Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AGENDA 2030: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Agenda 2030, plano estabelecido em 2015 pela Organização das Nações Unidas, se constitui em um importante instrumento de sensibilização sobre a temática da sustentabilidade em âmbito global. A partir da Agenda, a Educação se torna uma impulsionadora do desenvolvimento sustentável, através do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS4), que visa a “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida” (ONU, 2015), sendo, portanto, essencial para atingir todos os demais ODS. O presente trabalho busca construir possíveis articulações entre as temáticas da formação de professores e da Agenda 2030 e os ODS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, realizada a partir de revisão bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Objetiva refletir sobre a formação de professores articulada às proposições da Agenda 2030, apresentando um recorte da revisão de literatura realizada no contexto do projeto de pesquisa “A formação de professores frente à proposta da Agenda 2030”, vinculado ao Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade (INTERFACES/CNPq) e ao Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM pelo parecer consubstanciado n.º 6.698.369 e busca responder a seguinte problemática: De que modo a formação de professores mantém interlocução com as orientações dos organismos multilaterais voltados à sustentabilidade do planeta e contribui para a garantia de uma educação de qualidade e dos direitos humanos? Observou-se que apesar da existência de um volume considerável de produções sobre a formação de professores, a produção acerca deste tema articulado ao debate da Agenda 2030 ainda é incipiente. Sendo assim, considerando-se a a atualidade da emergência climática, novas produções acadêmicas vinculadas a essas temáticas contribuem com a amplitude da reflexão e como meio de alcançar os ODS da Agenda.

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