MEDIAÇÃO DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126069 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2666 "inscrito_id" => 4707 "titulo" => "MEDIAÇÃO DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS" "resumo" => "O presente relato de experiência tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento do aluno e sua interação na sala de aula comum na disciplina de Língua Portuguesa. Identificou-se que o aluno apresentava grandes barreiras para participar de atividades de leitura. Diante do surgimento da resistência do aluno em não querer participar das aulas de leitura do livro “As mulheres da casa de Troia”, diante do desafio, utilizou-se o método de expressão da arte a partir do desenho. O conhecimento das potencialidades do aluno, permitiu que a professora tivesse um olhar de empatia e sensibilidade para incluir e manter o aluno em suas aulas participando do conteúdo abordado. Professor e assistente de inclusão utilizaram-se da mediação da leitura proposta por Novais (2023), com o olhar humano a fim de incluir o aluno na interpretação de texto a partir de desenhos. Adams; Manica (2021), abordam contribuições da psicologia histórico-cultural quando reitera que todos podem encontrar, em caso de deficiência, meios de desenvolver o talento cultural, isto é, a capacidade de empregar de modo mais eficaz possível as funções que estão íntegras, todos podem aprender e, por isso, desenvolver-se. Conclui-se que a disponibilidade da professora da Sala Comum-PSC em permitir conhecer o aluno, e ter uma escuta ativa de suas criações de desenhos em sala de aula, permitiu o entrelaçamento de confiança entre professor e aluno e possibilitou o protagonismo do aluno na criação de desenhos e construção da história com bonecos de papel." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4707_TB2666_30102025221329.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "cassiaazul2@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126069 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2666 "inscrito_id" => 4707 "titulo" => "MEDIAÇÃO DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS" "resumo" => "O presente relato de experiência tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento do aluno e sua interação na sala de aula comum na disciplina de Língua Portuguesa. Identificou-se que o aluno apresentava grandes barreiras para participar de atividades de leitura. Diante do surgimento da resistência do aluno em não querer participar das aulas de leitura do livro “As mulheres da casa de Troia”, diante do desafio, utilizou-se o método de expressão da arte a partir do desenho. O conhecimento das potencialidades do aluno, permitiu que a professora tivesse um olhar de empatia e sensibilidade para incluir e manter o aluno em suas aulas participando do conteúdo abordado. Professor e assistente de inclusão utilizaram-se da mediação da leitura proposta por Novais (2023), com o olhar humano a fim de incluir o aluno na interpretação de texto a partir de desenhos. Adams; Manica (2021), abordam contribuições da psicologia histórico-cultural quando reitera que todos podem encontrar, em caso de deficiência, meios de desenvolver o talento cultural, isto é, a capacidade de empregar de modo mais eficaz possível as funções que estão íntegras, todos podem aprender e, por isso, desenvolver-se. Conclui-se que a disponibilidade da professora da Sala Comum-PSC em permitir conhecer o aluno, e ter uma escuta ativa de suas criações de desenhos em sala de aula, permitiu o entrelaçamento de confiança entre professor e aluno e possibilitou o protagonismo do aluno na criação de desenhos e construção da história com bonecos de papel." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4707_TB2666_30102025221329.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "cassiaazul2@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }