Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIMENSÕES FÍSICAS, RELACIONAIS E AFETIVAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO NO AMBIENTE ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento humano, sendo gerador de vivências, memórias, trocas e aprendizagens. É no cotidiano escolar que ocorre a construção das relações de apego e afeto ao lugar, desenvolvendo-se vínculos entre as pessoas e o ambiente. Diante da importância deste ambiente, buscamos identificar quais aspectos são relevantes para um ambiente escolar de qualidade, a partir de três dimensões: a estrutura física do ambiente; as relações sociais e pedagógicas que ocorrem nas escolas; e as questões simbólicas e afetivas que envolvem o contexto escolar. Para tanto, realizamos pesquisa documental nas normas e documentos legais referente à construção de ambientes e espaços escolares de qualidade na base de dados de órgãos oficiais do MEC, ABNT, PCNs, entre outros. Do mesmo modo, fizemos revisão da literatura científica em estudos relacionados à avaliação e vivência de ambientes escolares, identificando os aspectos de cada uma das dimensões estudadas que impactam na qualidade do trabalho educativo e na aprendizagem dos estudantes. Os resultados identificaram para a dimensão estrutural a necessidade de espaços de qualidade para o trabalho educativo, como: o entorno escolar com qualidade ambiental, salas de aula, salas de leitura, informática e multiuso, laboratório escolar, todos com móveis e equipamentos adequados e de qualidade. A dimensão física também envolve questões como iluminação, acústica e ventilação, além da existência de áreas verdes e ambientes de descanso. Na dimensão relacional e pedagógica, elencamos aspectos como: cultura escolar, currículo, inclusão, relações interpessoais etc. Na dimensão afetiva e simbólica encontramos aspectos como: bem-estar, acolhimento, apropriação, memórias, entre outros. Conclui-se que a noção de ambiente não envolve somente as tradicionais questões estruturais e físicas, mas igualmente as relações desenvolvidas entre os indivíduos e os aspectos afetivos devem ser valorizados, para que o trabalho de ensino-aprendizagem propicie o integral desenvolvimento dos estudantes, seu desenvolvimento humano.

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