LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA (LSM): CONSTRUINDO RECURSOS EDUCACIONAIS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126073 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2678 "inscrito_id" => 5632 "titulo" => "LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA (LSM): CONSTRUINDO RECURSOS EDUCACIONAIS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS" "resumo" => "Este artigo apresenta a criação e implementação do Laboratório Sustentável de Matemática (LSM), uma iniciativa voltada para a formação de professores de matemática comprometidos com uma educação inclusiva e sustentável. A proposta está alinhada ao Objetivo 4 das Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa assegurar uma educação de qualidade para todos, e à meta 4.6, que enfatiza a importância da alfabetização matemática e do aumento do número de professores qualificados. O objetivo central dessa criação foi proporcionar aos licenciandos em Matemática de uma Universidade Pública Estadual um espaço para refletirem sobre a relação entre matemática e sustentabilidade, bem como desenvolverem recursos didático-pedagógicos inovadores a partir de materiais recicláveis. A fundamentação teórica do trabalho apoia-se na relevância da formação inicial docente para a promoção de práticas pedagógicas que integrem a matemática ao contexto social e ambiental dos alunos. A metodologia adotada seguiu três etapas principais. Inicialmente, foi realizada uma oficina com o tema Preservando o meio ambiente e construindo um aprendizado significativo de matemática, com o intuito de sensibilizar os licenciandos sobre a sustentabilidade no ensino da disciplina. Em seguida, foram ministradas oficinas de apresentação e aplicação de jogos matemáticos confeccionados com materiais recicláveis. Por fim, os estudantes foram desafiados a criar seus próprios jogos matemáticos a partir de sucata, considerando uma unidade temática da BNCC, um objeto de conhecimento e uma habilidade específica. Participaram do projeto 30 licenciandos, que, organizados em trios ou quartetos, elaboraram 24 jogos, os quais foram testados e validados com alunos da educação básica durante a Semana da Matemática, em maio de 2024. Os resultados evidenciaram que o LSM não apenas proporcionou um espaço de experimentação didática, mas também favoreceu o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e sustentáveis, preparando futuros professores para uma atuação mais consciente e engajada na educação matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5632_TB2678_14102025094359.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILIA GISELE DA SILVA RIZZO AROUXA" "autor_nome_curto" => "MARILIA" "autor_email" => "marilia_9@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126073 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2678 "inscrito_id" => 5632 "titulo" => "LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA (LSM): CONSTRUINDO RECURSOS EDUCACIONAIS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS" "resumo" => "Este artigo apresenta a criação e implementação do Laboratório Sustentável de Matemática (LSM), uma iniciativa voltada para a formação de professores de matemática comprometidos com uma educação inclusiva e sustentável. A proposta está alinhada ao Objetivo 4 das Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa assegurar uma educação de qualidade para todos, e à meta 4.6, que enfatiza a importância da alfabetização matemática e do aumento do número de professores qualificados. O objetivo central dessa criação foi proporcionar aos licenciandos em Matemática de uma Universidade Pública Estadual um espaço para refletirem sobre a relação entre matemática e sustentabilidade, bem como desenvolverem recursos didático-pedagógicos inovadores a partir de materiais recicláveis. A fundamentação teórica do trabalho apoia-se na relevância da formação inicial docente para a promoção de práticas pedagógicas que integrem a matemática ao contexto social e ambiental dos alunos. A metodologia adotada seguiu três etapas principais. Inicialmente, foi realizada uma oficina com o tema Preservando o meio ambiente e construindo um aprendizado significativo de matemática, com o intuito de sensibilizar os licenciandos sobre a sustentabilidade no ensino da disciplina. Em seguida, foram ministradas oficinas de apresentação e aplicação de jogos matemáticos confeccionados com materiais recicláveis. Por fim, os estudantes foram desafiados a criar seus próprios jogos matemáticos a partir de sucata, considerando uma unidade temática da BNCC, um objeto de conhecimento e uma habilidade específica. Participaram do projeto 30 licenciandos, que, organizados em trios ou quartetos, elaboraram 24 jogos, os quais foram testados e validados com alunos da educação básica durante a Semana da Matemática, em maio de 2024. Os resultados evidenciaram que o LSM não apenas proporcionou um espaço de experimentação didática, mas também favoreceu o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e sustentáveis, preparando futuros professores para uma atuação mais consciente e engajada na educação matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5632_TB2678_14102025094359.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILIA GISELE DA SILVA RIZZO AROUXA" "autor_nome_curto" => "MARILIA" "autor_email" => "marilia_9@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }