Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABORES E SABERES: UM PROJETO DE CULINÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA JOVENS E ADULTOS SURDOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O cenário educacional brasileiro a partir da Lei nº 14.191/2021 inseriu a educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), como modalidade de ensino independente. Nesse sentido, a educação bilíngue tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda. Desse modo, suscita inevitavelmente refletir práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral desses sujeitos. Esta pesquisa exploratória, teve por objetivo avaliar práticas utilizadas em um projeto de culinária realizado em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com alunos surdos, da rede Municipal de Alegrete-RS. Com a finalidade de desenvolver habilidades nas diferentes áreas do conhecimento, o projeto foi organizado pela professora da turma e contou com o apoio de uma professora surda e uma tradutora e intérprete de libras, a fim de garantir o ensino na perspectiva da educação bilíngue e pedagogia surda Formozo (2019). O enfoque deste estudo é de cunho qualitativo e faz parte de uma pesquisa-ação (Thiollent, 1985), realizada durante o ano letivo de 2024. Foram sujeitos de pesquisa 15 estudantes surdos que, semanalmente, participaram das oficinas de culinária. Para a avaliação das oficinas os dados foram coletados por meio de questionários direcionados aos participantes. Os resultados obtidos revelaram que os recursos adotados durante as oficinas com a utilização da Libras e materiais didáticos baseados nos pressupostos da pedagogia surda, promoveram aos estudantes desenvolvimento linguístico tanto na sua língua materna, como em português. Observamos que o retorno dos alunos foi positivo. A turma destacou a importância da interação, a aprendizagem entre pares, a possibilidade de empreenderem e a aprendizagem por meio de atividades práticas. Concluímos com este estudo que as oficinas de culinária com enfoque na pedagogia surda, como estratégia pedagógica mostraram-se ser atividades potencializadoras para educação bilíngue na EJA.

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