Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DAS PESQUISAS (AUTO) BIOGRÁFICAS NA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DE ESTUDANTES SURDOS ORALIZADOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126083
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2696
    "inscrito_id" => 9013
    "titulo" => "O PAPEL DAS PESQUISAS (AUTO) BIOGRÁFICAS NA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DE ESTUDANTES SURDOS ORALIZADOS"
    "resumo" => "O acesso equitativo à educação acessível para surdos oralizados ainda é uma questão complexa e desafiadora. Este grupo, frequentemente invisibilizado em discussões sobre acessibilidade e inclusão, não se enquadra no modelo predominante de surdez associado à comunicação visual e ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este trabalho, que integra uma pesquisa de Mestrado em Ensino de uma das autoras, que é surda oralizada, apresenta uma experiência com narrativas autobiográficas por meio da oficina Sarau das Diversidades Surdas, cujo objetivo foi evidenciar a pluralidade de identidades surdas e as barreiras comunicacionais enfrentadas pelos surdos oralizados. Diante deste cenário, justifica-se a necessidade de ampliar o debate sobre as diversidades na surdez, com ênfase na surdez oralizada, um tema ainda pouco explorado, mas essencial para que a inclusão contemple todos os perfis de surdos e promova a consciência de que a Libras, embora fundamental, não é acessibilidade para todos os tipos de surdez. Destaca-se as narrativas, fotografias e memórias como instrumentos de dados para a pesquisa autobiográfica, uma metodologia fundamentada nos estudos de Ferrarotti (2014) e Josso (2020). O resultado dessa experiência evidenciou que a percepção social da surdez está majoritariamente atrelada à Libras, reforçando estereótipos que excluem os surdos oralizados das iniciativas de acessibilidade. Concluiu-se que a valorização das narrativas autobiográficas permite visibilizar as barreiras enfrentadas pelos surdos oralizados e repensar práticas e políticas que promovam uma inclusão mais ampla e equitativa no contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9013_TB2696_22102025213355.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA RODRIGUES VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "vargaselisangela16@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126083
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2696
    "inscrito_id" => 9013
    "titulo" => "O PAPEL DAS PESQUISAS (AUTO) BIOGRÁFICAS NA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DE ESTUDANTES SURDOS ORALIZADOS"
    "resumo" => "O acesso equitativo à educação acessível para surdos oralizados ainda é uma questão complexa e desafiadora. Este grupo, frequentemente invisibilizado em discussões sobre acessibilidade e inclusão, não se enquadra no modelo predominante de surdez associado à comunicação visual e ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este trabalho, que integra uma pesquisa de Mestrado em Ensino de uma das autoras, que é surda oralizada, apresenta uma experiência com narrativas autobiográficas por meio da oficina Sarau das Diversidades Surdas, cujo objetivo foi evidenciar a pluralidade de identidades surdas e as barreiras comunicacionais enfrentadas pelos surdos oralizados. Diante deste cenário, justifica-se a necessidade de ampliar o debate sobre as diversidades na surdez, com ênfase na surdez oralizada, um tema ainda pouco explorado, mas essencial para que a inclusão contemple todos os perfis de surdos e promova a consciência de que a Libras, embora fundamental, não é acessibilidade para todos os tipos de surdez. Destaca-se as narrativas, fotografias e memórias como instrumentos de dados para a pesquisa autobiográfica, uma metodologia fundamentada nos estudos de Ferrarotti (2014) e Josso (2020). O resultado dessa experiência evidenciou que a percepção social da surdez está majoritariamente atrelada à Libras, reforçando estereótipos que excluem os surdos oralizados das iniciativas de acessibilidade. Concluiu-se que a valorização das narrativas autobiográficas permite visibilizar as barreiras enfrentadas pelos surdos oralizados e repensar práticas e políticas que promovam uma inclusão mais ampla e equitativa no contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9013_TB2696_22102025213355.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA RODRIGUES VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "vargaselisangela16@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O acesso equitativo à educação acessível para surdos oralizados ainda é uma questão complexa e desafiadora. Este grupo, frequentemente invisibilizado em discussões sobre acessibilidade e inclusão, não se enquadra no modelo predominante de surdez associado à comunicação visual e ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este trabalho, que integra uma pesquisa de Mestrado em Ensino de uma das autoras, que é surda oralizada, apresenta uma experiência com narrativas autobiográficas por meio da oficina Sarau das Diversidades Surdas, cujo objetivo foi evidenciar a pluralidade de identidades surdas e as barreiras comunicacionais enfrentadas pelos surdos oralizados. Diante deste cenário, justifica-se a necessidade de ampliar o debate sobre as diversidades na surdez, com ênfase na surdez oralizada, um tema ainda pouco explorado, mas essencial para que a inclusão contemple todos os perfis de surdos e promova a consciência de que a Libras, embora fundamental, não é acessibilidade para todos os tipos de surdez. Destaca-se as narrativas, fotografias e memórias como instrumentos de dados para a pesquisa autobiográfica, uma metodologia fundamentada nos estudos de Ferrarotti (2014) e Josso (2020). O resultado dessa experiência evidenciou que a percepção social da surdez está majoritariamente atrelada à Libras, reforçando estereótipos que excluem os surdos oralizados das iniciativas de acessibilidade. Concluiu-se que a valorização das narrativas autobiográficas permite visibilizar as barreiras enfrentadas pelos surdos oralizados e repensar práticas e políticas que promovam uma inclusão mais ampla e equitativa no contexto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.