Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR SOBRE A ROTINA OU JORNADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NOS CMEIS DA CIDADE DE ATALAIA-AL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da importância da compreensão dos conceitos de rotina e jornada no contexto das creches em tempo integral no município de Atalaia-AL. O objetivo central é analisar a perceção das coordenadoras pedagógicas dessas instituições sobre o processo de organização da rotina, o funcionamento do tempo integral e os critérios de qualidade no período em que as crianças permanecem na instituição. A partir da análise do instrumento de planejamento, busca-se discutir a construção de uma proposta pedagógica que seja acolhedora, afetiva, significativa e coerente com as normativas vigentes para a educação infantil, especialmente no atendimento a crianças de 0 a 3 anos em creches. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em observação, análise documental e coleta de dados por meio das respostas fornecidas pelas coordenadoras pedagógicas. O estudo visa verificar a possibilidade de alinhamento pedagógico das práticas institucionais à proposta nacional para a educação infantil, destacando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase nos campos de experiência e nos direitos de aprendizagem. A análise dos dados contribuirá para o fortalecimento da oferta de tempo integral com qualidade e equidade na rede municipal, respeitando a singularidade de cada território e promovendo uma educação infantil mais inclusiva e eficaz.

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