SABORES E SABERES: UM PROJETO DE CULINÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA JOVENS E ADULTOS SURDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126060 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2644 "inscrito_id" => 10072 "titulo" => "SABORES E SABERES: UM PROJETO DE CULINÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA JOVENS E ADULTOS SURDOS" "resumo" => "O cenário educacional brasileiro a partir da Lei nº 14.191/2021 inseriu a educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), como modalidade de ensino independente. Nesse sentido, a educação bilíngue tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda. Desse modo, suscita inevitavelmente refletir práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral desses sujeitos. Esta pesquisa exploratória, teve por objetivo avaliar práticas utilizadas em um projeto de culinária realizado em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com alunos surdos, da rede Municipal de Alegrete-RS. Com a finalidade de desenvolver habilidades nas diferentes áreas do conhecimento, o projeto foi organizado pela professora da turma e contou com o apoio de uma professora surda e uma tradutora e intérprete de libras, a fim de garantir o ensino na perspectiva da educação bilíngue e pedagogia surda Formozo (2019). O enfoque deste estudo é de cunho qualitativo e faz parte de uma pesquisa-ação (Thiollent, 1985), realizada durante o ano letivo de 2024. Foram sujeitos de pesquisa 15 estudantes surdos que, semanalmente, participaram das oficinas de culinária. Para a avaliação das oficinas os dados foram coletados por meio de questionários direcionados aos participantes. Os resultados obtidos revelaram que os recursos adotados durante as oficinas com a utilização da Libras e materiais didáticos baseados nos pressupostos da pedagogia surda, promoveram aos estudantes desenvolvimento linguístico tanto na sua língua materna, como em português. Observamos que o retorno dos alunos foi positivo. A turma destacou a importância da interação, a aprendizagem entre pares, a possibilidade de empreenderem e a aprendizagem por meio de atividades práticas. Concluímos com este estudo que as oficinas de culinária com enfoque na pedagogia surda, como estratégia pedagógica mostraram-se ser atividades potencializadoras para educação bilíngue na EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10072_TB2644_30102025181759.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÂNIELE DUARTE PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "DÂNIELE" "autor_email" => "danieleduartep@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126060 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2644 "inscrito_id" => 10072 "titulo" => "SABORES E SABERES: UM PROJETO DE CULINÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA JOVENS E ADULTOS SURDOS" "resumo" => "O cenário educacional brasileiro a partir da Lei nº 14.191/2021 inseriu a educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), como modalidade de ensino independente. Nesse sentido, a educação bilíngue tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda. Desse modo, suscita inevitavelmente refletir práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral desses sujeitos. Esta pesquisa exploratória, teve por objetivo avaliar práticas utilizadas em um projeto de culinária realizado em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com alunos surdos, da rede Municipal de Alegrete-RS. Com a finalidade de desenvolver habilidades nas diferentes áreas do conhecimento, o projeto foi organizado pela professora da turma e contou com o apoio de uma professora surda e uma tradutora e intérprete de libras, a fim de garantir o ensino na perspectiva da educação bilíngue e pedagogia surda Formozo (2019). O enfoque deste estudo é de cunho qualitativo e faz parte de uma pesquisa-ação (Thiollent, 1985), realizada durante o ano letivo de 2024. Foram sujeitos de pesquisa 15 estudantes surdos que, semanalmente, participaram das oficinas de culinária. Para a avaliação das oficinas os dados foram coletados por meio de questionários direcionados aos participantes. Os resultados obtidos revelaram que os recursos adotados durante as oficinas com a utilização da Libras e materiais didáticos baseados nos pressupostos da pedagogia surda, promoveram aos estudantes desenvolvimento linguístico tanto na sua língua materna, como em português. Observamos que o retorno dos alunos foi positivo. A turma destacou a importância da interação, a aprendizagem entre pares, a possibilidade de empreenderem e a aprendizagem por meio de atividades práticas. Concluímos com este estudo que as oficinas de culinária com enfoque na pedagogia surda, como estratégia pedagógica mostraram-se ser atividades potencializadoras para educação bilíngue na EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10072_TB2644_30102025181759.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÂNIELE DUARTE PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "DÂNIELE" "autor_email" => "danieleduartep@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }