Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA (LSM): CONSTRUINDO RECURSOS EDUCACIONAIS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta a criação e implementação do Laboratório Sustentável de Matemática (LSM), uma iniciativa voltada para a formação de professores de matemática comprometidos com uma educação inclusiva e sustentável. A proposta está alinhada ao Objetivo 4 das Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa assegurar uma educação de qualidade para todos, e à meta 4.6, que enfatiza a importância da alfabetização matemática e do aumento do número de professores qualificados. O objetivo central dessa criação foi proporcionar aos licenciandos em Matemática de uma Universidade Pública Estadual um espaço para refletirem sobre a relação entre matemática e sustentabilidade, bem como desenvolverem recursos didático-pedagógicos inovadores a partir de materiais recicláveis. A fundamentação teórica do trabalho apoia-se na relevância da formação inicial docente para a promoção de práticas pedagógicas que integrem a matemática ao contexto social e ambiental dos alunos. A metodologia adotada seguiu três etapas principais. Inicialmente, foi realizada uma oficina com o tema Preservando o meio ambiente e construindo um aprendizado significativo de matemática, com o intuito de sensibilizar os licenciandos sobre a sustentabilidade no ensino da disciplina. Em seguida, foram ministradas oficinas de apresentação e aplicação de jogos matemáticos confeccionados com materiais recicláveis. Por fim, os estudantes foram desafiados a criar seus próprios jogos matemáticos a partir de sucata, considerando uma unidade temática da BNCC, um objeto de conhecimento e uma habilidade específica. Participaram do projeto 30 licenciandos, que, organizados em trios ou quartetos, elaboraram 24 jogos, os quais foram testados e validados com alunos da educação básica durante a Semana da Matemática, em maio de 2024. Os resultados evidenciaram que o LSM não apenas proporcionou um espaço de experimentação didática, mas também favoreceu o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e sustentáveis, preparando futuros professores para uma atuação mais consciente e engajada na educação matemática.

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