PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ÁREAS DO CONHECIMENTO E TEMÁTICAS ABORDADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL (2018-2024)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126061 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2649 "inscrito_id" => 9640 "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ÁREAS DO CONHECIMENTO E TEMÁTICAS ABORDADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL (2018-2024)" "resumo" => "A Pedagogia Histórico Crítica (PHC) tem como principal pensador Dermeval Saviani e está fundamentada no materialismo histórico-dialético. Nessa perspectiva, a educação é vista a partir do contexto histórico, sendo influenciada por ele, mas com a possibilidade de atuar na transformação da sociedade. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as dissertações e teses produzidas nas instituições de ensino superior públicas da região nordeste do Brasil, no período de 2018 a 2024, para verificar a disseminação da PHC e identificar as áreas do conhecimento que essa teoria pedagógica tem mais inserção e as principais temáticas abordadas. A pesquisa foi feita no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o termo de busca “Pedagogia Histórico Crítica”, incluindo os cursos de mestrado acadêmico e doutorado, considerando a presença da PHC no título, no resumo e nas palavras-chave. Após esse levantamento, foi realizado um estudo das principais áreas de conhecimento e temáticas analisadas. A pesquisa evidenciou a defesa de 31 dissertações e 25 teses no período de 2018 a 2024, sendo que 80% foram defendidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A influência dos orientadores é um aspecto que explica essa concentração na mesma instituição. São três professores da UFBA que atuam no desenvolvimento de pesquisas sobre a PHC nesse período e são responsáveis pela orientação dos trabalhos: Celi Nelza Nulke Taffarel, Edison Fortuna de Moradillo e Helio da Silva Messeder Neto. As áreas do conhecimento com mais incidência nas pesquisas foram Ciências Exatas e da Terra e Educação: Ensino de Química (15 trabalhos), Ensino de Ciências (5 trabalhos) e Educação do Campo (5 trabalhos); Ciência da Saúde com Educação Física (11 trabalhos). Nessas áreas, a principais temáticas analisadas, considerando-se os referenciais da PHC, foram a didática, a formação de professores e o currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9640_TB2649_11112025163042.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROVÊNIA NOGUEIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Rovênia" "autor_email" => "mariarovenianogueira@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126061 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2649 "inscrito_id" => 9640 "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ÁREAS DO CONHECIMENTO E TEMÁTICAS ABORDADAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL (2018-2024)" "resumo" => "A Pedagogia Histórico Crítica (PHC) tem como principal pensador Dermeval Saviani e está fundamentada no materialismo histórico-dialético. Nessa perspectiva, a educação é vista a partir do contexto histórico, sendo influenciada por ele, mas com a possibilidade de atuar na transformação da sociedade. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as dissertações e teses produzidas nas instituições de ensino superior públicas da região nordeste do Brasil, no período de 2018 a 2024, para verificar a disseminação da PHC e identificar as áreas do conhecimento que essa teoria pedagógica tem mais inserção e as principais temáticas abordadas. A pesquisa foi feita no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o termo de busca “Pedagogia Histórico Crítica”, incluindo os cursos de mestrado acadêmico e doutorado, considerando a presença da PHC no título, no resumo e nas palavras-chave. Após esse levantamento, foi realizado um estudo das principais áreas de conhecimento e temáticas analisadas. A pesquisa evidenciou a defesa de 31 dissertações e 25 teses no período de 2018 a 2024, sendo que 80% foram defendidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A influência dos orientadores é um aspecto que explica essa concentração na mesma instituição. São três professores da UFBA que atuam no desenvolvimento de pesquisas sobre a PHC nesse período e são responsáveis pela orientação dos trabalhos: Celi Nelza Nulke Taffarel, Edison Fortuna de Moradillo e Helio da Silva Messeder Neto. As áreas do conhecimento com mais incidência nas pesquisas foram Ciências Exatas e da Terra e Educação: Ensino de Química (15 trabalhos), Ensino de Ciências (5 trabalhos) e Educação do Campo (5 trabalhos); Ciência da Saúde com Educação Física (11 trabalhos). Nessas áreas, a principais temáticas analisadas, considerando-se os referenciais da PHC, foram a didática, a formação de professores e o currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9640_TB2649_11112025163042.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROVÊNIA NOGUEIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Rovênia" "autor_email" => "mariarovenianogueira@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }