A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS SUSTENTÁVEIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126072 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2675 "inscrito_id" => 6225 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS SUSTENTÁVEIS" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar a implementação de estratégias de Educação Ambiental no ensino e seus impactos na formação de cidadãos com consciência socioambiental. A pesquisa foi realizada por meio de uma Atividade Curricular de Extensão (ACEX) no Instituto Federal da Bahia – Campus Vitória da Conquista. Como referencial teórico, foram considerados os conceitos de Educação Ambiental apresentados por autores como Carvalho (2012) e Jacobi (2003), que destacam a importância da conscientização e do engajamento social para a construção de sociedades sustentáveis. Para avaliar os resultados das ações educativas, foi aplicado um questionário a alunos e funcionários do IFBA, abordando temas como sustentabilidade e preservação ambiental. A análise dos dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa, permitindo identificar mudanças na percepção e no comportamento ambiental dos participantes. Os resultados apontaram um aumento significativo na conscientização ambiental e um interesse crescente na adoção de práticas sustentáveis, como a redução do consumo de recursos e a valorização da preservação ambiental. Com base nessas evidências, foi elaborado um artigo científico e um modelo didático voltado para a inserção da Educação Ambiental, tanto no contexto educacional quanto no corporativo. O estudo reforça a importância da Educação Ambiental na formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a sustentabilidade, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas reforçando o papel da Educação Ambiental na construção de uma sociedade mais consciente e responsável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6225_TB2675_04112025183921.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE SANTOS TUPY" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "carolinetupy@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126072 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2675 "inscrito_id" => 6225 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS SUSTENTÁVEIS" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar a implementação de estratégias de Educação Ambiental no ensino e seus impactos na formação de cidadãos com consciência socioambiental. A pesquisa foi realizada por meio de uma Atividade Curricular de Extensão (ACEX) no Instituto Federal da Bahia – Campus Vitória da Conquista. Como referencial teórico, foram considerados os conceitos de Educação Ambiental apresentados por autores como Carvalho (2012) e Jacobi (2003), que destacam a importância da conscientização e do engajamento social para a construção de sociedades sustentáveis. Para avaliar os resultados das ações educativas, foi aplicado um questionário a alunos e funcionários do IFBA, abordando temas como sustentabilidade e preservação ambiental. A análise dos dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa, permitindo identificar mudanças na percepção e no comportamento ambiental dos participantes. Os resultados apontaram um aumento significativo na conscientização ambiental e um interesse crescente na adoção de práticas sustentáveis, como a redução do consumo de recursos e a valorização da preservação ambiental. Com base nessas evidências, foi elaborado um artigo científico e um modelo didático voltado para a inserção da Educação Ambiental, tanto no contexto educacional quanto no corporativo. O estudo reforça a importância da Educação Ambiental na formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a sustentabilidade, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas reforçando o papel da Educação Ambiental na construção de uma sociedade mais consciente e responsável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6225_TB2675_04112025183921.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE SANTOS TUPY" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "carolinetupy@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }