Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ÁREAS DO CONHECIMENTO E TEMÁTICAS ABORDADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL (2018-2024)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126061
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2649
    "inscrito_id" => 9640
    "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ÁREAS DO CONHECIMENTO E TEMÁTICAS ABORDADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL (2018-2024)"
    "resumo" => "A Pedagogia Histórico Crítica (PHC) tem como principal pensador Dermeval Saviani e está fundamentada no materialismo histórico-dialético. Nessa perspectiva, a educação é vista a partir do contexto histórico, sendo influenciada por ele, mas com a possibilidade de atuar na transformação da sociedade. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as dissertações e teses produzidas nas instituições de ensino superior públicas da região nordeste do Brasil, no período de 2018 a 2024, para verificar a disseminação da PHC e identificar as áreas do conhecimento que essa teoria pedagógica tem mais inserção e as principais temáticas abordadas. A pesquisa foi feita no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o termo de busca “Pedagogia Histórico Crítica”, incluindo os cursos de mestrado acadêmico e doutorado, considerando a presença da PHC no título, no resumo e nas palavras-chave. Após esse levantamento, foi realizado um estudo das principais áreas de conhecimento e temáticas analisadas. A pesquisa evidenciou a defesa de 31 dissertações e 25 teses no período de 2018 a 2024, sendo que 80% foram defendidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A influência dos orientadores é um aspecto que explica essa concentração na mesma instituição. São três professores da UFBA que atuam no desenvolvimento de pesquisas sobre a PHC nesse período e são responsáveis pela orientação dos trabalhos: Celi Nelza Nulke Taffarel, Edison Fortuna de Moradillo e Helio da Silva Messeder Neto. As áreas do conhecimento com mais incidência nas pesquisas foram Ciências Exatas e da Terra e Educação: Ensino de Química (15 trabalhos), Ensino de Ciências (5 trabalhos) e Educação do Campo (5 trabalhos); Ciência da Saúde com Educação Física (11 trabalhos). Nessas áreas, a principais temáticas analisadas, considerando-se os referenciais da PHC, foram a didática, a formação de professores e o currículo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9640_TB2649_11112025163042.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ROVÊNIA NOGUEIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Rovênia"
    "autor_email" => "mariarovenianogueira@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126061
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2649
    "inscrito_id" => 9640
    "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ÁREAS DO CONHECIMENTO E TEMÁTICAS ABORDADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL (2018-2024)"
    "resumo" => "A Pedagogia Histórico Crítica (PHC) tem como principal pensador Dermeval Saviani e está fundamentada no materialismo histórico-dialético. Nessa perspectiva, a educação é vista a partir do contexto histórico, sendo influenciada por ele, mas com a possibilidade de atuar na transformação da sociedade. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as dissertações e teses produzidas nas instituições de ensino superior públicas da região nordeste do Brasil, no período de 2018 a 2024, para verificar a disseminação da PHC e identificar as áreas do conhecimento que essa teoria pedagógica tem mais inserção e as principais temáticas abordadas. A pesquisa foi feita no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o termo de busca “Pedagogia Histórico Crítica”, incluindo os cursos de mestrado acadêmico e doutorado, considerando a presença da PHC no título, no resumo e nas palavras-chave. Após esse levantamento, foi realizado um estudo das principais áreas de conhecimento e temáticas analisadas. A pesquisa evidenciou a defesa de 31 dissertações e 25 teses no período de 2018 a 2024, sendo que 80% foram defendidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A influência dos orientadores é um aspecto que explica essa concentração na mesma instituição. São três professores da UFBA que atuam no desenvolvimento de pesquisas sobre a PHC nesse período e são responsáveis pela orientação dos trabalhos: Celi Nelza Nulke Taffarel, Edison Fortuna de Moradillo e Helio da Silva Messeder Neto. As áreas do conhecimento com mais incidência nas pesquisas foram Ciências Exatas e da Terra e Educação: Ensino de Química (15 trabalhos), Ensino de Ciências (5 trabalhos) e Educação do Campo (5 trabalhos); Ciência da Saúde com Educação Física (11 trabalhos). Nessas áreas, a principais temáticas analisadas, considerando-se os referenciais da PHC, foram a didática, a formação de professores e o currículo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9640_TB2649_11112025163042.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ROVÊNIA NOGUEIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Rovênia"
    "autor_email" => "mariarovenianogueira@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Pedagogia Histórico Crítica (PHC) tem como principal pensador Dermeval Saviani e está fundamentada no materialismo histórico-dialético. Nessa perspectiva, a educação é vista a partir do contexto histórico, sendo influenciada por ele, mas com a possibilidade de atuar na transformação da sociedade. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as dissertações e teses produzidas nas instituições de ensino superior públicas da região nordeste do Brasil, no período de 2018 a 2024, para verificar a disseminação da PHC e identificar as áreas do conhecimento que essa teoria pedagógica tem mais inserção e as principais temáticas abordadas. A pesquisa foi feita no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o termo de busca “Pedagogia Histórico Crítica”, incluindo os cursos de mestrado acadêmico e doutorado, considerando a presença da PHC no título, no resumo e nas palavras-chave. Após esse levantamento, foi realizado um estudo das principais áreas de conhecimento e temáticas analisadas. A pesquisa evidenciou a defesa de 31 dissertações e 25 teses no período de 2018 a 2024, sendo que 80% foram defendidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A influência dos orientadores é um aspecto que explica essa concentração na mesma instituição. São três professores da UFBA que atuam no desenvolvimento de pesquisas sobre a PHC nesse período e são responsáveis pela orientação dos trabalhos: Celi Nelza Nulke Taffarel, Edison Fortuna de Moradillo e Helio da Silva Messeder Neto. As áreas do conhecimento com mais incidência nas pesquisas foram Ciências Exatas e da Terra e Educação: Ensino de Química (15 trabalhos), Ensino de Ciências (5 trabalhos) e Educação do Campo (5 trabalhos); Ciência da Saúde com Educação Física (11 trabalhos). Nessas áreas, a principais temáticas analisadas, considerando-se os referenciais da PHC, foram a didática, a formação de professores e o currículo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.