A MAIOR GUERREIRA NEGRA DE TODOS OS TEMPO: NÚBIA E O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126071 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2672 "inscrito_id" => 9664 "titulo" => "A MAIOR GUERREIRA NEGRA DE TODOS OS TEMPO: NÚBIA E O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA" "resumo" => "Este trabalho analisa o uso dos quadrinhos da personagem Núbia – a Mulher-Maravilha Negra – no ensino de História, com base na Lei 10.639/03, que torna obrigatória a abordagem da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Criada por Robert Kanigher e Don Heck, Núbia foi a primeira heroína negra da DC Comics, apresentada como irmã gêmea de Diana, feita de um barro mais escuro pela rainha Hipólita. A pesquisa utiliza as edições Wonder Woman nº 204 e 206, publicadas no Brasil como As Aventuras de Diana nº 7 e Superamigos 2ª Série nº 1. A fundamentação teórica inclui Bell Hooks, Chimamanda Ngozi Adichie e Ali Al’amin Mazrui, que contribuem para a análise das questões raciais e de gênero nos quadrinhos. Destaca-se a forma como a Ilha Flutuante e seus habitantes são retratados com um caráter primitivo e como a libertação de sua população da influência de Ares pode ser associada às independências africanas. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem qualitativa, investigando elementos históricos, culturais e simbólicos da narrativa. O objetivo é refletir sobre como esses quadrinhos podem ser utilizados como ferramenta pedagógica para fortalecer a representatividade negra e contribuir para uma educação antirracista. Por fim, conclui-se que o uso de protagonistas negros nos quadrinhos é um recurso valioso para a implementação da Lei 10.639/03, promovendo representações positivas da negritude e incentivando reflexões críticas no ensino de História." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9664_TB2672_30102025234003.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA D'ARC SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOANA LIMA" "autor_email" => "joanalima.contato@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126071 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2672 "inscrito_id" => 9664 "titulo" => "A MAIOR GUERREIRA NEGRA DE TODOS OS TEMPO: NÚBIA E O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA" "resumo" => "Este trabalho analisa o uso dos quadrinhos da personagem Núbia – a Mulher-Maravilha Negra – no ensino de História, com base na Lei 10.639/03, que torna obrigatória a abordagem da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Criada por Robert Kanigher e Don Heck, Núbia foi a primeira heroína negra da DC Comics, apresentada como irmã gêmea de Diana, feita de um barro mais escuro pela rainha Hipólita. A pesquisa utiliza as edições Wonder Woman nº 204 e 206, publicadas no Brasil como As Aventuras de Diana nº 7 e Superamigos 2ª Série nº 1. A fundamentação teórica inclui Bell Hooks, Chimamanda Ngozi Adichie e Ali Al’amin Mazrui, que contribuem para a análise das questões raciais e de gênero nos quadrinhos. Destaca-se a forma como a Ilha Flutuante e seus habitantes são retratados com um caráter primitivo e como a libertação de sua população da influência de Ares pode ser associada às independências africanas. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem qualitativa, investigando elementos históricos, culturais e simbólicos da narrativa. O objetivo é refletir sobre como esses quadrinhos podem ser utilizados como ferramenta pedagógica para fortalecer a representatividade negra e contribuir para uma educação antirracista. Por fim, conclui-se que o uso de protagonistas negros nos quadrinhos é um recurso valioso para a implementação da Lei 10.639/03, promovendo representações positivas da negritude e incentivando reflexões críticas no ensino de História." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9664_TB2672_30102025234003.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA D'ARC SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOANA LIMA" "autor_email" => "joanalima.contato@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }