" => 3043 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA IA GENERATIVA NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE SURDOS: EXPLORANDO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E ACESSIBILIDADE" "resumo" => "A inclusão educacional de estudantes surdos enfrenta desafios devido às barreiras de comunicação, especialmente pela diferença estrutural entre a Língua Brasileira de Sinais LIBRAS e a Língua Portuguesa. Essas diferenças dificultam o acesso à informação e ao aprendizado, tornando necessária a adoção de soluções inovadoras para mitigar tais obstáculos. Nesse contexto, a Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) surge como uma tecnologia promissora para apoiar a educação inclusiva, permitindo novas formas de acessibilidade e personalização do ensino para estudantes surdos. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo identificar e analisar ferramentas que utilizam IA Generativa para apoiar o aprendizado de alunos surdos, investigando suas funcionalidades, aplicabilidades e impactos na inclusão educacional. A pesquisa seguiu uma abordagem bibliográfica, baseada na consulta a fontes acadêmicas e científicas, incluindo Scielo, Google Acadêmico, Qedu, IEEE Xplore, ScienceDirect, SpringerLink e Porta CAPES. Foram analisados pesquisas que descrevem aplicações da IA Generativa voltadas para a acessibilidade educacional, com foco em soluções que beneficiem estudantes surdos. Como resultado, foram identificadas ferramentas como tradutores automáticos, chatbots e assistentes virtuais acessíveis, geradores de conteúdo adaptativo, avatares virtuais para o ensino de Libras e ferramentas de reconhecimento de sinais, que interpretam gestos em Libras e os traduzem para texto, auxiliando na comunicação bidirecional entre alunos surdos e educadores. Os resultados demonstram que as ferramentas baseadas em IA Generativa possuem um grande potencial para impulsionar a inclusão educacional de estudantes surdos, contribuindo para a superação de barreiras linguísticas e ampliando o acesso ao conhecimento. No entanto, desafios persistem, como aprimorar a precisão das traduções, adaptar conteúdos culturalmente e integrar essas tecnologias ao ambiente escolar. Apesar das limitações, os avanços na IA Generativa oferecem perspectivas promissoras para um ensino mais acessível e inclusivo, sendo um recurso valioso para promover a equidade educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3043_TB2640_30102025144223.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA ROCHA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA" "autor_email" => "sam.souza1@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126057 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2640 "inscrito_id" => 3043 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA IA GENERATIVA NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE SURDOS: EXPLORANDO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E ACESSIBILIDADE" "resumo" => "A inclusão educacional de estudantes surdos enfrenta desafios devido às barreiras de comunicação, especialmente pela diferença estrutural entre a Língua Brasileira de Sinais LIBRAS e a Língua Portuguesa. Essas diferenças dificultam o acesso à informação e ao aprendizado, tornando necessária a adoção de soluções inovadoras para mitigar tais obstáculos. Nesse contexto, a Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) surge como uma tecnologia promissora para apoiar a educação inclusiva, permitindo novas formas de acessibilidade e personalização do ensino para estudantes surdos. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo identificar e analisar ferramentas que utilizam IA Generativa para apoiar o aprendizado de alunos surdos, investigando suas funcionalidades, aplicabilidades e impactos na inclusão educacional. A pesquisa seguiu uma abordagem bibliográfica, baseada na consulta a fontes acadêmicas e científicas, incluindo Scielo, Google Acadêmico, Qedu, IEEE Xplore, ScienceDirect, SpringerLink e Porta CAPES. Foram analisados pesquisas que descrevem aplicações da IA Generativa voltadas para a acessibilidade educacional, com foco em soluções que beneficiem estudantes surdos. Como resultado, foram identificadas ferramentas como tradutores automáticos, chatbots e assistentes virtuais acessíveis, geradores de conteúdo adaptativo, avatares virtuais para o ensino de Libras e ferramentas de reconhecimento de sinais, que interpretam gestos em Libras e os traduzem para texto, auxiliando na comunicação bidirecional entre alunos surdos e educadores. Os resultados demonstram que as ferramentas baseadas em IA Generativa possuem um grande potencial para impulsionar a inclusão educacional de estudantes surdos, contribuindo para a superação de barreiras linguísticas e ampliando o acesso ao conhecimento. No entanto, desafios persistem, como aprimorar a precisão das traduções, adaptar conteúdos culturalmente e integrar essas tecnologias ao ambiente escolar. Apesar das limitações, os avanços na IA Generativa oferecem perspectivas promissoras para um ensino mais acessível e inclusivo, sendo um recurso valioso para promover a equidade educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3043_TB2640_30102025144223.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA ROCHA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA" "autor_email" => "sam.souza1@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }