Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MAIOR GUERREIRA NEGRA DE TODOS OS TEMPO: NÚBIA E O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho analisa o uso dos quadrinhos da personagem Núbia – a Mulher-Maravilha Negra – no ensino de História, com base na Lei 10.639/03, que torna obrigatória a abordagem da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Criada por Robert Kanigher e Don Heck, Núbia foi a primeira heroína negra da DC Comics, apresentada como irmã gêmea de Diana, feita de um barro mais escuro pela rainha Hipólita. A pesquisa utiliza as edições Wonder Woman nº 204 e 206, publicadas no Brasil como As Aventuras de Diana nº 7 e Superamigos 2ª Série nº 1. A fundamentação teórica inclui Bell Hooks, Chimamanda Ngozi Adichie e Ali Al’amin Mazrui, que contribuem para a análise das questões raciais e de gênero nos quadrinhos. Destaca-se a forma como a Ilha Flutuante e seus habitantes são retratados com um caráter primitivo e como a libertação de sua população da influência de Ares pode ser associada às independências africanas. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem qualitativa, investigando elementos históricos, culturais e simbólicos da narrativa. O objetivo é refletir sobre como esses quadrinhos podem ser utilizados como ferramenta pedagógica para fortalecer a representatividade negra e contribuir para uma educação antirracista. Por fim, conclui-se que o uso de protagonistas negros nos quadrinhos é um recurso valioso para a implementação da Lei 10.639/03, promovendo representações positivas da negritude e incentivando reflexões críticas no ensino de História.

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