AS DIMENSÕES FÍSICAS, RELACIONAIS E AFETIVAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO NO AMBIENTE ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126077 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2683 "inscrito_id" => 8820 "titulo" => "AS DIMENSÕES FÍSICAS, RELACIONAIS E AFETIVAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento humano, sendo gerador de vivências, memórias, trocas e aprendizagens. É no cotidiano escolar que ocorre a construção das relações de apego e afeto ao lugar, desenvolvendo-se vínculos entre as pessoas e o ambiente. Diante da importância deste ambiente, buscamos identificar quais aspectos são relevantes para um ambiente escolar de qualidade, a partir de três dimensões: a estrutura física do ambiente; as relações sociais e pedagógicas que ocorrem nas escolas; e as questões simbólicas e afetivas que envolvem o contexto escolar. Para tanto, realizamos pesquisa documental nas normas e documentos legais referente à construção de ambientes e espaços escolares de qualidade na base de dados de órgãos oficiais do MEC, ABNT, PCNs, entre outros. Do mesmo modo, fizemos revisão da literatura científica em estudos relacionados à avaliação e vivência de ambientes escolares, identificando os aspectos de cada uma das dimensões estudadas que impactam na qualidade do trabalho educativo e na aprendizagem dos estudantes. Os resultados identificaram para a dimensão estrutural a necessidade de espaços de qualidade para o trabalho educativo, como: o entorno escolar com qualidade ambiental, salas de aula, salas de leitura, informática e multiuso, laboratório escolar, todos com móveis e equipamentos adequados e de qualidade. A dimensão física também envolve questões como iluminação, acústica e ventilação, além da existência de áreas verdes e ambientes de descanso. Na dimensão relacional e pedagógica, elencamos aspectos como: cultura escolar, currículo, inclusão, relações interpessoais etc. Na dimensão afetiva e simbólica encontramos aspectos como: bem-estar, acolhimento, apropriação, memórias, entre outros. Conclui-se que a noção de ambiente não envolve somente as tradicionais questões estruturais e físicas, mas igualmente as relações desenvolvidas entre os indivíduos e os aspectos afetivos devem ser valorizados, para que o trabalho de ensino-aprendizagem propicie o integral desenvolvimento dos estudantes, seu desenvolvimento humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8820_TB2683_28102025173901.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA LIMA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafaela.nogueira@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126077 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2683 "inscrito_id" => 8820 "titulo" => "AS DIMENSÕES FÍSICAS, RELACIONAIS E AFETIVAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento humano, sendo gerador de vivências, memórias, trocas e aprendizagens. É no cotidiano escolar que ocorre a construção das relações de apego e afeto ao lugar, desenvolvendo-se vínculos entre as pessoas e o ambiente. Diante da importância deste ambiente, buscamos identificar quais aspectos são relevantes para um ambiente escolar de qualidade, a partir de três dimensões: a estrutura física do ambiente; as relações sociais e pedagógicas que ocorrem nas escolas; e as questões simbólicas e afetivas que envolvem o contexto escolar. Para tanto, realizamos pesquisa documental nas normas e documentos legais referente à construção de ambientes e espaços escolares de qualidade na base de dados de órgãos oficiais do MEC, ABNT, PCNs, entre outros. Do mesmo modo, fizemos revisão da literatura científica em estudos relacionados à avaliação e vivência de ambientes escolares, identificando os aspectos de cada uma das dimensões estudadas que impactam na qualidade do trabalho educativo e na aprendizagem dos estudantes. Os resultados identificaram para a dimensão estrutural a necessidade de espaços de qualidade para o trabalho educativo, como: o entorno escolar com qualidade ambiental, salas de aula, salas de leitura, informática e multiuso, laboratório escolar, todos com móveis e equipamentos adequados e de qualidade. A dimensão física também envolve questões como iluminação, acústica e ventilação, além da existência de áreas verdes e ambientes de descanso. Na dimensão relacional e pedagógica, elencamos aspectos como: cultura escolar, currículo, inclusão, relações interpessoais etc. Na dimensão afetiva e simbólica encontramos aspectos como: bem-estar, acolhimento, apropriação, memórias, entre outros. Conclui-se que a noção de ambiente não envolve somente as tradicionais questões estruturais e físicas, mas igualmente as relações desenvolvidas entre os indivíduos e os aspectos afetivos devem ser valorizados, para que o trabalho de ensino-aprendizagem propicie o integral desenvolvimento dos estudantes, seu desenvolvimento humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8820_TB2683_28102025173901.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA LIMA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafaela.nogueira@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }