O PAPEL DAS PESQUISAS (AUTO) BIOGRÁFICAS NA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DE ESTUDANTES SURDOS ORALIZADOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126083 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2696 "inscrito_id" => 9013 "titulo" => "O PAPEL DAS PESQUISAS (AUTO) BIOGRÁFICAS NA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DE ESTUDANTES SURDOS ORALIZADOS" "resumo" => "O acesso equitativo à educação acessível para surdos oralizados ainda é uma questão complexa e desafiadora. Este grupo, frequentemente invisibilizado em discussões sobre acessibilidade e inclusão, não se enquadra no modelo predominante de surdez associado à comunicação visual e ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este trabalho, que integra uma pesquisa de Mestrado em Ensino de uma das autoras, que é surda oralizada, apresenta uma experiência com narrativas autobiográficas por meio da oficina Sarau das Diversidades Surdas, cujo objetivo foi evidenciar a pluralidade de identidades surdas e as barreiras comunicacionais enfrentadas pelos surdos oralizados. Diante deste cenário, justifica-se a necessidade de ampliar o debate sobre as diversidades na surdez, com ênfase na surdez oralizada, um tema ainda pouco explorado, mas essencial para que a inclusão contemple todos os perfis de surdos e promova a consciência de que a Libras, embora fundamental, não é acessibilidade para todos os tipos de surdez. Destaca-se as narrativas, fotografias e memórias como instrumentos de dados para a pesquisa autobiográfica, uma metodologia fundamentada nos estudos de Ferrarotti (2014) e Josso (2020). O resultado dessa experiência evidenciou que a percepção social da surdez está majoritariamente atrelada à Libras, reforçando estereótipos que excluem os surdos oralizados das iniciativas de acessibilidade. Concluiu-se que a valorização das narrativas autobiográficas permite visibilizar as barreiras enfrentadas pelos surdos oralizados e repensar práticas e políticas que promovam uma inclusão mais ampla e equitativa no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9013_TB2696_22102025213355.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA RODRIGUES VARGAS" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA" "autor_email" => "vargaselisangela16@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126083 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2696 "inscrito_id" => 9013 "titulo" => "O PAPEL DAS PESQUISAS (AUTO) BIOGRÁFICAS NA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DE ESTUDANTES SURDOS ORALIZADOS" "resumo" => "O acesso equitativo à educação acessível para surdos oralizados ainda é uma questão complexa e desafiadora. Este grupo, frequentemente invisibilizado em discussões sobre acessibilidade e inclusão, não se enquadra no modelo predominante de surdez associado à comunicação visual e ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este trabalho, que integra uma pesquisa de Mestrado em Ensino de uma das autoras, que é surda oralizada, apresenta uma experiência com narrativas autobiográficas por meio da oficina Sarau das Diversidades Surdas, cujo objetivo foi evidenciar a pluralidade de identidades surdas e as barreiras comunicacionais enfrentadas pelos surdos oralizados. Diante deste cenário, justifica-se a necessidade de ampliar o debate sobre as diversidades na surdez, com ênfase na surdez oralizada, um tema ainda pouco explorado, mas essencial para que a inclusão contemple todos os perfis de surdos e promova a consciência de que a Libras, embora fundamental, não é acessibilidade para todos os tipos de surdez. Destaca-se as narrativas, fotografias e memórias como instrumentos de dados para a pesquisa autobiográfica, uma metodologia fundamentada nos estudos de Ferrarotti (2014) e Josso (2020). O resultado dessa experiência evidenciou que a percepção social da surdez está majoritariamente atrelada à Libras, reforçando estereótipos que excluem os surdos oralizados das iniciativas de acessibilidade. Concluiu-se que a valorização das narrativas autobiográficas permite visibilizar as barreiras enfrentadas pelos surdos oralizados e repensar práticas e políticas que promovam uma inclusão mais ampla e equitativa no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9013_TB2696_22102025213355.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA RODRIGUES VARGAS" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA" "autor_email" => "vargaselisangela16@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }